Manter um calendário coerente de postagens em redes sociais é uma das chaves para alcançar mais engajamento e alcance nessas plataformas. Mas, para isso, seu conteúdo precisa ter qualidade e relevância.
O Instagram é a rede de escolha de muitas empresas, afinal, ela dispõe de diversos recursos diferentes para tornar os conteúdos mais dinâmicos e interessantes. Alguns dos posicionamentos mais populares dentro do Instagram são o Feed, o Stories, o Reels e o IGTV.
Se você já teve dúvidas sobre quais tipos de conteúdos postar nessas plataformas ou qualquer outro questionamento sobre frequência de publicação, nós damos algumas dicas importantes neste artigo. Veja agora!
O que é Feed?
O Feed do Instagram é a principal página da rede social, onde todas as fotos postadas (seja pela sua empresa, ou por aqueles que são seguidos pelo seu perfil) são exibidas.
Fotos publicadas no perfil da sua empresa precisam ter uma coerência estética e, ao mesmo tempo, funcionar de maneira independente.
Isso acontece porque, ainda que seus seguidores possam observar a totalidade das fotos postadas em seu perfil, a maioria deles vai ter contado com a sua marca apenas por meio do feed principal, onde sua empresa compete com fotos de familiares, amigos e outras companhias.
Qual é a importância de publicar no Feed?
O Feed do Instagram ainda é o principal elemento dessa rede social. Nele, você pode publicar postagens com hashtags – um conhecido recurso para alcance de novos públicos –, além de poder detalhar melhor a proposta das suas postagens por meio de textos na legenda.
No Feed também podem ser postados vídeos, GIFs e outros formatos de publicação, aumentando o leque de opções disponíveis para sua empresa. Se você vai investir em vídeos, lembre-se de mantê-los curtos e ir direto ao ponto. Deixe os conteúdos de vídeo longos para outras redes sociais.
Com qual frequência devo publicar no Feed?
Não existe uma fórmula secreta para alcançar maiores taxas de engajamento em suas publicações do Feed. O ideal é que você conheça o seu cliente para entender os seus hábitos de uso da rede e, então, determine uma frequência adequada de postagens.
Isso também serve, é claro, para ajudar a sua empresa a escolher que tipo de conteúdo será postado e estabelecer um calendário editorial.
Também não se esqueça de testar diferentes horários, tipos diversos de legendas e dias diferentes de publicação. Observar o que os concorrentes da sua marca estão fazendo é uma boa estratégia para entender como sua empresa deve se posicionar.
O que é Stories?
O Stories é uma funcionalidade lançada pelo Instagram em 2016. Ele permite o compartilhamento temporário de fotos, vídeos e outros tipos de mídia. Os conteúdos ficam no ar por apenas 24 horas.
Qual é a importância de publicar no Stories?
Dizer que o Stories é um sucesso pode ser um eufemismo. Dados oficiais do Instagram mostram que o recurso tem mais de 300 milhões de usuários ativos por dia.
O Stories é uma plataforma mais informal, onde você pode estabelecer um diálogo com seus seguidores por meio de recursos como enquetes, quizzes, votações e mais.
Conteúdos importantes para seus clientes podem se tornar permanentes por meio da função “Destaques”, que cria pastas de stories que podem ser assistidos a qualquer momento. Os Destaques ficam alocados abaixo da biografia, na página principal da sua empresa.
Com que frequência devo publicar no Stories?
A efemeridade do conteúdo do Stories é muitas vezes irresistível para a maioria dos usuários. A cada novo story publicado, a sua empresa é levada para o início de uma longa lista de pessoas que estão utilizando a ferramenta. Isso pode ajudar o seu perfil a alcançar mais engajamento e se manter em evidência por mais tempo.
Sendo assim, procure ter sempre algum tipo de conteúdo publicado no Stories. Lembre-se de que ele expira a cada 24 horas.
O que é Reels?
O Reels foi lançado pelo Instagram no final de 2019, como resposta ao TikTok, uma plataforma de compartilhamento de vídeos curtos de até 15 segundos. Da mesma forma que seu concorrente chinês, o Reels é utilizado como plataforma criativa para compartilhamento de conteúdos informativos e dinâmicos.
É no Reels que acontece a viralização de muitos memes e o lançamento dos famosos “challenges”. O recurso permite o compartilhamento de músicas, filtros e até dublagem de publicações populares.
Qual é a importância de publicar no Reels?
Por ser uma ferramenta relativamente nova, o alcance do Reels é consideravelmente maior do que outros posicionamentos dentro do Instagram. Muitos vídeos do Reels são exibidos na seção “Explorar” da rede social, aumentando as chances de alcançar novos públicos.
Além disso, o Reels é uma ótima plataforma para mostrar toda a autenticidade da sua marca e até um pouco de humor.
Com qual frequência devo publicar no Reels?
O Reels é um dos posicionamentos mais dinâmicos do Instagram, por isso, para publicar conteúdos de alto engajamento nele, é fundamental que a sua empresa esteja atenta às tendências. Também é importante que o uso de memes e desafios seja coerente com a sua marca.
Qual a diferença entre reels e feed?
A diferença entre reels e feed está mais voltada ao formato de conteúdo que pode ser postado.
Isto é, enquanto no feed você pode publicar vídeos mais longos e fotos, no reels são postados vídeos curtos entre 15 e 60 segundos, o que é mais parecido com o formato do TikTok.
Porém, o que for publicado como reels também aparecerá no feed dos seus seguidores.
O que é IGTV?
O Instagram também conta com uma plataforma para vídeos maiores: o IGTV. Lançado em 2018, o recurso permite que os usuários publiquem conteúdos de até 10 minutos. Contas verificadas ou que contam com mais de 10 mil seguidores têm a liberdade de postar conteúdos de até uma hora.
Qual é a importância de publicar no IGTV?
O IGTV é um canal cheio de possibilidades para aprofundar o conhecimento de seus clientes sobre o produto ou serviço que a sua empresa oferece. Utilize a plataforma para publicar tutoriais, resposta para dúvidas comuns, vídeos de bastidores e entrevistas com outros clientes ou colaboradores.
Esse também pode ser um bom lugar para realizar cobertura de eventos, lançamento de novos produtos e outros acontecimentos importantes para sua empresa.
Com que frequência devo publicar no IGTV?
Se a sua empresa já cria conteúdos para o YouTube, por exemplo, o IGTV pode ser um ótimo próximo passo para obter mais alcance. Apenas se lembre de que no IGTV os conteúdos são orientados verticalmente, ao contrário de outras plataformas de compartilhamento de vídeos.
Por isso, considere editar conteúdos pré-existentes se você pretende publicá-los no IGTV. Gravar vídeos exclusivos para a plataforma também pode ser uma boa estratégia.
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