O Google Search Console disponibiliza dados por meio de ferramentas para webmasters que ajudam muito na identificação de erros e possíveis problemas que podem influenciar o posicionamento de sites em buscas feitas no Google.
Entenda, a seguir, como funcionam algumas das principais ferramentas do Search Console!
Google Search Console
O Google Search Console é uma plataforma que reúne um conjunto de ferramentas e possibilidades, visando ajudar os gerenciadores a monitorarem o desempenho de sites e páginas nos resultados de buscas feitas no Google.
Para tal, ele disponibiliza dados que te ajudam a observar se seu site está indexado corretamente para ser encontrado em buscas que os usuários fazem no Google.
Confira, a seguir, algumas das principais ferramentas para webmasters do Search Console.
Visão geral: dashboard
O dashboard é a tela principal do Search Console. Nela, você vai observar que há um gráfico de desempenho mostrando quantos cliques o site recebeu, diariamente, nos últimos 90 dias. Até aí, ele é visivelmente bastante similar ao Google Analytics.
Importante: os cliques podem se diferenciar das sessões do Analytics devido ao fato de as métricas serem diferentes.
No dashboard, você também tem acesso detalhado aos dados de cobertura, como possíveis erros e o status de todas as URLs do site, as melhorias possíveis e a questão da experiência das páginas do site, levando em consideração o Page Experience, uma novidade do Google.
Observação: o Google Search Console é bastante útil por si só, mas fica ainda mais efetivo quando utilizado com ferramentas de SEO e de análise web (como o próprio Analytics).
Experiência de página: novo update do Google
As ferramentas do Google estão sempre passando por modificações e melhorias feitas pelo próprio Google para otimizar os recursos.
Alguns dos novos updates do Google dizem respeito à compatibilidade com dispositivos móveis, validador de AMP e resultados avançados durante a inspeção de URLs.
Cada um desses updates funciona de forma autônoma e alguns de seus principais recursos são:
- Cabeçalhos HTTP: exibe o código de status do cabeçalho HTTP durante a inspeção do URL.
- Captura de tela da página: renderizada de acordo com a forma como é vista pelo Google.
- Disponibilidade da página: verifica se o Google conseguiu rastrear a página, quando o rastreamento mais recente aconteceu ou quaisquer problemas encontrados ao rastrear a URL.
- Inspeção de AMP emparelhada: inspeciona URLs canônicos e AMP.
Facilidades de uso no celular
O Google implementou a ferramenta Full-Mobile First Index, que visa rastrear, de forma prioritária, as versões mobile de um site e, apenas depois, as páginas desktop.
Hoje, fornecer páginas fáceis de usar no celular já não é um problema para a maioria das empresas, e é importante assegurar isso utilizando a ferramenta do Search Console.
Para tanto, basta buscar por “mobile friendly” no Google e a página de resultado mostrará uma caixa de consulta para testar um site.
Precisa de uma agência de marketing digital? Conheça a Consultoria Digital!
As ferramentas do Google Search Console são muito úteis para quem quer fazer o monitoramento de dados, desempenho, indexação e posicionamento no ranking de resultados do Google, mas imagine o quão efetivo pode ser contar com o trabalho de uma agência de marketing digital que sabe o que realmente pode otimizar os resultados do seu negócio?
Na Consultoria Digital, nossa equipe utiliza diferentes ferramentas para webmasters, como o Google Search Console, para identificar o que realmente funciona, ou não, para a indexação do seu site, e o que pode ser melhorado, inclusive utilizando técnicas de SEO.
Aqui no site, você conhece tudo o que é feito pela CD e pode ver de pertinho todos os serviços oferecidos pelo nosso time de especialistas!