Você sabia que o CMS (Content Management System ou sistema gerenciador de conteúdo, em português) mais utilizado no mundo é o WordPress? Isso mesmo. Como aponta um levantamento realizado pelo portal Kinsta, o WordPress detém 64% do mercado mundial de CMS – e não são apenas as pequenas e médias empresas que usam esse sistema. Os sites da Sony Music, BBC America, MTV News e The New York Times foram criados a partir desse gerenciador de conteúdo.
A grande popularidade do WordPress se deve ao fato de que ele possui uma interface intuitiva, e é muito eficiente para a aplicação de estratégias de otimização de sites para mecanismos de busca – como o Google, por exemplo.
Se você quer entender o que torna essa plataforma tão promissora para a aplicação de técnicas de SEO, continue com a gente e saiba mais sobre WordPress e SEO.
Hey! Se quiser conferir a explicação sobre esse conteúdo em formato audiovisual, dê play no vídeo abaixo:
Benefícios que tornam o WordPress a plataforma de CMS mais utilizada no mundo
A popularidade do WordPress se deve ao fato de oferecer:
Atualizações constantes
Por ser amplamente utilizado e contar com um sistema de código aberto – o que permite que qualquer pessoa altere e aprimore a aplicação –, o WordPress é atualizado com frequência, tornando-se mais seguro, adquirindo novas funcionalidades e oferecendo uma grande quantidade de plugins e extensões.
Conteúdo vasto na internet para aprender como usá-lo
Outra vantagem proporcionada pela popularidade do WordPress é a quantidade de conteúdos disponíveis na web que explicam como utilizar, otimizar e instalar novos plugins na ferramenta, facilitando o seu uso.
Templates prontos para usar
Mais um ponto que torna o WordPress tão popular é o fato de ele conter uma série de templates gratuitos e pagos, disponíveis e já otimizados para mecanismos de busca – o que facilita a criação de sites.
Além disso, o programa conta com page builders que permitem criar templates mais personalizados, mas de uma forma muito mais fácil. Cabe dizer que, se você desejar trocar um template, é possível fazer isso sem comprometer o conteúdo já publicado.
Facilidade de operação
Como dito, o WordPress é uma aplicação intuitiva, porque não demanda conhecimento em linguagens de programação. Além disso, ele possibilita a criação de uma grande quantidade de contas e o controle de acesso e edição de cada uma delas, facilitando a administração.
Saiba mais sobre o SEO para pequenas empresas
Estrutura base otimizada para SEO
Mais um ponto que torna o WordPress tão utilizado no mundo todo é que ele nativamente possui os principais recursos para otimização de páginas para mecanismos de busca, o que não ocorre com outros sistemas de gerenciamento de conteúdo.
A seguir, conheça as principais ferramentas disponibilizadas pelo programa:
Title tag
Para que uma página fique bem-posicionada no Google, é preciso que sua title tag (título exibido nos resultados de pesquisa) seja atrativa para chamar a atenção do público-alvo, contenha a palavra-chave e possua cerca de 60 caracteres para que apareça por completo na página de resultados.
O número de caracteres não é exato, pois há letras que ocupam mais espaço do que outras, e o campo destinado para a title tag possui 600px de largura. O WordPress facilita a definição da title tag porque mostra uma prévia de como o título ficará na página do navegador.
Meta description
Outro fator que influencia no ranqueamento de página é a meta description, que se refere ao pequeno resumo localizado logo abaixo da title tag. Para que os algoritmos do Google compreendam que sua página responde ao que o usuário procura, é importante incluir a palavra-chave e se certificar de que ela não ultrapassa 160 caracteres.
Caso contrário, o resumo não aparecerá por inteiro, sendo sucedido por reticências. Assim como no caso da title tag, o WordPress também permite a realização de testes para auxiliar na escolha da meta description ideal.
Canonical
Não é incomum possuir diferentes URLs em um domínio na web que levem para uma mesma página. Isso pode acontecer por diversas razões, como, por exemplo, quando se acrescenta um final diferente na URL de origem para indicar para o Google Analytics que o link é proveniente do YouTube.
Quando o Googlebot detecta duas ou mais URLs que direcionam para uma mesma página, ele lê isso como duplicação de conteúdo, prática penalizada pelo buscador e que, portanto, impacta negativamente o ranqueamento.
Para evitar esse tipo de problema, é preciso inserir a tag canonical no código-fonte da página, a fim de indicar ao Googlebot que aquela é a página oficial que deve ser indexada e exibida aos usuários. Assim, por meio do WordPress, é possível validar se todas as páginas do site contam com a tag canonical e incluí-la, se for necessário.
Sitemap
Facilitar a indexação – ou seja, o processo de leitura e armazenamento de páginas pelo Googlebot – é fundamental para que seu site seja encontrado pelos algoritmos e exibido na página de resultados do buscador.
O sitemap, como o próprio nome sugere, é uma espécie de mapa que mostra todas as URLs vinculadas ao seu domínio, otimizando o processo de indexação. Por meio do WordPress, você também consegue criar um sitemap de forma rápida e intuitiva.
Plugins de SEO para facilitar a vida
Além de ferramentas nativas, é possível turbinar o WordPress a partir de diversos plugins de SEO. Veja:
Yoast
Possibilita a edição de títulos, meta descrição, palavras-chave, criar sitemaps e indicar outras sugestões de otimização para melhorar o posicionamento da página.
Rank Math
Ferramenta mais avançada que o Yoast que oferece tanto opção free quanto premium. Por meio dela, é possível personalizar recursos, audição de SEO, integrações com Google Analytics e Search Console, entre outros.
EWWW Image Optimizer
Um dos fatores considerados pelo Googlebot para posicionar bem uma página é o tempo de carregamento, pois ele interfere diretamente na experiência de navegação do usuário. Uma das razões para um site demorar para carregar é a existência de imagens pesadas.
Assim, para que você não tenha que otimizar cada imagem da página individualmente, depender de Photoshop e fazer upload dos arquivos, pode utilizar o plugin EWWW Image Optimizer, que permite otimizar todas as imagens do site de uma única vez sem que elas percam qualidade.
Redirecionamento
Excluir uma página antiga de seu domínio pode implicar na perda da autoridade conquistada por ela. Para que isso não ocorra, é possível usar um plugin de redirecionamento, que permitirá que você transfira para uma nova página toda a autoridade previamente adquirida pela página original.
É seguro usar o WordPress para criar meu site ou blog?
Para responder a essa pergunta é preciso verificar, antes de tudo, os motivos que podem levar o WordPress a ficar vulnerável.
Alguns dos principais motivos são:
- Falta de atualização do software principal;
- Desatualização de temas ou plugins;
- Credenciais comprometidas de login para hospedagem, WordPress ou FTP;
- Ambiente ruim de hospedagem.
Portanto, analisando a lista acima pode-se dizer que sim, o WordPress é seguro para criar seu blog ou site.
Afinal, muitas das vulnerabilidades são geradas quando os usuários não seguem as recomendações e as boas práticas de uso da plataforma.
Assim, fazer SEO para WordPress e criar seu site ou blog na plataforma, seguindo as recomendações do próprio gerenciador de conteúdo, oferece um nível de segurança satisfatório.
Precisando de uma ajuda com WordPress?
A Consultoria Digital é uma agência especializada em estratégias de SEO e conta com experts no uso de WordPress para otimização e criação de sites.
Por isso, se estiver precisando de ajuda com WordPress e SEO, lembre-se de que você pode contar com os serviços da CD, a agência especializada em fazer a sua empresa vender mais por meio da internet!