As regras de promoções no Facebook têm uma política, e é muito importante conhecê-la para não infringir nenhuma das diretrizes da plataforma.
Saiba o que é permitido ou não nas promoções no Facebook e veja como criar uma promoção para o seu negócio.
Promoções no Facebook
Afinal, o que você pode fazer no Facebook na hora de montar uma promoção? Há algum tempo, o Facebook lançou um guia visando ajudar quem deseja criar promoções ou concursos na rede social.
O Promotional Guidelines do Facebook objetiva trazer clareza para marcas que desejam criar promoções com o intuito de gerar likes. Veja o que pode e o que não pode neste sentido:
Regras de promoções no Facebook
O que pode?
Basicamente, toda promoção feita no Facebook deve ser administrada em apps vinculados a essa rede social.
A promoção também deve vir acompanhada de um aviso deixando claro que não é apoiada, patrocinada ou associada ao Facebook.
Isso significa que é preciso constar uma frase de aviso ao participante, esclarecendo que as informações preenchidas serão repassadas para a sua empresa e não para o Facebook.
Ou seja, para criar uma promoção, é só utilizar um aplicativo para esse fim. No caso de sorteios, é o próprio aplicativo que fará a seleção do vencedor, fazendo toda a parte de cuidar do sistema de participação.
O que não pode?
É preciso ficar muito atento ao que não pode ser feito no Facebook ao criar uma promoção:
- Não é permitido usar mecanismos de entrada ou de registro como requisito para participar de uma promoção – ou seja, não se deve exigir que o usuário curta a página ou faça check-in para participar da promoção;
- Da mesma forma, não se pode condicionar a participação de uma promoção a um like em post, upload de uma foto no mural ou comentário;
- Também não se deve utilizar as funcionalidades do Facebook como mecanismo de participação. Um bom exemplo é o botão de Curtir, que não pode servir de “cadastro” em um concurso;
- Não se pode utilizar as funcionalidades do Facebook como mural de perfil, mensagens privadas ou chats para notificar os vencedores.
Observações importantes na hora de criar uma promoção no Facebook
Se você pretende criar promoções no Facebook ou comunicar uma promoção utilizando essa rede social, precisa ter em mente que você é totalmente responsável pelo cumprimento das regras, incluindo os termos da oferta e os requisitos de participação (como idade, por exemplo).
É igualmente importante dar atenção especial às leis que regem as normas acerca dos concursos, sorteios e promoções comerciais em geral. Tanto a Lei 5.768/71 quanto a Lei 13.756/18 trazem regras, como a necessidade de uma autorização do Ministério da Economia e de seguir os procedimentos previstos no ordenamento jurídico. Fique de olho!
Regras de promoções no Facebook: fique por dentro de todas as novidades com a CD
Como vimos, há regras de promoções no Facebook que devem ser respeitadas na hora de criar uma promoção nessa plataforma. Da mesma forma, outras redes sociais têm suas próprias exigências quanto a isso, e é preciso se manter por dentro para não sofrer nenhum tipo de punição.
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