O blog da sua empresa já está há mais de um mês sem novas publicações? Os comentários no Instagram estão há semanas sem resposta? O site da marca está fora do ar sabe-se lá há quanto tempo? Se você está passando por alguma dessas situações, está mais do que na hora de aumentar a produtividade no seu setor de marketing!
Quer saber como? Venha com a gente!
Neste artigo, vamos compartilhar com você alguns processos e ferramentas que nos ajudam a manter a produtividade aqui na Consultoria Digital e que certamente vão te ajudar também. Vamos lá?
Como aumentar a produtividade no setor de marketing?
Planejamento, boa comunicação e produtividade andam juntos. Tendo isso em mente, a CD realiza uma série de reuniões e planos de ação ao longo do ano para garantir mais eficiência em seus processos. Veja só:
Elaboração e apresentação do plano de marketing anual
Aqui na CD, nós determinamos que todo final de ano – até a primeira quinzena de dezembro – o plano de marketing para os próximos doze meses deve estar pronto e apresentado para toda a equipe. Assim, todos ficam cientes dos objetivos gerais da agência.
Para elaborar esse planejamento de marketing, usamos como base o desempenho da agência no ano vigente, tendências de mercado e os objetivos estratégicos que pretendemos alcançar no longo prazo. Além disso, definimos um cronograma de execução e indicadores de desempenho.
Rotina semestral
Como imprevistos podem acontecer e estratégias podem se provar ineficientes, também realizamos uma reunião semestral – na primeira quinzena de julho – para avaliar o andamento do planejamento definido no final de cada ano.
Nesse encontro, se algum indicador de desempenho não está atingindo a meta estipulada, buscamos compreender o motivo disso acontecer e apontamos soluções.
É fundamental que esse acompanhamento semestral seja feito, pois assim conseguimos identificar falhas e gargalos na estratégia adotada antes de o ano acabar e percebemos que algo não saiu como o esperado.
Rotina mensal
Na CD, contamos com algumas tarefas de recorrência mensal e, por isso, atribuímos um prazo de conclusão para cada uma delas ao longo do mês.
Por exemplo: até o quinto dia útil, a coleta, a análise de dados e a entrega do relatório dos projetos que executamos para nossos clientes devem estar concluídos e, até o décimo dia útil, os resultados do relatório devem ser apresentados aos clientes durante a reunião mensal.
Além disso, definimos que todos os planejamentos de clientes devem estar concluídos e lançados na nossa plataforma de gestão de tarefas até dia 25 de cada mês para que possam ser executados no próximo mês.
Então, se você tem tarefas de recorrência mensal no setor de marketing de sua empresa, sugerimos que estabeleça prazos ao longo do mês para que todas as atividades sejam cumpridas até o final do período.
Rotina semanal
Nosso cronograma também conta com atividades de recorrência semanal, que são o planejamento, a criação e a publicação de dois vídeos no canal da Consultoria Digital no YouTube, a reunião de operações e de departamentos.
A primeira atividade faz parte do nosso plano de marketing, que determina que devem ser postados um vídeo na terça e outro na quinta, para manter o canal do YouTube com conteúdos novos, úteis e atuais e gerar mais engajamento com o nosso público.
Já a reunião semanal de operações ocorre todas as sextas-feiras e tem o objetivo de avaliar o desempenho dos projetos e produtividade da equipe ao longo da semana, a fim de identificar qualquer empecilho e solucioná-lo o quanto antes para que o cronograma da próxima semana não seja comprometido.
Nesse mesmo dia, também acontecem reuniões de diferentes setores, ou seja, cada departamento realiza uma reunião apenas com os integrantes da repartição. O objetivo dessas reuniões é sanar dúvidas, repassar informes, relatar o andamento dos projetos durante a semana e se houve algum impeditivo na realização de alguma tarefa, a fim de que o problema seja resolvido para que o cronograma da próxima semana não seja prejudicado.
Rotina diária
Por fim, realizamos o daily scrum, que nada mais é do que uma reunião diária com duração máxima de 15 minutos, na qual os líderes de cada setor e projeto se reúnem para informar o que foi feito no dia anterior, quais serão as tarefas do dia vigente e se há impeditivos para a realização de alguma tarefa, com o objetivo de resolver o problema o quanto antes.
Se você quer saber mais detalhes sobre cada um desses processos, confira o vídeo abaixo! O Daniel Imamura, nosso CEO, fala mais sobre o assunto:
Ferramentas para aumentar a produtividade da equipe
Além de adotar processos que auxiliam a produtividade do time de marketing, é fundamental contar com o apoio de ferramentas que possam contribuir com isso, como, por exemplo:
- Runrun.it: plataforma para colaboração e gerenciamento de tarefas que garante mais produtividade, organização e integração entre os colaboradores;
- Trello: ferramenta visual que permite gerenciar projetos, fluxos de trabalho e monitorar o andamento de atividades;
- eKyte: plataforma de marketing digital com ferramentas ágeis que auxiliam a organização de equipes, projetos, processos e campanhas;
- Google Calendar: serviço de agenda e calendário on-line disponibilizado de forma gratuita pelo Google que permite adicionar compromissos, compartilhar agendas, criar várias agendas de uso compartilhado e muito mais.
Trabalhe em parceria com a sua agência de marketing digital
Se você terceiriza parte das atividades de marketing para uma agência especializada, tenha em mente que é preciso trabalhar em conjunto para manter a produtividade no setor de marketing.
Então não deixe de reservar um tempo para avaliar o planejamento proposto, os conteúdos criados e os resultados dos relatórios de desempenho para que nenhuma atividade deixe de avançar por falta de aprovação.
E caso você esteja à procura de uma agência de Marketing Digital para aumentar a produtividade do seu setor de marketing, conte com a Consultoria Digital!