Ter um blog para o seu e-commerce pode ser o diferencial que sua empresa precisa para melhorar a comunicação on-line.
Hoje, investir em um blog é fundamental para atender e trabalhar diversos fatores. Confira o material que preparamos para ter uma visão mais clara da importância da criação de conteúdo para e-commerces.
Por que investir em um blog?
Ter um planejamento de criação e veiculação de conteúdo em um blog pode ser um grande diferencial para o seu e-commerce.
Isso porque o blog é uma arma poderosa de divulgação de produtos, criação de vínculos e, consequentemente, aumento de vendas. Ele é capaz de:
- Garantir mais visibilidade no ambiente digital: os posts do blog geram engajamento e mais oportunidades, principalmente quando utilizam técnicas de SEO para aparecer nos resultados de uma pesquisa feita pelo consumidor;
- Aumentar a competitividade: em um mercado cada vez mais competitivo, a criação de conteúdo atesta que sua empresa tem expertise na área e aumenta sua reputação, o que influencia diretamente na decisão de compra;
- Permitir ser encontrado pelo público-alvo: ao gerar novas oportunidades, sua empresa se torna mais visível para o consumidor, fazendo com que a loja ganhe novos potenciais clientes.
Quais são as vantagens de ter um blog?
As vantagens de ter um blog para o seu e-commerce são diversas! Entre as principais, podemos citar:
Atração de clientes em potencial
Um blog para e-commerce é uma importante ferramenta de atração de potenciais clientes que se interessam por conteúdos de qualidade, sendo instigados a visitar a loja on-line.
Otimização do ranqueamento
O blog pode ajudar sua empresa a otimizar o ranqueamento entre os resultados de pesquisa, principalmente se utilizar técnicas de SEO para a criação de conteúdo.
Possibilidade de aumentar a credibilidade
Ao investir em um blog que veicule um conteúdo realmente interessante, é possível se tornar uma referência no seu setor perante o mercado, aumentando a credibilidade e a visibilidade do e-commerce.
Convencimento do lead na hora de fechar uma compra
O público tende a se engajar mais com conteúdos interessantes do que com anúncios. Ou seja, o blog pode utilizar a criação de conteúdo para convencer o lead e conduzi-lo ao fechamento da compra.
Como criar um blog para e-commerce?
Agora que você tem uma visualização das principais vantagens de um blog para e-commerce, vamos às vias de fato. Veja como criar um blog para a sua loja on-line:
Faça o planejamento e defina os objetivos
Comece com um planejamento de ação que envolva a definição de público-alvo e os objetivos do seu blog.
Leve em consideração quais produtos ou serviços você quer divulgar primeiro e se a ideia é gerar tráfego para o site, tirar dúvidas dos leads ou gerar engajamento, por exemplo.
Defina os temas que deseja desenvolver
A partir do plano de ação, você pode começar a definir os temas que chegarão primeiro ao blog.
Leve em consideração todas as vantagens que seus produtos e serviços entregam ao cliente e crie uma lista para que a criação de conteúdo desenvolva isso em blog posts de qualidade.
Invista em SEO para a criação de conteúdo
A criação de conteúdo para um blog deve levar em consideração as técnicas de SEO na hora de publicar um novo post.
Isso significa que critérios de otimização devem ser implementados para garantir que o blog seja visto por pessoas que realizam pesquisas no Google utilizando termos associados ao seu nicho.
Divulgue o seu blog
Depois de ter uma lista bem-definida de conteúdos a serem trabalhados e quais técnicas de SEO serão implementadas, é preciso investir em divulgação em outras mídias (além do Google), como as principais redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, etc.
Como começar a criação de conteúdos para o blog?
A criação de conteúdos para o blog do seu e-commerce pode começar contemplando a seguinte lógica:
- Crie conteúdo sobre os principais problemas que o seu produto resolve: você pode listar as 10 principais soluções que seus produtos e serviços apresentam e criar uma página falando apenas sobre isso;
- Crie conteúdo sobre situações em que seu produto gera benefícios ao cliente: você pode listar, também, as 10 principais vantagens em adquirir seus produtos ou serviços e criar um conteúdo para cada uma delas no blog;
- Crie conteúdo para pessoas que já conhecem seus produtos e estão tentadas a fechar uma compra: liste as principais dúvidas que os clientes têm em relação aos produtos e serviços, como dúvidas sobre características técnicas, processo de compra ou formas de uso, e crie conteúdos sobre isso no blog.
Quer entender melhor como é o processo de criação de conteúdo para um blog de e-commerce? Confira a live que o CEO da CD, Daniel Imamura, fala sobre o assunto:
Qual é a frequência de publicações?
Além de elaborar um plano de ação para a criação de conteúdo, é preciso ter um cronograma que leve em consideração a necessidade de estar presente e veicular conteúdos respeitando uma frequência que incentive as pessoas a voltarem ao blog, além de mostrar para o Google que o site é ativo e, portanto, relevante.
Importante: a frequência de publicações pode variar de acordo com os objetivos e as particularidades de cada caso. Por isso, é importante contar com o trabalho de especialistas em Marketing Digital, como é o caso da CD.
Conheça o trabalho da Consultoria Digital e crie um blog para o seu e-commerce
A Consultoria Digital conta com uma equipe de especialistas em criação de conteúdo para blog e te ajuda a montar um planejamento que leva em consideração o seu público-alvo, objetivos, demandas e o nicho de mercado.
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