Aumentar a receita do seu negócio pode ser mais simples do que parece, mesmo em tempos de pandemia. Sabendo que diversos segmentos foram afetados pela crise econômica da covid-19, novas oportunidades de negócio foram criadas, principalmente para restaurantes e bares, que estão temporariamente fechados na quarentena.
O objetivo das ações é aumentar a demanda por pedidos de delivery, que atende a região dos estabelecimentos, oferecendo uma entrega rápida e refeições e bebidas de qualidade aos clientes. No entanto, para suprir a necessidade de forma assertiva, é preciso fazer alguns ajustes internos, em especial no atendimento, que deve ser constante e personalizado.
A importância do delivery para o seu estabelecimento
Em primeiro lugar, um estabelecimento deve contar com uma linha telefônica que atenda bem a sua demanda, por isso, disponibilize aos seus clientes um número de telefone e celular com WhatsApp para pedidos, dúvidas e outras informações. Além disso, uma boa solução é cadastrar o seu bar ou restaurante em aplicativos de entrega já conhecidos e muito utilizados, como iFood, Uber Eats e Rappi, que fornecem estrutura e suporte ímpares.
Para manter o negócio funcionando e o capital girando, aposte em um serviço diferenciado, com a divulgação de ofertas semanais, montagem de combos, entrega gratuita, cupons de desconto ou programas de fidelidade, por exemplo. Principalmente no momento atual, é fundamental preocupar-se com o pós-venda e fidelizar seus clientes, que, inclusive, podem gerar uma divulgação orgânica para o seu negócio.
De acordo com a Folha de S.Paulo, desde março, com o isolamento social, a busca por serviços de delivery atingiu o seu pico. Enquanto isso, a quarta edição do Kantar Thermometer divulgou que o delivery se tornou o serviço escolhido por 53% dos brasileiros durante a pandemia, chegando a ser solicitado de duas a três vezes por semana.
Como estruturar ações estratégicas para o seu negócio?
Precisando de mais motivos para investir em delivery no seu estabelecimento? Com um plano de marketing digital estruturado, bem como uma equipe treinada para oferecer o melhor serviço ao consumidor, é possível ampliar sua receita, mesmo durante essa crise.
Contudo, é preciso que as ações sejam traçadas de maneira individualizada, já que uma estratégia que funciona para uma empresa, provavelmente, não será válida para a sua, e vice-versa. O ideal é contar com o auxílio de especialistas do mercado, que irão definir um plano de negócio de acordo com a sua demanda e personas, contribuindo cada vez mais para o resultado positivo de seus processos, conectando o público ao seu estabelecimento.
Além das ações utilizadas, é fundamental que o seu restaurante ou bar esteja com as mídias sociais sendo atualizadas constantemente, afinal, muitos consumidores pesquisam sobre o estabelecimento antes de fazer o pedido. Essa é uma ótima forma de divulgar suas ofertas, opções de pagamento, de entrega e outras informações de que o seu público precisa saber. Apostar no marketing digital significa gerar um retorno de vendas e retenção, ainda que exija esforço e constância.