Com o crescimento do acesso ao mundo digital, cada vez mais pessoas estão presentes em sites de redes sociais, ou utilizam os mecanismos de busca para ajudar em tarefas diárias. De acordo com uma pesquisa da TIC Domicílios, 70% dos brasileiros, hoje, têm acesso à internet – e esse número apenas cresce.
Esse é um ambiente desafiador, mas cheio de oportunidades para empresas que desejam impactar o seu público de outras maneiras além dos anúncios. Nesse sentido, a produção de conteúdo para internet se tornou uma das mais importantes ferramentas disponíveis para essas companhias.
A demanda por conteúdos de qualidade e impactantes não para de crescer. Uma pesquisa da HubSpot mostra que 54% dos consumidores têm o desejo de ver mais conteúdos de marcas que eles valorizam.
Mas, é claro, produzir um bom conteúdo – e de forma consistente – não é uma tarefa fácil. Existem diversos passos e boas práticas envolvidas na criação de conteúdo, e é sobre elas que falamos neste artigo. Confira!
Qual é a importância do conteúdo para o Marketing Digital?
Utilizar conteúdos no Marketing não é uma estratégia que nasceu na era da internet, é claro. Desde o século XIX, é possível observar marcas visionárias, que atrelavam os seus produtos aos conteúdos mais consumidos da época, tais como as revistas e os contos.
Um bom exemplo de empresa que aplicou o conteúdo em sua estratégia de Marketing de forma bem-sucedida é a Michelin, uma das maiores fabricantes de pneus dos Estados Unidos.
Ainda que seu principal produto sejam os pneus, a empresa ficou conhecida pelo seu guia turístico e gastronômico, o Guia Michelin. Na publicação – que existe até os dias atuais e, hoje, conta com inquestionável autoridade no segmento de restaurantes de alto nível – , eram descritos os melhores restaurantes e pontos turísticos de determinados lugares, compelindo leitores a pegarem os seus carros e viajarem até o local.
Esse é apenas um exemplo, mas ilustra muito bem como priorizar a qualidade de um conteúdo antes de se preocupar com o número de vendas pode ser uma estratégia efetiva na consolidação de uma marca e criação de valor entre consumidores.
Quais são os principais tipos de conteúdo?
Voltando ao século XXI, a criação de conteúdo ainda é vital para uma estratégia de Marketing completa. Mas, com a internet, o número de formatos à disposição das empresas cresceu e, junto com eles, as possibilidades.
Ainda que as postagens de blog sejam o formato preferido de muitas companhias, elas são apenas uma das opções disponíveis. Conheça alguns outros tipos de conteúdo nos quais a sua empresa pode investir:
E-books
Os e-books são conteúdos mais aprofundados, normalmente sobre um tópico específico. Além de oferecerem mais valor aos leitores, e-books são ótimas ferramentas para geração de leads, ou seja, são parte vital de estratégias de Inbound Marketing.
Postagens em redes sociais
Segundo dados da GlobalWebIndex de 2020, as pessoas passam, em média, 2 horas e 24 minutos de seus dias navegando por redes sociais. Por isso, essas plataformas já deixaram de ser apenas um fator adicional e tomaram o protagonismo de estratégias de Marketing Digital.
Vídeos
Uma pesquisa realizada pela Cisco prevê que, até 2021, 82% do tráfego de toda a internet será composto por vídeos. Esse número pode assustar, mas a tendência parece se concretizar à medida que plataformas como Instagram e TikTok (redes sociais focadas em vídeos curtos) se fortalecem entre a geração Z e abrem caminho até entre os consumidores mais velhos.
Leia também: Como revisar seu conteúdo corretamente
Dicas para produzir conteúdo relevante e de qualidade
Falando em vídeo…
Nosso CEO, Daniel Imamura, produziu um conteúdo superlegal em nosso canal do YouTube. Ele dá algumas dicas de ouro para empresas que desejam começar a sua criação de conteúdo, investindo na produção de peças relevantes e de qualidade, adaptadas para seu público-alvo.
Assista agora!
Quais são as etapas da produção de conteúdo?
A criação de conteúdo pode ser dividida em três principais etapas: a pré-produção, a produção e a pós-produção. Entenda todas as etapas com detalhes nos tópicos a seguir:
Pré-produção
A pré-produção é a fase que compreende desde o levantamento de ideias e o planejamento até a produção do conteúdo de forma efetiva. É nessa fase que o estudo de público-alvo é feito, a fim de determinar o tópico que será abordado e o formato utilizado pelo conteúdo, por exemplo.
Produção
Após o debate sobre os aspectos técnicos do conteúdo, é hora de produzi-lo. Nesse caso, a depender do formato escolhido, a criação do conteúdo pode ser executada por equipes de redação ou de audiovisual. A produção também engloba as fases de revisão e edição do conteúdo para garantir os padrões de qualidade.
Pós-produção
Enquanto isso, na pós-produção, é hora de delimitar como será feito o lançamento da oferta, assim como os parâmetros para análise dos resultados. Se o seu conteúdo é um e-book, por exemplo, é importante criar uma landing page e um formulário, além de rastrear quantas pessoas visitaram a página e quantas delas, efetivamente, fizeram o download.
Agora que você já sabe quais são as principais dicas para criar um conteúdo de qualidade, é hora de colocar a mão na massa! Temos certeza de que essa é uma estratégia que será muito benéfica para sua companhia e seus clientes.
Se achar que ainda precisa de uma ajudinha com isso, leia o nosso e-book Criação de Conteúdo para Empresas, um guia compreensível para começar a produzir conteúdo em nome da sua marca. O download é gratuito. Baixe agora!
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