A RD Station, empresa de Santa Catarina especializada em programas que a realizam a automação de Marketing Digital, foi comprada, na última terça-feira (9), pela Totvs, responsável por desenvolver softwares de gestão e uma das maiores empresas de tecnologia.
A compra foi realizada por R$ 1,86 bilhão, ou seja, a maior movimentação no setor privado latino de SaaS (sigla, em inglês, que significa software como serviço). A transação também foi a maior no setor de software brasileiro. O valor está sujeito a ajustes e vai ser pago no final da negociação. Além disso, esse valor representa 92% do capital social da RD Station, avaliada por volta de R$ 2 bilhões.
Dennis Herszkowicz, CEO da Totvs, alega que a compra foi pensada para aumentar as soluções oferecidas pela empresa no mercado. Além disso, ele enxerga essa união entre as corporações como um marco para instaurar uma sociedade de tecnologia Business to Business (sigla “B2B”, ou seja, comércio entre empresas) no cenário brasileiro e mundial, algo nunca visto antes.
A partir da aquisição da corporação, a compradora Totvs expande a sua influência no mercado de Santa Catarina. A empresa já teria comprado também a Datasul, oriunda de Joinville (SC), em 2008, por R$ 700 milhões e também a TAIL Target, empresa do ramo de inteligência de dados omnicanal voltada para a transformação. Esta compra, avaliada em R$ 12 milhões, por sua vez, foi anunciada em dezembro de 2020 pela Totvs.
O surgimento da RD Station e seu funcionamento
A RD Station é um dos nomes mais fortes no mercado do Marketing Digital. A empresa foi fundada por Eric Santos, Guilherme Lopes, Bruno Ghisi, André Siqueira e Pedro Bachiega, em 2011. Os primeiros donos irão preservar 8% do restante da empresa, que possui uma receita líquida prevista para este ano girando no valor de R$ 206 milhões, além de conter uma taxa de crescimento médio na marca de 46% desde 2016. Apesar da compra, a RD estará agindo de maneira independente com os serviços oferecidos.
A empresa já possui, hoje, mais de 25 mil clientes utilizando suas ferramentas, as quais ocupam o primeiro lugar no ranking das plataformas de automação de Marketing mais utilizadas no país. Seus clientes estão espalhados por mais de 20 países. Além disso, a empresa conta com mais de 650 colaboradores, entre o Brasil, México e Colômbia.
Atuando com dois sistemas, o RD Station Marketing e o RD Station CRM, a plataforma auxilia no processo de atração e relação com leads, além de fazê-los caminhar por todo o funil de vendas. Aliada às estratégias de envio automático de e-mails e a qualificação de leads, a empresa oferece serviços essenciais ao universo de várias outras corporações.
Expansão no segmento Business Performance
A compra da RD Station, por parte da Totvs, solidifica o cenário de business performance, essencial para o estabelecimento de um lugar de ligações entre tecnologias na estratégia B2B. A criação desse ambiente de compartilhamento e de relações entre essas tecnologias pode causar uma expansão de mercado, clientes fiéis e um crescimento na cadeia de valor.
Leia também: As principais tendências de marketing digital para 202