Se você acompanha os conteúdos da Consultoria Digital, sabe que nós estamos sempre falando da importância do Inbound Marketing para o sucesso das estratégias de comunicação da sua empresa e para o aumento das vendas.
Criação de landing pages, organização de leads e envio de e-mail marketing: essas são apenas algumas das atividades cotidianas que as estratégias Inbound demandam.
É possível colocá-las em prática de maneiras improvisadas, principalmente em pequenas empresas. No entanto, uma vez que o seu negócio cresce, a necessidade de um software de gerenciamento e automatização cresce junto.
Se a sua companhia chegou a esse estágio e você anda procurando por ferramentas de automação em Inbound, queremos te apresentar o RD Station, uma plataforma completa, usada por milhares de profissionais em toda a América Latina. Confira os próximos tópicos!
RD Station Marketing: o que é?
Criado pela RD Station, empresa de marketing brasileira, líder na América Latina, o RD Station é uma plataforma completa para automação de Marketing Digital e vendas. Seu intuito é tornar mais simples o gerenciamento da presença digital de negócios de segmentos variados.
Empresas que utilizam o RD Station podem gerar leads e gerenciá-los das mais variadas formas, controlar interações em perfis de redes sociais, realizar o planejamento e a execução de estratégias de SEO, automatizar o disparo de comunicações por e-mail e, além disso, ter acesso a relatórios de performance detalhados, que aumentam a segurança para a tomada de decisão.
Para quem é indicado o RD Station?
Em linhas gerais, qualquer empresa que deseja otimizar a sua produtividade em ações de Marketing Digital pode se beneficiar com o RD Station. Essa é uma ferramenta que tem funcionalidades tanto para os negócios B2B – isto é, business to business – quanto para os B2C – business to consumer.
Se você ainda está em dúvida se a sua empresa está no momento certo para realizar a contratação de uma ferramenta robusta como essa, aqui vão alguns indícios de que pode ser a hora de considerar o uso do RD Station:
- Sua empresa tem um site e quer aumentar o tráfego;
- Precisa aumentar a sua captação de leads;
- Não tem total controle da origem de conversão dos seus leads;
- Deseja investir mais em Marketing de Conteúdo;
- Possui uma verba para anúncios em diferentes plataformas;
- Conta com um setor de vendas especializado.
3 vantagens de contratar o RD Station
Contratar o RD Station pode ser muito vantajoso para as empresas. Conheça agora três dos principais benefícios dessa ferramenta:
1. É fácil de usar
O RD Station é uma plataforma com interface intuitiva e moderna, o que diminui consideravelmente a curva de aprendizado, mesmo para aqueles que nunca tiveram contato com ferramentas de automação.
2. Otimiza a taxa de conversão de seu site
O RD oferece ferramentas testadas e aprovadas por diversas empresas do mercado, colocando à disposição da sua companhia modelos de landing pages que otimizam a conversão e, consequentemente, aumentam as suas chances de venda.
3. Auxilia na tomada de decisão
Quando o assunto é o futuro da sua empresa, você não pode confiar apenas no achismo. É importante ter dados que sirvam de base para decisões estratégicas, e o RD Station também proporciona isso com seus relatórios detalhados.
Quer conhecer mais vantagens dessa ferramenta de automação? Temos um vídeo especial sobre o assunto. Assista agora em nosso canal do YouTube.
Principais benefícios da plataforma
O RD Station Marketing conta com funcionalidades que oferecem benefícios como:
1. Atrair visitantes para o site
O RD Station coleta dados dos usuários, conta com recurso de otimização de SEO, permite consultar palavras-chave, possibilita segmentar campanhas de diversas formas, facilita a criação de jornadas de compra personalizadas e automatiza tarefas.
Ao contar com informações sobre o potencial cliente, você consegue selecionar temas e palavras-chave de maior interesse, publicar anúncios nos horários que estão navegando pela internet e otimizar a segmentação das campanhas, já que saberá exatamente para quem direcionar seus anúncios.
Além disso, a automatização de tarefas e os modelos personalizáveis de páginas, conteúdos, formulários e pop-ups facilitam a implementação das estratégias, pois são feitos por especialistas e você pode editá-los mesmo que não entenda nada de programação, já que a personalização dos modelos é feita a partir de recursos de “arrastar e soltar”. A partir dessas funcionalidades, fica mais fácil atrair visitantes para o site da sua empresa.
2. Transformar visitantes em novos clientes
A função de coleta de dados dos usuários e consulta de palavras-chave também auxiliam na conversão de leads, pois quanto mais você conhece seu público-alvo e aquilo que ele deseja saber, mais chances você tem de compreender suas dúvidas e objeções que possam estar atrapalhando seu avanço no funil de vendas. Assim, você pode criar conteúdos voltados diretamente para sanar essas questões.
Além disso, o RD Station possui a funcionalidade lead scoring, que atribui notas aos leads, ou seja, aos potenciais clientes que já forneceram dados de contato. Assim, você consegue identificar com facilidade os contatos com maior potencial de compra e enviá-los ao time de vendas.
Falando em time de vendas, vale destacar que a plataforma da RD pode ser integrada a diferentes sistemas e é muito completa, contribuindo para que as equipes de marketing e de vendas estejam em sintonia e tenham acesso às mesmas informações. Outro fator que contribui para a conversão de leads em clientes e desempenho dos times de marketing e vendas é o armazenamento do histórico completo de cada contato na base de leads.
Mais uma funcionalidade que auxilia na geração de novos clientes é a possibilidade de segmentar os contatos de acordo com o estágio do funil de vendas e criar fluxos de mensagens para cada estágio que incentivem o lead a dar o próximo passo na sua jornada de compra. Tanto o processo de identificação do estágio que o contato se encontra quanto o disparo de mensagens pode ser 100% automatizado, como você verá no próximo tópico.
3. Automatizar processos de vendas com a base de contatos
A possibilidade de automatizar tarefas é um dos principais benefícios do RD Station, pois reduz custos, aumenta a produtividade dos processos, elimina falhas humanas e permite que os colaboradores foquem em atividades mais estratégicas.
A plataforma é capaz de classificar automaticamente os contatos de acordo com o estágio do funil de vendas. Assim, é possível enviar a mensagem certa na hora certa e encaminhar para o time de vendas os contatos que estão de fato prontos para receber uma oferta.
Você precisa apenas definir a forma de segmentação, o critério de entrada do “fluxo de automação”, o tempo de intervalo, a ação que será executada na sequência e, depois, a plataforma se encarrega de nutrir e qualificar os leads.
Quais são os destaques do RD Station Marketing?
Conheça as funcionalidades que mais se destacam na plataforma:
1. Planejamento estratégico
O RD Station possui uma função de planejamento, chamada Planos de Sucesso, que pode ser acessada por meio do Menu da Conta. O plano é formado por uma lista de ações para atingir determinado objetivo, o responsável por cada tarefa e o prazo de entrega.
É possível criar planos a partir do zero ou usar os modelos disponíveis no RD Station, que são orientados para alcançar objetivos tradicionais de Inbound Marketing e refletem a forma como a própria RD planeja seus projetos.
Cada ação do modelo conta com uma breve descrição do que deve ser feito e ainda recomenda materiais para você se aprofundar no assunto.
2. Otimização de SEO
A otimização de SEO é mais uma das funções de destaque do RD Station, pois permite acompanhar o desempenho das palavras-chave relevantes para seu segmento, mostra o custo médio por clique, volume de buscas e nível de concorrência de cada palavra, além de informar se as páginas do seu site estão seguindo as boas práticas de SEO. Assim, você consegue identificar falhas e corrigi-las rapidamente. Cabe dizer, ainda, que a ferramenta aponta quais temas o público-alvo está pesquisando para chegar até sua empresa.
3. Rastreamento de páginas para cada lead
Outra funcionalidade de destaque é o rastreamento de páginas para cada lead, que recebe o nome de lead tracking, permitindo visualizar as páginas que os potenciais clientes acessam antes de serem convertidos. Assim, você pode analisar as características em comum entre as páginas que mais geram conversões e identificar os temas, layout e outros fatores para criar novas páginas com grande potencial de conversão.
Além dessas funções de destaque, há muitas outras. Se você quiser saber mais sobre cada uma, acesse o site oficial do RD Station Marketing.
Planos e preços do RD Station Marketing
O RD Station Marketing conta com quatro planos, que se diferenciam pela quantidade de funções entregues e limite de contatos de base. Confira cada um a seguir:
1. Plano Light
O Plano Light custa R$ 50,00 por mês, tem limite de mil contatos na base, não exige contrato de fidelidade e conta com as seguintes funcionalidades:
- Criação de landing pages;
- Inclusão de botão de WhatsApp;
- Disparo mensal ilimitado de e-mails;
- Criação de campanhas de e-mail;
- Modelos de e-mail;
- Histórico de engajamento de leads;
- Automação de marketing nível inicial;
- Integrações de saída;
- API para integrações;
- Agendamento de publicações automáticas nas redes sociais;
- Gestão da base de contatos;
- Segmentação de contatos;
- Adequação à LGPD.
2. Plano Basic
O Plano Basic custa R$ 489,00 por mês, tem limite de 5 mil contatos por mês, não exige contrato de fidelidade e conta com todos os recursos do plano light, além de:
- Criação de formulários;
- Gerenciamento de anúncios do Facebook;
- Otimização de páginas (SEO);
- Painel de palavras-chave;
- Relatórios personalizados;
- Análise do funil de marketing;
- Páginas mais acessadas.
3. Plano Pro
O Plano Pro é o mais usado e custa R$ 939,00 por mês, tem limite de 5 mil contatos e conta com todas as funções do Plano Basic, além de:
- Formulários inteligentes (criação de formulários para cada lead com base no seu comportamento e conversões anteriores);
- Envio inteligente (envio de e-mails no horário que os leads costumam responder e interagir com a mensagem);
- Teste A/B de landing pages e e-mail;
- Automação de marketing nível avançado;
- Disparo automatizado de mensagens no WhatsApp;
- Taxa de entrega e abertura de mensagens no WhatsApp;
- Lead scoring;
- Lead tracking;
- Planos de sucesso, entre outros.
4. Plano Enterprise
O Plano Enterprise é o mais completo e custa R$ 2.659,00 por mês, tem limite de 5 mil contatos, possui todas as funcionalidades do Plano Pro e os seguintes recursos:
- Análises de canais de aquisição (indica quais canais trazem mais visitas, leads e clientes);
- Análise de campanhas;
- Análise de negócios (projeções, indicadores e métricas sobre taxa de conversão e ciclo de vendas).
Cursos e conteúdos educativos da RD Station
A RD Station oferece diversos cursos na área de marketing digital pela RD University. Dentre eles, há um que ensina como usar cada uma das funcionalidades da própria plataforma e, o melhor de tudo, a inscrição é gratuita e você ainda recebe um certificado de conclusão!
O curso conta com nove aulas, que totalizam três horas, treze artigos para leitura e materiais complementares, os quais você pode acessar quando e onde quiser. Além de ensinar a como usar o RD Station, o curso ensina, ainda, a aplicação da metodologia de Inbound Marketing e dicas para potencializar suas ações de marketing.
Entre os conteúdos abordados, podemos destacar:
- Google Analytics;
- Google Tag Manager;
- SEO;
- Criação de anúncios;
- Jornada de compra;
- E-mail marketing, entre outros.
Empresa especializada em RD Station Marketing
Além de oferecer um curso específico sobre como utilizar o RD Station, a RD Station conta com empresas parceiras que oferecem consultorias sobre o assunto, sendo uma delas a Consultoria Digital.
A agência Consultoria Digital é parceira nível Gold, ou seja, conta com ampla experiência no uso da plataforma. Além disso, o CEO da Consultoria Digital, Daniel Imamura, já foi selecionado como um dos RD Experts devido às suas contribuições para o ecossistema da RD Station.
Para saber mais sobre nosso serviço de consultoria RD Station, acesse o link em destaque!
Afinal, vale a pena contratar o RD Station em 2023?
Sim. O RD Station é a plataforma de automação de Marketing mais usada no Brasil por uma série de razões. Dentre elas, podemos destacar o seu custo-benefício, usabilidade e, claro, os bons resultados que traz para companhias que decidem investir em Inbound.
Seu suporte ao cliente também é exemplar – podemos atestar em primeira mão, já que a Consultoria Digital também usa esse software – e está sempre pronto para resolver qualquer problema.
Se ainda ficou com dúvidas sobre a contratação do RD Station, confira a nossa consultoria RD Station, um serviço que tem o objetivo de ajudar a sua empresa a estabelecer todas as bases necessárias para tirar o máximo proveito dessa ferramenta. Estamos esperando pelo seu contato!