Você está se sentindo cansado após otimizar – e muito – o seu site e não obter bons resultados em SEO?
Se depois de muito mexer e otimizar você sente que os resultados orgânicos não estão chegando, tenha calma!
Vamos te contar quanto tempo demora para ter resultados em SEO e quais são os principais fatores que influenciam o seu trabalho. Continue a leitura!
Como funciona o ranqueamento do Google?
O ranqueamento do Google leva em consideração um conjunto de fatores que define em que posição seu site aparecerá entre os resultados de uma busca feita pelo usuário.
Para isso, ele considera a experiência do usuário e prioriza sites e páginas que se dedicam a entregar a melhor navegabilidade possível.
É dessa forma que o algoritmo do Google funciona: ele busca identificar, analisar e organizar todos os sites da internet de acordo com seus conteúdos, com o objetivo de entregar as melhores respostas para cada uma das buscas feitas pelos usuários.
Existe alguma estratégia para o SEO dar resultado mais rapidamente?
SEO Local
Há um recurso do Google chamado SEO Local. Com ele, você pode potencializar ainda mais os resultados da otimização de sites.
Basicamente, o SEO Local tem como objetivo melhorar o seu ranqueamento nos mecanismos de busca por meio de geolocalização (Google Maps), sugerindo seu negócio para um usuário caso ele esteja fazendo uma pesquisa e possa encontrar a solução no seu estabelecimento.
Ao te sugerir para o usuário, o SEO Local facilita o primeiro contato de um potencial cliente com a sua marca.
Profissionais de SEO
Além disso, o que te faz conquistar grandes resultados de forma constante é a junção de um ótimo planejamento, execução impecável e profissionais com vários anos de experiência e que já otimizaram centenas de sites.
Se você tem dúvidas, dê uma olhada neste vídeo em que nosso cliente, do segmento de energia solar, fala sobre seus resultados em relação ao SEO:
Ele entendeu que os bons resultados em SEO não aparecem da noite para o dia, e sim a partir de uma estratégia de médio a longo prazo.
Não é à toa que esse cliente está conosco há mais de 7 anos. Veja tudo o que foi feito para alcançar esses bons resultados de SEO em nossa página de cases de sucesso.
Quanto tempo demora para ter resultados em SEO?
O SEO é uma estratégia considerada de médio a longo prazo, e isso porque é preciso implementar uma série de otimizações no site para que, com o tempo, essas melhorias sejam somadas e otimizem o seu posicionamento.
Contudo, muitas pessoas que não têm conhecimento técnico em SEO tentam otimizar seu próprio site e acabam não obtendo resultados. Ou seja, o amadorismo pode ser o grande problema na falta de sucesso na otimização para mecanismos de busca.
Mas, afinal, se você estiver trabalhando com o auxílio de uma equipe especializada, quanto tempo demora para ter bons resultados em SEO?
Daniel Imamura, nosso especialista em SEO aqui na Consultoria Digital, respondeu essa e outras perguntas no vídeo abaixo. Acompanhe:
No mais, se você quer uma resposta exata com relação ao tempo de demora para ver os primeiros resultados de SEO, saiba que aqui na Consultoria Digital os clientes para os quais aplicamos técnicas de otimização de sites podem observar diferença logo após um mês de trabalho.
Mas, atenção! Para isso, é preciso ter metodologia e seguir processos à risca. Lá para o terceiro mês de trabalho, a curva de crescimento já se encontra em um patamar melhor e é possível colher frutos advindos dos números de visitas orgânicas.
Importante: os resultados variam de acordo com cada caso porque cada cliente/empresa tem suas peculiaridades. No mais, a CD aplica a mesma base sólida da nossa metodologia SEO Centric com consistência, independentemente do porte do cliente.
Quais são os principais fatores?
Os principais fatores que influenciam os seus resultados em SEO são:
Palavras-chave
As palavras-chave são fundamentais para o ranqueamento de sites. Elas norteiam o tráfego que você deseja dar para as páginas.
Hoje, para criar um tráfego de qualidade em uma página, você precisa oferecer conteúdos de qualidade, – e neles devem constar palavras-chave que tenham relação com o que está sendo trabalhado e com o que você oferece.
Criação de conteúdo
A criação de conteúdo para sites deve ser de qualidade, precisa acontecer de forma natural e deve priorizar sempre a experiência do usuário. Isso faz com que o Google classifique a página como relevante, levando mais usuários a encontrá-la.
Como se trata de um assunto que pode gerar muitas dúvidas e enganos, o mais recomendável é contratar uma equipe que entenda do assunto.
Confira o e-book que a Consultoria Digital desenvolveu sobre criação de conteúdo para empresas.
Backlinks
Você pode pensar nos backlinks como sendo um voto de confiança que outros sites dão para o seu conteúdo.
Isso porque, ao te citarem em seus próprios conteúdos, eles indicam aos usuários e ao Google que você é uma autoridade no assunto, fazendo com que seu site apareça em uma página de busca.
Listagem no Google
É fundamental reivindicar e listar seu negócio no Google. Além de ser gratuita, essa ação ajuda a melhorar os resultados em SEO.
Importante: esses resultados dependem de algumas variáveis, como o seu tipo de empresa e o que ela oferece. No caso de atender a uma parcela mais limitada do público, você tenderá a ver resultados mais rapidamente.
Por outro lado, se houver muita concorrência, o ranqueamento será mais competitivo.
Estrutura e navegabilidade
A arquitetura e a navegabilidade do seu site devem ser amigáveis ao algoritmo do Google – mas como fazer esse alinhamento?
Coloque sempre a experiência do usuário em primeiro lugar.
No mais, o seu site deve ser:
- Rápido: o que significa que suas páginas precisam carregar rapidamente. É importante utilizar ferramentas, como o Google PageSpeed Insights, para saber se o site está rápido o suficiente.
- Compatível com mobile: o Google prioriza sites que possuem versão para dispositivos móveis e descarta aqueles que ainda não investiram nesse tipo de responsividade.
- Fácil de navegar: quanto melhor for a navegabilidade do seu site, mais otimizado será o rastreamento dos mecanismos de busca.
Saiba mais: Diferenças entre SEO on page e off page
Resultados em SEO
Se você quer ver os resultados em SEO o quanto antes no seu site – e, para isso, almeja aplicar uma metodologia forte e consistente –, nós te recomendamos consumir o máximo de conteúdo sobre o tema. Aqui, no site da Consultoria Digital, você encontra artigos, e-books, guias e outros materiais completos sobre o assunto.
Veja mais informações: Consultoria de SEO | Vantagens do SEO para o setor industrial