Sabe o ditado “a união faz a força”? Ele pode ser aplicado aos mais diversos cenários, inclusive dentro das empresas, onde os setores de marketing e vendas precisam trabalhar juntos, visando alcançar as metas da organização.
Veja como integrar os times de marketing e vendas e quais ferramentas podem ajudar esses setores.
O que é marketing?
O marketing pode ser entendido como uma ciência que visa apreender e atender o mercado da melhor forma possível.
O objetivo do marketing está em compreender as demandas e comportamentos dos clientes para, então, satisfazê-los, oferecendo os melhores produtos e serviços.
O que são vendas?
O setor de vendas, por sua vez, diz respeito ao processo de realizar uma oferta de valor em troca de uma recompensa (que geralmente é em dinheiro).
É importante salientar que as vendas trabalham com elementos que vão muito além de produtos e serviços, pois eles também compreendem informações, ideias, eventos, bens, entre muitas outras coisas.
Qual é a diferença entre marketing e vendas?
A diferença entre marketing e vendas envolve a forma como cada setor trabalha com o cliente. Por um lado, o objetivo do marketing é despertar a curiosidade de um determinado público com relação ao produto ou serviço de uma marca.
Por outro, o setor de vendas se dedica ao relacionamento com o público para efetivar o fechamento de uma venda e gerar lucro.
Por que os dois devem andar lado a lado?
Marketing e vendas devem andar lado a lado não só para alcançar os objetivos da empresa como também pelo fato de serem setores totalmente complementares.
Se uma companhia tiver um bom time de marketing, mas falhar nas vendas, não conseguirá dar vazão aos seus produtos. Ao mesmo tempo, se o marketing não estiver bem-estruturado, as vendas tenderão a demorar muito mais para ocorrer – e você certamente perderá espaço para a concorrência.
Como uma empresa pode unificar marketing e vendas?
É muito comum identificar um “racha” entre marketing e vendas. O pessoal de vendas tende a achar que o marketing não consegue atrair bons leads para serem trabalhados. Em contrapartida, o marketing costuma afirmar que o time de vendas peca durante o processo de atendimento dos leads.
A despeito dessa discussão, quem acaba perdendo é a empresa, que não fecha o número de clientes de que gostaria.
É aí que entra o processo de integração entre marketing e vendas. Apenas isso é capaz de acabar com esse problema e ajudar sua marca a alcançar as metas de negócios.
Veja o que é preciso para integrar ambos os times em um vídeo que gravamos especialmente sobre essa temática:
1º passo: definir um objetivo em comum
É importante que o time de marketing e o de vendas tenham um objetivo em comum para que a campanha de captação de leads seja o mais adequada possível.
Para isso, é preciso alocar um representante do setor comercial nas reuniões de planejamento de marketing, alinhando a comunicação, verificando se as informações estão corretas e se a campanha está sendo direcionada ao tipo de lead que o time de vendas espera receber.
2º passo: ter a integração dos sistemas
Os dados são fundamentais para a mensuração do sucesso de uma campanha. Eles evitam achismos e apontam para o que está dando certo ou errado.
Felizmente, dentro do marketing digital, as ferramentas de rastreabilidade são bastante eficientes. Com elas, é possível fazer o monitoramento contínuo de leads durante toda a jornada de compra.
Por isso, é fundamental que você invista em ferramentas que tragam essa rastreabilidade para a prática de ambas as equipes: marketing e vendas.
Aqui, na Consultoria Digital, nós utilizamos a plataforma RD Station. Saiba mais com nossa consultoria de CRM.
3º passo: investir em treinamentos para os times de marketing e vendas
Os treinamentos são fundamentais para:
- Incentivar uma boa comunicação entre os setores;
- Instruir quanto à utilização de ferramentas, como RD Station;
- Estimular feedbacks da equipe comercial ao time de vendas com relação à qualidade dos leads;
- Maximizar a qualidade do trabalho que é feito para ter mais oportunidades de vendas.
Quais são as ferramentas e estratégias de marketing que podem aumentar as vendas?
Funil de vendas
O funil de vendas é uma estratégia que divide a jornada de compras do cliente em fases: topo, meio e fundo de funil.
A partir do funil, a equipe de marketing pode desenvolver ações visando engajar e qualificar os leads, instigar o interesse deles e vencer objeções para que a compra seja efetuada.
No caso, é importante que o pessoal de vendas identifique, durante o relacionamento, quais são as maiores objeções dos leads.
Criação de conteúdo
Outra estratégia de marketing diz respeito à criação de conteúdo, que pode ser escrito, em vídeo ou em áudio.
Por meio de blog posts, newsletters, redes sociais e podcasts, por exemplo, você pode tirar as dúvidas dos usuários e mostrar as soluções da sua empresa, gerando valor.
Além disso, o conteúdo:
- Deve utilizar uma linguagem que converse com seu público-alvo;
- Deve ser desenvolvido levando em consideração a perspectiva do público-alvo, evitando termos que as pessoas possam não entender;
- Tem como objetivo oferecer soluções para os problemas do público, e não divulgar um produto ou serviço;
- Mostra que sua marca é referência no assunto e aumenta o nível de consciência do cliente.
Anúncios e links patrocinados
Os anúncios on-line são muito eficientes e possibilitam a mensuração da performance, por isso têm conquistado bastante espaço no setor de marketing e vendas.
Além da mensuração, com os links patrocinados, há a possibilidade de mostrar os anúncios especificamente para um determinado público, diferentemente do que acontece em anúncios offline (TV, rádio e mídia impressa).
Geração de leads
Por meio de conteúdos e ferramentas de marketing, é possível desenvolver campanhas e ações que geram leads realmente qualificados para o time do comercial.
Assim, pelo marketing de conteúdo, por exemplo, pode-se oferecer materiais ricos que interessam ao público em troca de um contato, como o e-mail.
Alguns materiais ricos que podem ser oferecidos em troca de um contato são:
- Demonstrações;
- E-books;
- Guias;
- Infográficos;
- Planilhas;
- Templates;
- Webinários.
Aproveite para conferir nosso material sobre criação de conteúdo para empresas.
Mensuração de dados
Os dados são muito importantes para que a equipe de marketing saiba se uma campanha está alinhada com os objetivos ou se é preciso fazer alterações.
Com as atuais ferramentas disponíveis no mercado, praticamente todas as ações de marketing podem ser mensuradas.
Veja como a Consultoria Digital integra marketing e vendas
A Consultoria Digital é uma agência de Marketing Digital que sabe a importância de um trabalho conjunto entre os setores de marketing e vendas, utilizando a plataforma RD Station e suas ferramentas para colocar esse processo de integração em prática.
Entre em contato conosco para saber como a Consultoria Digital pode te ajudar a integrar marketing e vendas na sua empresa!
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