Nesse episódio falamos sobre DEMITIR CLIENTES.
Demitir clientes
Quando falamos de demitir clientes parece que estamos indo contra o senso comum, mas este tipo de atitude é necessário em diversos casos.
O que são clientes tóxicos?
São clientes que tem como perfil:
– Consumir demais da sua equipe em questões de atendimento (onde isso não foi previsto)
– Gera estresse na sua equipe dedivo o atrito constante, gerando menos rendimento do time
Por que esse cliente é tóxico?
Você precisa identificar porque esse cliente ficou tóxico ou se já entrou tóxico no momento da venda. Isso normalmente acontece devido o desalinhamento de expectativas. Um cliente insatisfeito acaba gerando atrito com a equipe que o atende. Um cliente sem clareza do que está recebendo gera demandas não previstas de atendimento e consequentemente um desgaste na comunicação.
Identifique a origem dos clientes tóxicos
Podem existir várias origens dos clientes tóxicos e você precisa identificar todas para não ter que demitir clientes todos os dias. Este tipo de cliente pode surgir no desalinhamento das entregas que seu time precisa produzir. Neste caso deixar tudo muito claro e especificado pode reduzir o surgimento de atritos.
Outra origem comum é quando o time de vendas promete coisas que não condizem com a realidade do que será entregue, logo o cliente fica insatisfeito e consumindo tempo da equipe interna para tentar esclarecer a situação.
Também pode acontecer do seu marketing digital não estar sendo claro o suficiente no momento de convencer o cliente no momento da venda. Gerando expectativas erradas e após a venda realizada novamente temos novos atritos chegando.
Como resolver o problema e parar de demitir clientes?
Você precisa criar uma persona ideal e realinhar todos os seus processos para atender de forma totalmente clara e acertada desde o seu marketing digital, passando pelo seu time de vendas, operação e atendimento.
Benefícios de demitir clientes
Sua equipe terá muito mais tranquilidade para atender o clientes que estão totalmente alinhados com a sua empresa, gerando um atendimento melhor, maior satisfação por parte do cliente e possivelmente novas vendas.
Como demitir clientes?
Seja transparante com o seu cliente e mostre os reais motivos pelos quais você deseja encerrar o contrato. Desta forma o cliente poderá compreender o real motivo do fim do contrato e durante esta conversa é até mesmo possível um realinhamento e dar continuidade ao contrato, sem a necessidade de demitir o cliente.