Compreender as diferenças entre SEO on-page e off-page ajudará a criar estratégias de otimização mais eficazes, impulsionando o desempenho do site nos principais mecanismos de busca da internet.
Veja conceitos, a importância e alguns fatores de ranqueamento dessas estratégias. Continue lendo este artigo!
O que é SEO on page?
O SEO on page é o conjunto de técnicas que visa a deixar uma página otimizada para os buscadores, como o Google, por exemplo.
Quando essas páginas atendem às boas práticas de SEO, obtemos melhores avaliações segundo os fatores de ranqueamento dos algoritmos de busca, e a página tem a tendência a ficar nas primeiras páginas e posições das pesquisas.
As estratégias de SEO on page são aplicadas a elementos como textos, imagens, vídeos e, principalmente, ao código-fonte das páginas. Uma das principais técnicas diz respeito às palavras-chave utilizadas pelo site.
Outra técnica que podemos mencionar é a otimização do site para os dispositivos móveis. A página ganha muitos pontos com o Google caso seja mobile friendly. Atualmente, o site ser responsivo e proporcionar uma boa experiência ao usuário é um requisito indispensável para sites que desejam ter um bom posicionamento nos resultados de buscas.
Além disso, o SEO on page também tem a ver com o tipo de conteúdo que é apresentado ao usuário. Caso ele seja relevante, as pessoas ficarão mais tempo na página e isso contará pontos para o ranqueamento.
Agora, uma página com conteúdos rasos, plagiados ou cheios de propagandas intrusivas certamente não terá uma boa chance de ranqueamento no Google.
O que é SEO off page?
O SEO off page é um conjunto de técnicas aplicadas para demonstrar a relevância da sua empresa fora das páginas que compõem o site da organização.
Com uma boa estratégia de off page SEO, a empresa consegue obter um ranqueamento melhor nos buscadores – em especial, no Google.
Para isso, outras técnicas de SEO também devem ser aplicadas para que o buscador entenda que a página “merece” estar nas primeiras colocações das pesquisas.
Com o SEO off page, você indica para o Google que a sua empresa é relevante não só dentro dos próprios domínios, mas também em outros locais da internet.
Quanto mais linkagens e menções o seu site tiver em outros sites confiáveis, mais o Google entende que ele é relevante e deve ter um bom ranqueamento.
As linkagens podem acontecer de diversas maneiras. Digamos que você tenha um site sobre venda de produtos escolares.
Caso os blogs sobre o assunto acabem linkando o seu site às postagens, você terá backlinks. Esses links ajudam no posicionamento do Google e fazem parte de uma estratégia de SEO off page chamada de link building.
Confira um vídeo completo que gravamos sobre o que é SEO:
Por que SEO on page é importante?
Sem um código-fonte adequado que permita a correta leitura dos buscadores, sem um conteúdo relevante e com páginas que não proporcionam uma boa experiência para o usuário, dificilmente um site terá chances de aparecer bem-posicionado nos resultados de pesquisa.
Uma boa estratégia de SEO investe continuamente em melhorar os fatores on page, pois eles estão sob o seu controle e podem ser otimizados sempre que necessário, visando a obter melhores posicionamentos.
Por que SEO off page é importante?
A importância do SEO off page, por sua vez, está diretamente ligada à relevância que uma página possui na internet.
Ao criar um relacionamento saudável com outros blogs, sites e mídias sociais, seja por meio de links ou menções, é possível ficar muito mais relevante.
Esse critério ajuda no ranqueamento do site, o que conduz para uma maior presença on-line e, consequentemente, para mais vendas!
Fatores de ranqueamento do SEO off page
Os fatores de ranqueamento do SEO off page podem ser resumidos em quatro aspectos: contexto, popularidade, diversidade e texto-âncora.
O contexto está relacionado à origem dos links e das menções. Para o Google, quanto mais próximos forem os temas dos sites que trabalharam os links, por exemplo, maior será o valor dessa estratégia para o buscador.
A popularidade tem a ver com a quantidade de links e menções que o site recebe. Atualmente, o Google consegue identificar se há alguma manipulação nesse sentido. Por isso, a quantidade de links deve ser naturalmente aumentada de acordo com a relevância do site.
A diversidade significa que a quantidade de menções e linkagens deve ser alta e, ao mesmo tempo, vir de domínios diferentes para que tenha mais valor para o buscador. Esses domínios ainda precisam ser confiáveis, segundo os critérios do Google, para que o site seja bem-ranqueado.
Por fim, o texto-âncora deve ter alguma relação com a página de destino. Criar links em palavras que descrevem o conteúdo da página de destino proporciona mais entendimento semântico para os mecanismos de busca.
Fatores de ranqueamento do SEO on page
Existem diversos fatores de ranqueamento no SEO on page. Veja os principais:
- Conteúdo: deve ser relevante para o usuário, além de ter um tamanho adequado e uma boa escaneabilidade;
- Heading tags: servem para evidenciar o título e os intertítulos do texto;
- Título: deve ser claro e objetivo, além de conter a palavra-chave;
- Imagens: devem ter o atributo alt preenchido para que o buscador entenda sobre o que elas tratam;
- Links internos: devem estar distribuídos ao longo do conteúdo de forma moderada e serem relevantes para o usuário;
- URL: deve ser otimizada para ser descritiva e sucinta. O ideal é que ela também tenha a palavra-chave em sua composição.
Por que devemos utilizar as estratégias de SEO?
As estratégias de SEO on page e off page ajudam o seu site a ficar melhor posicionado no Google e, consequentemente, a fechar novos negócios.
Utilizando esse tipo de estratégia, é possível gerar tráfego orgânico para o seu site e diminuir o investimento em anúncios pagos, por exemplo.
Para isso, é essencial ter um código-fonte com alta legibilidade e que proporcione uma boa experiência do usuário no site, um conteúdo que atenda às necessidades dos clientes e um trabalho focado em link building.
O que evitar no seo on-page?
Alguns erros cometidos no SEO on-page podem afetar e muito os resultados do site. Por isso, eles devem ser evitados.
Entre os principais erros estão:
- Usar URLs confusas: o site não deve ter URLs confusas e muitos longas. O ideal é incluir palavras-chave para otimizar a leitura dos mecanismos de busca e impulsionar os resultados;
- Cópia ou duplicação de conteúdos: os conteúdos publicados devem sempre ser originais para evitar ser penalizado com rebaixamento pelo mecanismo de busca;
- Escaneabilidade ruim: uma boa escaneabilidade oferece uma experiência de leitura melhor para o usuário, o que consiste em parágrafos não muito longos, uso de intertítulos, listas e outros elementos que facilitam a leitura;
- Ausência de palavra-chave: no SEO on-page as palavras-chave são o ponto central da estratégia do conteúdo, sem elas o mecanismo de busca não consegue identificar e classificar o conteúdo;
- Experiência ruim no mobile: a maioria das buscas atualmente são feitas a partir de smartphones. Por isso, ter boa navegabilidade no mobile é um dos requisitos de ranqueamento no Google, por exemplo.
Portanto, ficar atento a todos esses elementos no SEO on-page é fundamental para evitar cair em erros que prejudicarão os resultados do site.
O que evitar no seo off-page?
No SEO off-page também existem práticas que devem ser evitadas, pois elas podem prejudicar a estratégia.
As principais práticas a evitar são:
- Compra de links: a compra ou a troca de links não é aconselhável porque é considerada violação pelas diretrizes dos mecanismos de busca, podendo gerar penalizações e quedas bruscas de posição;
- Uso de spam nos comentários: usar spam para gerar backlinks atrapalha a credibilidade da página e é uma prática que pode sofrer penalização;
- Links sem contexto: incluir links sem contexto pode ser interpretado como uma tentativa de manipular o algoritmo do mecanismo de busca, também abrindo espaço para penalização.
Assim, muitas práticas parecem mais rápidas para atingir determinado objetivo, mas são arriscadas e não devem ser executadas como estratégia de SEO off-page.
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