Atualmente, as redes sociais estão muito presentes nas relações humanas, ficando cada vez mais desenvolvidas e com novas funcionalidades surgindo a todo momento.
Além disso, elas também se tornaram grandes parceiras de agências de conteúdo digital, já que possibilitam a criação de conteúdos e o desenvolvimento de ações eficazes de marketing digital.
Dito isso, o questionamento que fica é o seguinte: as redes sociais possuem vida útil?
A resposta é: sim!
As postagens nas redes possuem um prazo de validade, por isso, precisam ser atualizadas constantemente.
Como funciona o prazo nas principais redes sociais
Confira, abaixo, o prazo de cada uma delas.
A vida útil de um post no Twitter é de 15 a 18 minutos – essa é uma rede extremamente dinâmica!
O feed dessa rede funciona de forma diferente, com posts que duram pouco tempo e somem de forma rápida. Isso exige que o ritmo de postagem seja maior.
Um dos caminhos que podem ser seguidos no Twitter é a publicação de posts de 3 a 5 vezes por dia ou mais de 30 posts diários, a depender da estratégia traçada.
Já no Facebook, o prazo de vida útil é de 5 horas.
Em geral, a rede é uma das mais usadas pelas pessoas, com milhões de usuários no Brasil e no mundo.
Para uma boa estratégia, recomenda-se apenas uma postagem por dia, indo contra a ideia que muitas pessoas possuem de que um bom desempenho no Facebook vem de um grande número de postagens diárias. Ou seja, aposte em qualidade, não em quantidade.
Segundo a Socialbakers, quando mais de um post é feito por dia, as curtidas e demais reações despencam 57%, e os comentários, 78% em relação ao primeiro post.
Na rede, também é possível apostar no impulsionamento do conteúdo usando o Facebook Ads.
Já no Instagram, esse prazo aumenta para 21 horas. Porém, caso a postagem tenha um bom engajamento entre os seus seguidores, ela pode durar mais tempo.
O Instagram parece com o Twitter no sentido de que determinado perfil visualiza todas as publicações dos seus seguidores.
No entanto, diferentemente do Twitter, não é recomendado fazer mais do que três postagens diárias; uma ao dia é o suficiente. Use hashtags!
A vida útil dos posts no LinkedIn costuma ser de 24 horas, com vídeos performando bem.
É importante ressaltar que o LinkedIn é uma rede social com um perfil corporativo, portanto, adéque as suas postagens para esse público. Evite o uso de emojis e de uma linguagem coloquial nas publicações.
YouTube
Em comparação às outras redes sociais, o tempo de duração de um conteúdo no YouTube é muito maior: passando de 15 dias e podendo chegar a 20.
Isso permite que você elabore novas postagens com mais tempo.
Dica: sempre invista em conteúdos atualizados!
Aproveite para conferir mais dicas da CD, que é uma agência de conteúdo digital, e aperfeiçoar as suas estratégias de marketing!