Se te perguntarem por que um consumidor deve comprar o seu produto, e não o do concorrente, você sabe o que responder?
Essa pergunta é muito importante e deve ser um dos elementos que norteiam o desenvolvimento das estratégias de marketing digital.
Afinal, são os diferenciais que fazem o cliente escolher pela sua marca em detrimento da de um concorrente.
Acompanhe a leitura e saiba o que levar em consideração quando o objetivo é se destacar frente à concorrência!
Por que comprar o seu produto e não o do seu concorrente?
Afirmar que o seu produto é o melhor já não é o suficiente para se destacar. É preciso fazer uma análise mais criteriosa dos elementos que compõem a sua oferta como um todo.
Assim, é importante notar que o preço, uma das estratégias mais visadas pelas lojas, é sim muito relevante na hora de vender, mas não se trata do único elemento presente em uma boa estratégia.
Veja, a seguir, quais pontos você precisa analisar para promover o convencimento do seu potencial cliente.
Qual é a estratégia e os pontos que devem ser analisados para convencimento?
1. Preço
Se o seu preço já é bastante competitivo, ótimo, isso já é um ponto importante. Mas atenção: até o melhor preço do mercado pode ser detonado pela concorrência se você não tiver a composição da sua oferta bem-elaborada.
De toda forma, durante uma pesquisa, o preço é o primeiro elemento no qual o usuário bate o olho para identificar se tem interesse.
Se o seu preço não é o mais competitivo, e se for possível alterá-lo, é altamente recomendável baixar um pouco o valor para aumentar a concorrência com outras lojas.
2. Formas de pagamento
A depender do preço do seu produto, se ele estiver adequado para o usuário, a forma de pagamento será o próximo ponto a ser observado.
Nos casos de produtos de valor mais elevado, como um iPhone, por exemplo, é bem provável que o cliente queira parcelar ou ainda usar mais de um cartão para realizar o pagamento.
É preciso ficar de olho nas possibilidades de pagamento que você oferece. Se a pessoa deseja pagar por um produto em 12 parcelas e seu site impõem um limite de 6, isso é motivo de sobra para que o usuário procure outra loja.
Nossa sugestão é: tenha o máximo de formas de pagamento e opções possíveis, pois isso vai fazer com que uma gama maior de pessoas fechem a compra no seu site.
3. Frete e outras condições
O terceiro ponto que pode ser determinante para um cliente comprar o seu produto, e não o da concorrência, diz respeito ao frete.
Após constatar que está de acordo com o preço e com as formas de pagamento, o usuário vai se ater aos detalhes da entrega do produto.
Quanto tempo demora e quanto custa o envio do produto desejado? As condições de frete, o que envolve o valor e o prazo máximo de entrega, são determinantes para que o usuário não abandone o carrinho.
É recomendável fechar parcerias com transportadoras que trabalham bem e por um preço justo. O valor deve ser compatível com os produtos que você vende e o tempo de entrega também precisa ser condizente com o segmento em que você trabalha.
Importante: se a sua entrega for eficiente, ou seja, mais ágil que a da concorrência, existe a possibilidade de um usuário preferir fechar a compra da sua loja mesmo que o seu preço esteja um pouco acima em relação ao mercado. Fique atento a esse diferencial.
4. Qualidade do produto e diferenciais
O que mais você pode agregar à sua oferta que será visto como diferencial no mercado? Para que uma pessoa compre da sua loja e não da de um concorrente, é crucial mensurar e mostrar que a qualidade do seu produto é realmente melhor.
Atenção: para afirmar que seu produto é melhor – e fazer isso com propriedade –, você precisa provar por A + B que a sua marca é efetivamente superior.
Mostre as qualidades e diferenciais do seu produto na sua oferta. Quer um bom exemplo de diferencial que você pode, e deve, explorar? A credibilidade da sua marca.
Ao mostrar para o usuário que você tem um e-commerce responsivo, que se preocupa com todas as etapas da jornada de compra e que oferece formas de pagamento para contemplar as necessidades dos clientes, sua loja automaticamente passa a ser vista como responsável.
5. Marca
Investir no branding da sua marca é fundamental para que o cliente encontre todas as informações sobre a empresa e se sinta seguro para fechar uma compra.
Analise criteriosamente o que um usuário encontra sobre a sua marca quando faz uma pesquisa na internet. É preciso cultivar a credibilidade da sua empresa em um ambiente on-line para conquistar uma boa reputação.
Afinal, não ter credibilidade em um mercado tão agressivo e competitivo vai sim te impedir de vender o quanto você gostaria – mas como trabalhar esse ponto? Por meio do trabalho de marketing digital.
Quer saber mais sobre cada um dos cinco pontos citados aqui?
No vídeo abaixo, Daniel Imamura, o CEO da Consultoria Digital, dá detalhes sobre o que motiva o usuário a comprar seu produto e não o da concorrência.
Convença o cliente a comprar seu produto com ajuda do marketing digital
Como acabamos de mencionar, o marketing digital é responsável por criar uma imagem da sua marca na internet ou melhorar sua presença digital, e é a partir disso que o cliente vai se decidir por comprar seu produto e não o da concorrência.
Por meio de técnicas específicas, o profissional de marketing digital promove:
- Uma boa indexação do seu site nas buscas do Google por meio de SEO;
- O desenvolvimento de campanhas com links patrocinados para que as pessoas vejam mais a sua marca, seus produtos e serviços;
- O auxílio que você precisa para criar ou nutrir as redes sociais da sua marca e desenvolver um plano de ações visando ao alcance e engajamento de usuários.
Hoje em dia, é fundamental investir em uma agência de marketing digital para promover otimizações e trabalhar a presença digital da sua empresa, a fim de se destacar da concorrência.
Se você não faz ideia de como começar a fazer o marketing digital do seu negócio, confira um Guia completo de Marketing Digital para empresas que a equipe da CD carinhosamente desenvolveu para te ajudar.
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