Quando o assunto é o sucesso das estratégias de Marketing Digital da sua empresa, converter visitantes em leads – e posteriormente em clientes – é tão importante quanto atrair novos visitantes para o seu site. Afinal, de nada adianta que o número de acessos aumente sem que o número de conversões e vendas acompanhe essa tendência.
Felizmente, existem diversas ferramentas que podem ajudar a acelerar esse processo – e a landing page, ou páginas de conversão, é uma das mais efetivas nesse quesito.
Landing pages representam um dos mais poderosos recursos do Inbound Marketing, já que seu único objetivo é facilitar a conversão. Se você quer saber mais sobre o papel dessa ferramenta e como ela pode ajudar a aumentar as vendas da sua empresa, continue acompanhando este artigo.
O que é uma landing page?
Landing pages são páginas específicas do seu site onde uma oferta é exibida ao cliente. Essa oferta não é, na maioria das vezes, diretamente relacionada à venda de um produto. O intuito das landing pages é conseguir o contato do seu visitante (seja por e-mail ou telefone) e transformá-lo em um lead, ou seja, uma oportunidade de negócio.
Após conseguir essa informação de contato, sua empresa pode, então, continuar o relacionamento com esse usuário, nutrindo-o de informações e conteúdos sobre a oferta da sua empresa até que a conversão seja concretizada.
Para que essa estratégia funcione, a oferta da sua landing page precisa ser atraente à persona. Algumas ofertas comuns são e-books, webinars, aulas gratuitas e outros tipos de materiais digitais.
Quer ver como as landing pages funcionam na prática? Confira este vídeo com exemplos reais do recurso sendo aplicado em estratégias de Inbound Marketing:
Como compor uma landing page de sucesso?
Ainda que não exista uma fórmula do sucesso que possa ser aplicada em qualquer landing page e garantir altas taxas de conversão, montar uma página otimizada para a captação de leads possui algumas regras básicas. Veja algumas delas:
Título e subtítulo
O título e subtítulo devem informar ao leitor exatamente qual é a oferta da página, mantendo a comunicação curta e direta. Isso ajuda a sua empresa a filtrar os visitantes que realmente estão interessados pelo seu produto, aumentando a qualidade dos seus leads.
Esse é, sem dúvidas, o principal elemento da página. Dados divulgados pelo Copyblogger, portal de referência no assunto, mostram que 80% das pessoas que acessam a sua página leem apenas o título. Faça valer a pena!
Descrição da oferta
Pense bem: o que faria o seu visitante aceitar a oferta da sua landing page? A descrição da sua oferta é importante para alinhar expectativas, vender a ideia e eliminar dúvidas.
Ao explicar o que a landing page oferece, também seja breve. Use frases curtas e, se possível, escreva-as em tópicos. Cuidados como esses facilitam a leitura e aumentam as chances de conversão.
Formulário
O formulário é o elemento responsável pela captação das informações. Por mais que a vontade de captar o máximo de informações seja tentadora, diversos estudos apontam que o número de campos requeridos pode impactar a conversão.
Por esse motivo, opte por inserir no formulário apenas as informações absolutamente necessárias para o contato com o lead. Muitas vezes, o nome e o e-mail do visitante são mais do que suficientes.
Chamada para ação (CTA)
Outro elemento textual importante é a CTA, ou chamada para ação. Ela é usualmente composta por uma frase curta ou até por uma única palavra, a fim de dar o impulso final em busca da conversão. As CTAs são colocadas nos botões dos formulários.
Alguns exemplos de CTA são:
- Baixe agora;
- Envie;
- Conheça.
Como pôde perceber, CTAs são caracterizadas por palavras imperativas, que convidam o leitor a tomar uma atitude. Se possível, torne as chamadas para ação da sua página bem específicas, personalizando-as conforme a oferta.
Imagens
Os seres humanos são, acima de tudo, visuais. Por isso, se você deseja montar uma landing page realmente incrível, invista em imagens de qualidade. Tenha atenção, no entanto, à qualidade e ao posicionamento das artes utilizadas, assegurando que elas não atrapalhem a leitura dos outros elementos da página.
Por que a landing page é tão importante para a geração de leads?
Landing pages são recursos importantes para o Inbound Marketing, já que tem o objetivo de maximizar conversões e ajudar empresas a trabalharem o relacionamento com seus clientes.
Apesar disso, páginas como essas são apenas um dos elementos de uma estratégia de comunicação mais abrangente. Se você quer saber mais sobre Inbound e todas as suas possibilidades, continue acompanhando nosso blog. Sempre temos novos conteúdos sobre o assunto!