O SEO, ou Otimização de Sites para Mecanismos de Buscas, é uma ferramenta de Marketing Digital essencial para as marcas que desejam ter um bom posicionamento no ambiente digital. Assim como outras estratégias de marketing, tal ferramenta precisa ser executada corretamente a partir de um planejamento e por profissionais que sejam especialistas no assunto.
Dessa forma, o SEO está em constante evolução, levando em consideração as atualizações dos algoritmos do Google, e sempre buscando seguir as boas práticas recomendadas para um bom ranqueamento nas buscas orgânicas.
Pontos importantes para o SEO em 2021
Levando o que foi dito em consideração, alguns pontos precisam ser destacados, neste ano, para que sejam traçadas boas estratégias de SEO. São eles:
Relevância do conteúdo
Investir na relevância do conteúdo, no seu nível de especialização e no aprofundamento do assunto tratado é um dos caminhos possíveis para se ter um bom resultado em SEO. Além disso, é importante que esse conteúdo seja também funcional, ou seja, é preciso conseguir resolver os problemas dos usuários.
Isso se dá devido aos algoritmos do Google, que levam em consideração a experiência do usuário. Logo, se ele não encontrou o que procurava em determinada página (ou achou a solução incompleta), o usuário vai recorrer a outros sites.
Alguns pontos de destaque para serem seguidos na hora de produzir bons conteúdos são, por exemplo:
- Analisar os conteúdos já ranqueados;
- Investir em conteúdos com bons níveis de aprofundamento;
- Originalidade;
- Estar atento à questão principal do conteúdo e abordá-la;
- Levar em consideração a jornada de compra da persona;
- Não esquecer de utilizar as palavras-chave;
- Perceber em qual etapa do funil determinado assunto está; entre outros.
Boa experiência para o usuário
Em relação à experiência do usuário, especificamente, é necessário investir em recursos para que ela seja boa. Assim, lentidão e elementos que oferecem um entrave na navegação, por exemplo, não são interessantes e podem afastar os usuários de determinado site. Assim, apenas conteúdos bons e com uma relevância alta não são suficientes para atrair possíveis clientes, é necessário também investir em sites funcionais e acessíveis, com tecnologia que permita uma navegação intuitiva.
Mobile
Não basta apenas investir em conteúdos de qualidade e bons sites, é preciso pensar também na experiência dos usuários em dispositivos móveis. De acordo com análise do TIC Domicílios, do IBGE, os smartphones são a ferramenta mais utilizada por cerca de 99% dos brasileiros que possuem internet. Desse número, 58% só possuem acesso à internet por meio dos celulares. Logo, é mais do que necessário pensar em sites que estejam alinhados com uma experiência mobile.
Pop-up
Um grande número de janelas de pop-up, reproduzindo anúncios, por exemplo, é um dos fatores principais que afastam os usuários de alguns sites. É importante excluir o maior número dessas janelas para evitar a rejeição dos visitantes, uma vez que prejudicam a legibilidade de conteúdos.
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