Razões para criar um blog para sua loja virtual hoje mesmo
Produtos cadastrados, imagens e descritivos inseridos, formas de pagamento definidas. Sua loja virtual tem quase tudo de que precisa para estar no ar. Mas e o blog? Você já parou para pensar que a ausência dele pode ser o motivo do crescimento tímido do seu negócio? Hoje nós vamos apresentar as razões para investir na produção de conteúdo no seu ecommerce.
O brasileiro utiliza a internet para fazer uso de email, mídias sociais e ler notícias. Os dados apresentados em pesquisa realizada pela Mintel ainda revelam que 43% dos entrevistados afirmaram ter realizado compra online nos últimos três meses. Informações que demonstram que o mercado nacional ainda tem muito a crescer quando o assunto é varejo.
Preocupados com a segurança online, muitos consumidores vão em busca de lojas já consagradas no meio físico para realizar suas compras. Eletrônicos, vestuário, eletrodoméstico, cosmético e viagem são respectivamente as categorias mais procuradas. Os artigos desta e das demais seções são adquiridos por meio de notebooks, desktops e smartphones utilizados majoritariamente por integrantes das classes A, B e C.
Pequenos, médios e grandes empreendedores disputam a atenção de quem usa a internet para comparar preços e fazer compras no conforto do lar. Pensando em melhor distribuir a renda entre os canais virtuais, têm investido em estratégias para conquistar a credibilidade da audiência digital. Entre elas está a criação do blog. Hospedado no mesmo endereço, o espaço concentra os conteúdos de interesse de clientes em potencial.
Quais as vantagens de ter um blog na loja virtual
Atrair clientes em potencial
Com linha editorial bem definida, os blogs reúnem textos, vídeos e imagens relacionados ao uso cotidiano dos produtos em oferta. Como escolher, usar e armazenar os itens são algumas das editoriais preferidas dos gestores do espaço. Tudo para facilitar o processo entre escolha e aquisição dos materiais disponíveis e garantir o retorno de clientes satisfeitos.
Além de satisfazer a necessidade de informação dos potenciais clientes, o blog serve ainda como canal para atração de novos econsumidores. Bem cadastrados, os conteúdos ampliam a presença da loja virtual em buscadores como Google, Bing e Yahoo. Procurando por termos relacionados aos produtos em exposição, os usuários encontram as páginas do blog e do loja na sequência.
Formação de leads
Converter visitante em cliente é o desafio de todo gestor de ecommerce. Ao oferecer conteúdo relevante, o administrador ganha a oportunidade de entender melhor os interesses de sua audiência. Páginas mais vistas, tempo de navegação, itens mais clicados são só algumas das métricas.
Ainda é possível implantar um formulário para identificar os usuários por nome e email. Localizadas no topo, lateral ou afinal dos posts as caixas facilitam a identificação dos clientes em potencial e da jornal realizada pelo consumidor. Para auxilia-los, o gestor pode fazer uso de newsletters segmentadas para enviar artigos, cupons de descontos e sugestões de produtos adequados ao comportamento do visitante.
Veja: Por que sua empresa precisa de uma consultoria para e-commerce
Posicionar-se como autoridade
Quanto mais completo o artigo, maior a chance de aparecer entre os primeiros resultados do Google. Isso acontece porque o buscador registra o comportamento do usuário durante a navegação. Se, de acordo com os inúmeros critérios do gigante de busca, a experiência for bem sucedida para muitas pessoas, a página recebe pontuação positiva e ganha posições para determinado termo de pesquisa. Com esse raciocínio, os gestores de lojas virtuais têm buscado profissionais especializados em Search Engine Optmization (SEO) para investir em estratégias de otimização de conteúdo para buscador e potencializar sua visibilidade entre os resultados orgânicos.
Quer saber como a Consultoria Digital pode auxiliar a geração de resultados da sua loja virtual? Entre em contato com nossos especialistas e obtenha uma proposta personalizada.