Enquanto muitos países ainda sofrem as consequências causadas pelo distanciamento social por conta da pandemia, resultados do novo Global Digital Statshot 2020 revelam que estamos mais interligados do que nunca; afinal, mais da metade da população mundial está nas redes sociais.
Ainda que esse resultado não seja uma surpresa para algumas pessoas, é a primeira vez que tal número é registrado pela pesquisa. O relatório, que foi publicado em julho deste ano, é lançado anualmente em uma parceria entre a Hootsuite e a We Are Social. Para entender melhor os resultados do estudo, continue lendo!
O que diz o Global Digital Statshot 2020?
Pela primeira vez na história, o número de pessoas que usam mídias sociais superou o número de pessoas que não as usam.
Dados apontam que, nos últimos doze meses, a quantidade de usuários cresceu rapidamente, atingindo a marca de 10% no crescimento total. Assim, a média de novos adeptos diários também mostra para um número impressionante: mais de um milhão de pessoas usou alguma rede social pela primeira vez todos os dias desde o último relatório, em 2019.
Desigualdade no acesso à Internet
Infelizmente, o acesso à Internet ainda não é democratizado; quase 70% da população norte americana usa redes sociais, enquanto tal realidade se aplica a apenas 7% da população da África Central.
Mulheres também sofrem com a sub-representação, uma vez que dados sugerem a existência de 1,2 homens com acesso às mídias sociais para cada mulher. É importante frisar que esse quadro varia consideravelmente de acordo com o país analisado.
A influência da pandemia no comportamento dos usuários
De acordo com tais dados, os usuários também estão experimentando mais aplicativos do que nunca, chegando a uma média de nove plataformas diferentes para cada indivíduo analisado. Isso, em partes, deve-se ao isolamento social, que fomentou o desejo de testar novos aplicativos para manter o contato com amigos e familiares.
Saiba mais: Tik Tok foi o aplicativo mais baixado do mundo no primeiro semestre de 2020
Quais aplicativos foram destaque?
O Facebook, junto com todos os aplicativos sob o seu domínio, continua tomando a liderança no ranking de redes sociais mais populares do mundo. Mais de 2,6 bilhões de pessoas são mensalmente ativas na rede, enquanto 2 bilhões usam seu aplicativo de troca de mensagens mais popular, o WhatsApp.
Enquanto em 2019 o Snapchat era destaque no crescimento de audiência, durante 2020, outro aplicativo tomou seu posto como tendência para o futuro: o TikTok. A plataforma de vídeos curtos da ByteDance apresentou um crescimento de 50% somente no ano passado.
Ainda assim, o Instagram se mantém como uma rede relevante, contando com uma média mensal de 1,08 bilhão de usuários.
Leia mais: Instagram supera Facebook Messenger em número de usuários no Brasil
Redes sociais não são mais o futuro do Marketing Digital, mas o seu presente
Mais do que nunca, as empresas que querem atingir seus consumidores da maneira certa precisam pensar em estratégias que utilizem as redes sociais como principal ferramenta. Isso pode ser um desafio para aqueles que não contam com o apoio de uma agência experiente no mercado.
A Consultoria Digital, agência especializada em Marketing Digital, oferece uma consultoria de redes sociais completa para aqueles que desejam maximizar suas conversões e aproveitar ao máximo essas plataformas que crescem em popularidade a cada ano.