Quem possui algum tipo de comércio sabe que compreender detalhes de sazonalidade conta – e muito – para o sucesso nos negócios. E para quem está um pouco perdido com a constatação, vale entender que esse termo refere-se aos períodos do ano onde existe um aumento ou queda nas vendas.
Nos períodos de Páscoa, por exemplo, quem vende chocolates recebe uma demanda de pedidos maior e, por esse motivo, deve estar preparado. Da mesma forma, quem possui algum comércio de brinquedos, o Dia das Crianças é uma época onde devem existir mais produtos no estoque para vendas.
Quem trabalha com e-commerce e até mesmo com produção de conteúdo também precisa saber esses detalhes. Dependendo da época do ano, uma palavra-chave é mais ou menos pesquisada nos mecanismos de busca, como o Google.
Uma consultoria de SEO pode te ajudar a identificar qual a melhor época do ano para vender o seu produto online. Quer saber algumas ferramentas?
Confira: Ferramentas para sazonalidade nas buscas
Google Trends
Essa ferramenta revela as tendências de busca em diferentes épocas do ano. Se você pesquisar a palavra biquini, por exemplo, irá comprovar que o interesse por esse artigo cresce durante o verão. E, obviamente, a palavra cachecol possui um aumento quando as temperaturas diminuem.
Além disso, o Google Trends permite que você personalize a pesquisa de acordo com países ou meses e dias do ano. Dessa forma, será possível compreender qual a melhor semana, e até mesmo o melhor dia, para que seu produto seja vendido.
Para quem realiza consultoria de SEO e produz artigos de acordo com uma palavra-chave, é possível realizar um estudo mais detalhado da data em que o conteúdo deve ser postado.
Keyword Planner
Por outro lado, o Keyword Planner se destaca por, muitas vezes, ser até mesmo mais famoso que o Google Trends. Essa ferramenta indica o número de vezes que uma determinada palavra-chave foi buscada.
A dica de consultoria de SEO para o Keyword Planner é a seguinte: quando você fizer a sua busca, passe o mouse em cima da palavra-chave que você digitou. Ela estará logo abaixo do gráfico azul que fica no centro da tela e irá mostrar os principais detalhes da pesquisa. Em outras palavras, você poderá verificar mais detalhes a respeito da sazonalidade de busca do termo escolhido.
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Até a próxima.