A revisão de conteúdo tem ganhado cada vez mais importância, até porque a produção de textos tem aumentado bastante na internet, e é o revisor quem vai garantir que o material chegue até o usuário com o maior nível de qualidade possível.
Além disso, o revisor impede que a credibilidade da sua marca seja afetada por possíveis erros de português presentes no seu site ou em posts nas mídias sociais.
A seguir, entenda como é o trabalho de revisão de texto, sua importância e muito mais!
A importância do revisor de conteúdo
O revisor de conteúdo é o responsável por garantir e identificar, além de ‘errinhos’ de português, que as questões gramaticais estejam de acordo com a norma padrão da língua portuguesa, mas seu trabalho não se limita a isso.
Para que você entenda melhor a importância do revisor, nossa Coordenadora de Conteúdo e especialista em revisão de textos, Graziela Oliveira, gravou um vídeo, explicando em detalhes qual é a importância da revisão de texto no Marketing Digital e como é feita a revisão aqui na agência. Confira a seguir.
Aqui na CD, nossa equipe se dedica a entregar conteúdos de qualidade aos clientes – e a revisão de texto é parte integrante desse processo.
Nossos revisores são profissionais formados em Letras e, além de lerem todo o texto, conferem se as informações estão alinhadas com o que foi solicitado na pauta de produção, como o tom de voz adequado e outras questões envolvendo detalhes de cada cliente.
Algumas atribuições dos revisores são:
- Verificação de questões gramaticais e ortográficas;
- Realização de adequações textuais e aperfeiçoamentos nas produções;
- Revisão específica de acordo com cada gênero textual;
- Validação de diversas questões de SEO, contribuindo com o trabalho de otimização para mecanismos de busca.
Ainda em relação ao SEO, o revisor confere:
- O uso das palavras-chave (principal e secundárias);
- Texto âncora;
- Meta description;
- Title;
- Alt;
- Nomes de arquivos de imagem;
- Entre outros detalhes.
Quais são as funções do revisor de conteúdo?
Como você pôde ver, a revisão de texto envolve vários processos e checagens. Desse modo, o revisor precisa ser bastante cuidadoso, minucioso, detalhista e atento.
Continue a leitura para conhecer algumas funções realizadas por esse profissional que são benéficas para o marketing de conteúdo.
Geração de autoridade com um conteúdo sem erros
Para gerar autoridade na internet, o conteúdo precisa estar escrito de maneira correta e adequada. Uma publicação com erros gramaticais, erros de concordância ou de coerência gera prejuízos à imagem de uma empresa e afeta bastante o nível de confiabilidade e autoridade no assunto.
Na visão dos clientes, a impressão que dá é de descaso e desatenção. Isso pode dificultar, e muito, a construção de uma relação de confiança com seu público, além de causar confusão.
E é aí que a revisão de texto entra. Ela assume o poderoso papel de barrar erros e assegurar que o conteúdo chegue ao usuário passando a melhor impressão possível, além de fornecer informações úteis, é claro.
Adequação à estratégia
O conteúdo está revisado e sem erros de português, o que é ótimo, mas e quanto às estratégias? Elas foram seguidas ao longo do conteúdo?
Também é função do redator ficar de olho se o texto atende às estratégias propostas, se ele condiz com a etapa de funil de vendas informada na pauta, se utiliza as palavras-chave indicadas, se há presença de linkagens e se respondeu ao que foi proposto no título.
Otimização dos aspectos formais do texto
Além de gerar credibilidade por meio de informações relevantes e respeitar a estratégia por trás da criação de conteúdo, o material também precisa ter uma escrita clara e concisa.
É aqui que o revisor realiza modificações e adequações no texto para que a escrita fique “limpa”, ou seja, livre de expressões ou termos que podem causar dúvidas na cabeça de quem está lendo.
Além de corrigir erros, o redator também precisa se atentar à estrutura das frases e fazer melhorias e aperfeiçoamentos quando achar necessário, sempre priorizando a clareza e o bom ritmo do texto.
Outras funções do revisor envolvem:
- Eliminar plágios (parciais ou integrais);
- Promover adequações textuais a diferentes nichos, públicos, contextos e gêneros textuais;
- Reduzir o compartilhamento de informações equivocadas;
- Trazer mais qualidade ao conteúdo;
- Fortalecer a credibilidade da empresa.
Por que criar conteúdo de qualidade e fazer a revisão de texto é tão importante?
A criação de um conteúdo de qualidade e a realização de revisões são ações necessárias a diversas áreas do Marketing Digital, como, por exemplo, para o SEO, para o Inbound Marketing e para as Mídias Sociais.
Isso acontece porque o usuário considera muito importante um conteúdo bem-escrito tanto em relação à parte gramatical quanto em relação à qualidade das informações.
Por exemplo: mesmo que um conteúdo do seu site alcance um bom posicionamento no Google, ele não conquistará a confiança do usuário se o texto estiver cheio de erros.
Por isso, além de se dedicar a passar informações realmente relevantes ao público, você também deve estar atento à forma como elas são escritas.
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O que é considerado um conteúdo de qualidade?
Conteúdo de qualidade é aquele que transmite ao leitor um entendimento claro e objetivo sobre o assunto. Ele deve ser único, autêntico e capaz de responder a todas as dúvidas do usuário, sempre proporcionando uma boa experiência.
Para garantir que o conteúdo se mantenha sempre relevante e eficaz, é fundamental que ele passe por uma revisão de conteúdo. Esse processo de revisão assegura que as informações estejam sempre atualizadas, corrigindo possíveis erros e ajustando o material conforme as mudanças no mercado e nas necessidades dos usuários.
Você sabia que a revisão de conteúdo também influencia seu SEO?
A revisão de conteúdo impede que o usuário tenha contato com possíveis erros gramaticais e ortográficos – e, como dissemos anteriormente, a presença desses elementos pode prejudicar muito as métricas de engajamento e, consequentemente, seu SEO.
Afinal, qual seria a confiança do seu público em relação à sua marca se ele visse um conteúdo com diversos erros em seu site ou nas mídias sociais?
Aliás, se você tem interesse em aumentar a relevância da sua empresa na internet para obter mais acessos e atrair mais oportunidades de vendas, entre em contato conosco para se informar mais sobre o serviço de criação de conteúdo e revisão de texto da Consultoria Digital.