Uma agência de Marketing Digital oferece diversos serviços e possibilidades com o intuito de otimizar a presença on-line da sua empresa para que ela venda mais e tenha resultados cada vez melhores.
Algumas das estratégias mais utilizadas envolvem a criação de conteúdos relevantes, meios de atrair mais consumidores, conversão de leads em clientes, gestão de mídias sociais e desenvolvimento de um planejamento de estratégias de marketing.
O que a agência de Marketing Digital pode fazer por você?
Há muitas coisas que uma agência de Marketing Digital pode fazer por você. Entre elas, damos destaque a:
Estratégias de marketing específicas e personalizadas para o seu negócio
Desenvolver um planejamento estratégico de Marketing Digital demanda muito estudo, análise técnica e organização. Por isso, é fundamental procurar o trabalho de profissionais especialistas no assunto.
Nesse sentido, contar com a ajuda de uma agência de Marketing Digital de confiança pode alavancar seus resultados por meio de estratégias personalizadas e adequadas para a sua empresa.
Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo visa à elaboração de blog posts, releases, materiais ricos, vídeos e conteúdos para redes sociais que sejam informativos, atrativos e de qualidade.
Uma agência de Marketing Digital, como a Consultoria Digital, conta com um time de especialistas no assunto e elabora um estudo de mercado para entender as demandas e as necessidades do público que consome produtos e serviços do seu nicho.
Com isso, a produção de conteúdos ocorre de forma adequada e assertiva, visando atingir os consumidores e impactar pessoas que podem, realmente, vir a fechar uma compra.
Estratégias de SEO
A otimização de conteúdos e de páginas é fundamental para que o seu site seja visto como relevante pelos mecanismos de busca, como o Google, e principalmente pelos usuários na internet.
Para sair na frente da concorrência e conquistar mais visibilidade, a aplicação de boas práticas de SEO (Search Engine Optimization ou, em tradução livre para o português, Otimização para Mecanismos de Busca) promove ao site um bom posicionamento no Google.
Nesse sentido, investir no trabalho de uma agência de Marketing especializada em SEO é o melhor caminho para o desenvolvimento e a aplicação das mais corretas e eficazes técnicas de otimização.
Outros serviços oferecidos por agências de Marketing Digital envolvem:
- Branding;
- Desenvolvimento de sites;
- Design de criativos;
- Gerenciamento de mídias sociais;
- Inbound Marketing;
- Performance.
Quais são as principais tarefas de uma agência de Marketing Digital?
Dentro de uma agência de Marketing Digital, as principais tarefas envolvem:
Comunicação digital
Uma das tarefas mais valiosas desempenhadas por uma agência diz respeito aos serviços de comunicação focados no ambiente virtual.
A comunicação digital compreende o gerenciamento de mídias sociais, a produção de conteúdo, a elaboração e o monitoramento de campanhas, o reforço positivo da marca e a geração de leads para a criação de uma base de contatos e posterior nutrição dos usuários.
Desenvolvimento de sistemas de gestão e automação
Algumas agências de marketing desenvolvem sistemas e aplicações para o ambiente virtual, levando em consideração as especificidades do negócio.
Exemplos bastante comuns são o sistema de automação de e-mails, o gerenciamento de lojas virtuais e, até mesmo, sistemas de pagamentos virtuais.
Gestão em web
Algumas empresas possuem loja física e loja virtual, outras atuam de forma exclusivamente on-line, o que demanda a gestão de site, e-commerce, redes sociais, blog, aplicativo, etc.
Como é de se imaginar, é fundamental fazer um bom gerenciamento de tudo isso, o que pode ser feito por uma agência que é especializada na área.
5 principais desafios das agências de Marketing Digital
Ao falar sobre os principais desafios que uma agência de Marketing Digital precisa lidar para entregar bons resultados ao seu negócio, podemos destacar os seguintes:
1. Garantir que o site ou e-commerce esteja acessível
Ainda hoje, há muitas páginas e sites na internet que não podem ser considerados acessíveis. Isso significa que pessoas com algum tipo de deficiência não conseguem ser contempladas.
O desafio para uma agência, nesse sentido, é promover um site acessível, o que demanda conhecimentos em estruturação e programação web.
2. Estudar o público-alvo do cliente até obter tudo o que é necessário para elaborar boas estratégias
É fundamental compreender o público-alvo do cliente e entender questões envolvendo demandas, necessidades, dores e desejos. Com isso, a equipe da agência é capaz de:
- Criar ou melhorar a identidade visual da marca;
- Desenvolver conteúdos relevantes para blogs, redes sociais, sites, páginas e afins;
- Determinar as estratégias de tráfego orgânico (SEO) e de tráfego pago (Performance).
3. Ser capaz de criar conteúdos envolventes
Um bom conteúdo, que seja interessante e valorizado pelo público, responde dúvidas, compreende dores e entrega uma linguagem com a qual o usuário se identifica.
Tratando-se de internet e redes sociais, você deve saber que há diversas opções e plataformas para veicular conteúdo on-line, e o desafio para as agências é saber em quais lugares investir entre formatos, como podcasts, posts de Stories, Reels… e plataformas, como TikTok, Instagram, Facebook e YouTube.
Com um estudo de caso, a agência consegue determinar por meio de qual tipo de conteúdo você pode conversar melhor com seu público.
4. Gerar leads qualificados
Entre os leads, há aqueles que estão mais próximos de fechar uma compra, e o desafio é entender esse público e como atingi-lo para convertê-lo em cliente.
Para isso, a agência de Marketing Digital deve encontrar formas de entregar algo valioso a esses leads qualificados de forma rápida e certeira.
5. Fazer a mensuração de cada etapa da campanha
Fazer a mensuração geral da campanha “é fácil”. O desafio está em analisar quais aspectos e combinações estão realmente gerando resultados e motivando um determinado grupo de consumidores a fechar uma compra.
Isso faz com que você saiba o que está contribuindo para o sucesso da sua marca e o que pode ser modificado para melhorar os números.
Confira: O que faz uma agência de inbound marketing
O que fazer quando uma agência de Marketing Digital não atinge suas expectativas?
Esse é um assunto delicado, pois nem sempre a agência de Marketing Digital vai conseguir entregar aquilo que foi prometido.
Aliás, há algumas que prometem até mesmo a primeira posição no Google, mas tenha muito cuidado, não caia nessas falsas promessas! O próprio Google, em suas diretrizes, alerta e nos orienta a não confiar em profissionais ou agências que fazem esse tipo de abordagem, já que ninguém tem acesso privilegiado ao mecanismo de busca para manipular resultados e garantir a primeira posição.
Mas como lidar com essa situação?
Gravamos um vídeo sobre quais pontos devem ser analisados antes de tomar qualquer decisão e o que levar em consideração na hora de trocar de agência. Confira a seguir.
No mais, se você já alinhou as metas e estipulou um prazo para que a agência reverta o caso, e mesmo assim ela não foi capaz de superar os desafios, o mais recomendável é procurar outra equipe para atender a sua empresa.
Por mais chata que a situação possa ser, lembre-se:
Quando a agência não alcança as metas ou não oferece um bom atendimento, os resultados podem ficar comprometidos, o que impacta diretamente as finanças da sua empresa.
O Marketing Digital é algo sério e você pode se beneficiar muito quando as estratégias são aplicadas de forma correta, profissional e adequada ao seu negócio. Quanto mais demorar para tomar a decisão de trocar de agência, maior será o prejuízo.
Tem dúvidas sobre a contratação de uma agência de Marketing Digital?
Se você já sabe como é importante o trabalho desempenhado por uma agência de Marketing Digital e quer tirar dúvidas sobre contratação e possibilidades de trabalho, venha conversar com a equipe da Consultoria Digital. Será um prazer atendê-lo para tirar todas as suas dúvidas!