Quando você contrata uma agência especializada em marketing digital, ou está estruturando sua equipe interna, provavelmente seu principal questionamento é: quanto tempo demora para ter resultados no marketing digital?
Saber essa resposta e entender como os resultados surgem é fundamental para alinhar suas expectativas entre aquilo que você deseja e o que é viável atingir dentro do espaço de tempo que você impôs para atingir as metas do seu negócio.
Por isso, neste artigo falamos sobre quanto tempo você precisa esperar para ver os resultados que tanto sonha e se existe um jeito de chegar nesses resultados mais rapidamente. Acompanhe!
Quanto tempo demora para ter resultados com marketing digital?
Ter resultados com marketing digital não é de uma hora para outra, ou seja, nenhuma mudança substancial terá efeito de forma imediata. Para que o marketing digital gere resultados, toda uma estratégia precisa ser desenvolvida e executada, e isso requer muito trabalho e paciência.
Em geral, os resultados mais significativos surgem depois de 3 meses do início do trabalho com a empresa ou com o especialista em marketing digital que você contratou.
Isso não significa que antes desse período sua empresa não terá melhora nos resultados. Porém, eles surgem de forma gradual, e por isso você não consegue notar uma diferença abrupta logo de cara.
Assim, se fizer um comparativo logo na semana seguinte da contratação, os números não terão mudado muito. No entanto, com o passar do tempo, como a estratégia de marketing vai sendo cada vez mais desenvolvida e aprimorada, os resultados vão sendo cumulativos e crescentes.
Depois de 3 meses, ao olhar para trás você verá o quanto sua empresa evoluiu dentro das metas que foram traçadas lá no início da estratégia.
Dessa forma, é comum ter ansiedade e querer saber quanto tempo demora para ter resultados no marketing digital, mas o tempo esperado vale muito a pena quando as estratégias certas são aplicadas por um time competente e especializado.
Quer entender melhor sobre isso em uma explicação em vídeo? Então assista ao Daniel Imamura, nosso especialista em SEO, em um vídeo feito para o nosso canal no YouTube:
O que devo fazer para acelerar os resultados com marketing digital?
Depois de saber quanto tempo demora para ter resultados no marketing digital e entender que isso depende de uma construção trabalhada dia após dia, você pode se perguntar: mas existe alguma forma de acelerar os resultados? Sim! É possível otimizar as estratégias que mais estão convertendo em clientes para o seu negócio e, a partir disso, direcionar mais recursos para elas.
Como exemplo, se os anúncios do Google Ads estão tendo um retorno muito bom já nas primeiras semanas de trabalho ou no primeiro mês, você pode investir valores maiores neles para que os resultados no marketing digital sejam ainda mais expressivos.
Afinal, com mais recursos investidos, os anúncios são entregues para mais pessoas e, consequentemente, você terá um resultado maior em menos tempo.
Outra possibilidade para acelerar os resultados é aumentar o escopo de trabalho que você contratou com a agência de marketing digital. Se inicialmente no seu escopo estavam previstos 2 blog posts por mês para serem publicados no blog da sua empresa, e cada conteúdo desses gerou 100 visitas, no final de 1 mês você teve 200 visitas. Então, se você aumentar o escopo e publicar 10 blog posts no seu blog, a tendência é que no final do próximo mês você tenha 1.000 visitas.
Esse mesmo raciocínio vale para outros tipos de estratégias que seu marketing desenvolve, como posts em redes sociais, produção de e-books para captação de leads, disparo de e-mail marketing e muitos outros.
Porém, isso é algo que sempre deve ser debatido com a equipe de especialistas, pois os resultados não dependem apenas do fator quantitativo. Tudo depende dos seus objetivos, do seu nicho e do padrão de consumo de conteúdo que o público-alvo do seu segmento tem.
Saiba mais sobre a importância da otimização de sites
Principais resultados com marketing digital
Entenda quais são:
Aumento no número de vendas
O aumento das vendas é o principal objetivo de toda estratégia de marketing digital. Afinal, o foco aqui é atrair mais consumidores para o seu negócio, aumentar a quantidade de leads qualificados e, consequentemente, vender os seus produtos ou serviços.
Construir autoridade
Principalmente através de SEO e estratégias de conteúdo, a construção de autoridade é um fator primordial. Muitas empresas estão cada vez mais investindo em conteúdos que ajudem os seus clientes, aumentando assim o engajamento e o relacionamento com a marca.
Lucro para o seu caixa
O lucro será maior, pois tudo o que você está fazendo terá resultados a longo prazo. Com as estratégias de marketing digital em dia e aplicadas da forma correta, atrair clientes para o seu negócio não será problema, gerando um crescimento de receita, autoridade e lucro líquido para o caixa da empresa.
Por que os resultados de marketing digital não são imediatos?
O marketing digital trabalha a presença da sua empresa no universo online, e isso não se constrói da noite para o dia. Conforme os anúncios vão sendo veiculados e os conteúdos vão alimentando suas redes sociais, seu blog e os demais canais digitais do seu negócio, o público passa a conhecer sua marca.
Além disso, os algoritmos e os mecanismos das plataformas digitais demandam tempo para que produzam os frutos que você deseja.
Portanto, ter paciência e confiar nas estratégias dos especialistas é fundamental para que o trabalho tenha tempo para ser desenvolvido. Afinal, o Google não vai ranquear imediatamente o site do seu negócio e nem entregar o perfil do Instagram da sua empresa para milhões de pessoas de forma repentina. Tudo é uma construção.
Qual é o papel da sua empresa nesse processo?
Os resultados não dependem apenas da agência que você contratou para desenvolver seu marketing digital. A sua empresa também tem um papel muito importante durante esse processo, pois algumas ações vão depender de você ao longo do trajeto.
A agência cria um planejamento para as ações que devem ser executadas, com os conteúdos que vão ser feitos, os prazos e demais detalhes. Porém, para que ela possa executá-lo, você precisa aprovar os conteúdos e realizar as demais atividades que forem necessárias, como gravar um vídeo para alimentar os stories do Instagram da empresa ou participar de alguma reunião para alinhar as estratégias.
Essa colaboração entre sua empresa e os especialistas deve acontecer sempre dentro dos prazos propostos para que tudo possa ser feito dentro do tempo necessário e com a qualidade necessária.
Portanto, é um trabalho conjunto que demanda comprometimento de ambas as partes para que haja constância dentro do seu marketing digital. Atrasos por parte da sua empresa podem comprometer os resultados tanto quanto atrasos por parte da equipe de marketing.
Entenda também sobre o marketing digital e sua importância
Conte com a Consultoria Digital
Agora que você já sabe quanto tempo demora um trabalho de marketing digital, se quer ter mais resultados, conte com a equipe de especialistas da Consultoria Digital. Nós temos um time experiente e qualificado para desenvolver as melhores estratégias para que sua empresa tenha mais oportunidades de venda.
A CD tem processos bem-estruturados, e os profissionais envolvidos nos projetos fazem imersões com os clientes para entender por completo as necessidades e os objetivos de cada um, alinhando as metas e os objetivos para que os resultados sejam eficientes.
Além disso, cada cliente tem à sua disposição um profissional da equipe de atendimento, que realiza toda a mediação de comunicação com o time técnico, além de disponibilizar reuniões quinzenais ou semanais para que todo o projeto esteja sempre alinhado com o que o cliente espera e com o que é planejado.
Conte com a Consultoria Digital, uma empresa que pertence ao Grupo Duo, e conquiste bons resultados no marketing digital do seu negócio. Fale conosco ainda hoje!
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