A automação de marketing surgiu de uma necessidade latente em lidar, de forma eficiente, com determinadas demandas de uma empresa.
Um exemplo está na divulgação de conteúdos, que deve ser constante para nutrir os leads e guiá-los pela jornada de compra, podendo incluir posts nas redes sociais, blogs, e-mail marketing, etc.
Entenda como funciona a automação de marketing, quais são as melhores ferramentas de automação do mercado e como essa ação pode gerar lucros para a sua empresa.
O que é automação de marketing?
Podemos afirmar que a automação de marketing diz respeito à utilização de ferramentas e programas que, por meio de tecnologia, atuam visando otimizar alguns processos da empresa.
Mas como isso é feito na prática? As ferramentas de automação de marketing executam tarefas e fazem a gestão do marketing de forma mais eficiente e organizada.
Dessa forma, a automação de marketing tem um grande potencial de melhoria do relacionamento entre a marca e seu público-alvo, podendo ajudar a alavancar as vendas.
Vantagens da automação de marketing
As principais vantagens da automação de marketing são:
Aumentar as oportunidades de venda
Potencializar as oportunidades de vendas é um grande benefício da automação de marketing e se dá graças à organização do relacionamento com os leads.
Por meio de softwares de gestão, é possível qualificar os leads e validar se eles são realmente qualificados – e de forma muito mais eficiente.
Além disso, a automação visa orientar os leads até a última etapa da jornada de compras, priorizando aqueles que estão prontos para fechar negócio.
Otimizar a geração de leads
Outra vantagem diz respeito à geração de leads. Ao utilizar uma opção dentro da ferramenta de automação, denominada “notificações push”, você consegue criar testes para avaliar botões, chamadas e até mesmo cores, visando melhorar a captação de usuários.
Tornar o ciclo de vendas mais eficiente
Não poderíamos deixar de citar a eficiência do ciclo de vendas advinda da sua própria redução.
Hoje, há softwares de automação de marketing que ajudam a educar leads. Com isso, eles são incentivados a adquirir seu produto ou serviço, o que otimiza o ciclo de vendas e diminui o tempo da jornada de compra.
Quais são as ferramentas de automação de marketing mais utilizadas?
Quer começar a colocar a automação de marketing em prática? Veja algumas das melhores ferramentas disponíveis no mercado:
RD Station
A RD Station é considerada uma das maiores plataformas de automação de marketing do Brasil e da América Latina atualmente.
Composta por ferramentas muito úteis, ela possui funcionalidades de automação envolvendo e-mail marketing, lead scoring, geração e nutrição de leads, criação de landing pages, entre outros recursos.
Um dos grandes diferenciais da RD Station está no fato de possibilitar uma análise apurada dos leads, tendo como base o perfil e seus interesses.
LeadLovers
A LeadLovers é outra plataforma de automação de marketing que possibilita aos webmasters fazer gestão de campanhas, nutrição de leads, criação de landing pages, entre outras funcionalidades.
Algumas das principais vantagens dessa plataforma são os treinamentos gratuitos disponibilizados para que os assinantes aprendam a usar todas as funcionalidades, assim como o acesso a cursos sobre Marketing Digital.
HubSpot
A HubSpot é outra ferramenta bastante conhecida no mercado. Entre as suas funcionalidades, é possível destacar criação de landing pages, recursos para geração e captação de leads, testes A/B, sistema de gestão de conteúdo, etc.
Outra possibilidade da HubSpot diz respeito à opção de personalização de planos diferenciados de acordo com o perfil de cada cliente.
Como ter mais lucro com a automação de marketing?
Você sabia que a automação de marketing influencia diretamente no lucro da sua marca? É exatamente sobre isso que o Daniel Imamura, CEO e fundador da Consultoria Digital, fala neste vídeo sobre o tema:
Com a automação de marketing, você pode estreitar o relacionamento com seu público, captar leads, fechar novas vendas e, mais do que isso, estruturar uma comunicação pós-venda com seus clientes, visando à fidelização.
E como você faz isso? Enviando e-mails interessantes para esses usuários com ofertas, promoções e produtos segmentados de acordo com o perfil de cada cliente.
As vantagens da automação de e-mail marketing, além de potencializar as chances desse cliente voltar e fechar uma nova compra, representam uma ação de marketing mais certeira, uma vez que o cliente já conhece sua marca, já comprou anteriormente e confia na sua marca.
Veja como trabalhar com sua base de clientes atuais para fazer novas vendas e ter lucro
Empresas que fazem vendas recorrentes
É necessário lembrar ao cliente que ele precisará fazer a compra do produto ou serviço novamente – e poderá contar com sua empresa quando for o momento.
Com esse tipo de e-mail, você ajuda o cliente a gravar sua marca na memória e voltar para comprar novamente.
Empresas que vendem produtos ou serviços em grande quantidade ou em versões otimizadas
Por meio do e-mail marketing, é possível mostrar ao cliente que ele tem a possibilidade de adquirir uma quantidade maior de produto e economizar com isso, ou ainda conhecer uma versão mais moderna e otimizada para ter mais benefícios.
Empresas que costumam vender uma única vez para cada cliente
Também é preciso pensar nesse cenário. No caso, sua empresa pode vender um outro produto ou serviço que sabe que o cliente vai precisar (levando em consideração a compra que ele já fez) ou que seja complementar àquilo que ele já adquiriu.
Você consegue fechar vendas em todos esses cenários, basta saber como utilizar softwares de automação de marketing e ter criatividade para cultivar um relacionamento com os seus clientes via e-mail.
Vale destacar: ao enviar e-mails automatizados para seus clientes, além de criar um relacionamento, você economiza com propaganda e pode ter ainda mais lucro ao fechar essas novas vendas.
Quer saber mais sobre automação de marketing?
Ficou interessado e quer saber mais sobre automação de marketing e como colocar o conceito em prática dentro da sua empresa? Em nosso canal do YouTube, há vídeos explicando detalhadamente como criar automação de e-mails dentro da plataforma RD Station.
Além disso, a CD presta uma consultoria de RD Station completa, para que você saiba tirar o melhor proveito na hora de fazer sua automação de marketing.
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