Realizar uma auditoria de SEO é essencial para se certificar de que o seu site está preparado para ter um bom posicionamento nas buscas do Google e, consequentemente, proporcionar maior visibilidade para a sua marca por meio de tráfego orgânico.
Neste artigo, você vai entender por que a auditoria de SEO é o primeiro passo para garantir a eficiência da otimização de sites e como ela deve ser feita.
O que é uma auditoria de SEO?
A auditoria de SEO pode ser vista como a forma pela qual você identifica possíveis erros de SEO em sites, páginas, conteúdos e estratégias. Basicamente, ela leva em consideração três análises:
- Auditoria de conteúdo interno: faz a análise dos conteúdos que estão dentro do seu site, verificando se eles respeitam questões envolvendo o uso de palavras-chave, número de palavras, relevância e assuntos pertinentes ao nicho.
- Auditoria on page: busca encontrar problemas técnicos e estruturais que estejam prejudicando a performance do seu site.
- Auditoria externa: visa identificar problemas que possam vir de outros domínios.
Como fazer uma auditoria de SEO?
Para colocar uma auditoria de SEO em prática, você precisa de um profissional especializado e ferramentas ou softwares específicos.
Existem algumas ferramentas que tentam fazer uma auditoria, porém nenhuma delas consegue ser completa igual a um profissional de SEO.
A forma que você escolher para fazer a auditoria vai influenciar diretamente os resultados obtidos, pois uma auditoria superficial pode acabar não detectando problemas mais complexos.
Se você deseja contar com um trabalho minucioso e que efetivamente vai garantir que sua auditoria seja bem feita, recomendamos que você contrate um profissional ou uma agência especialista em SEO.
No vídeo abaixo, nosso especialista em SEO, Daniel Imamura, mostra todos os tópicos que devem ser levados em consideração na hora de fazer uma auditoria de SEO:
Em uma consultoria de SEO, o profissional responsável deve avaliar os seguintes tópicos:
- Arquitetura da estrutura das páginas;
- Busca interna;
- Estrutura de breadcrumb;
- Linkagem interna;
- Rich snippets;
- Avaliação de imagens e vídeos;
- Análise de conteúdo;
- Análise de tratativa e resposta de erros de servidor (como a página de erro 404);
- Sitemap XML;
- Robots.txt;
- Formato de URLs;
- Tag canonical;
- Formato de paginação;
- Análise e orientação de event tracking;
- Validação de usabilidade mobile e desktop;
- Análise do tempo de carregamento.
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Por que fazer uma auditoria de SEO?
A resposta é simples: a auditoria de SEO é essencial para a criação de uma estratégia de SEO adequada e assertiva, que leve em consideração os objetivos específicos da marca, assim como a atual performance do site e as peculiaridades do nicho.
Uma auditoria pode te ajudar a redesenhar seu site, começar novas páginas do zero e, até mesmo, a potencializar seu SEO.
Existem alguns sinais que indicam que está na hora de investir em uma auditoria de SEO:
- Seu site parece estar com problemas no tráfego orgânico, que podem ser:
- Ele não cresce;
- Ele está caindo;
- Ele não é encontrado nas buscas feitas no Google.
- Alguma empresa ou pessoa mexeu no seu site, e você não tem certeza de que foi feito um bom trabalho no quesito SEO.
- Você deseja encontrar novas oportunidades de melhoria para o seu posicionamento no ranking de pesquisas do Google.
Importante: uma auditoria de SEO completa demanda tempo, ainda que seja feita por profissionais, uma vez que é preciso realizar as análises e acompanhar cada aspecto.
Por isso mesmo, esteja certo de contratar uma agência de SEO que tenha experiência e competência; caso contrário, a parceria pode te trazer prejuízos de tempo e dinheiro.
Veja como fazer uma auditoria de SEO
O que envolve uma auditoria de SEO?
O trabalho de auditoria de SEO leva em consideração diferentes análises, abordando todo o processo de otimização para ranqueamento no Google e visando identificar o que realmente precisa ser alterado para que sua empresa ganhe visibilidade.
Ou seja, a auditoria de SEO faz uma análise bastante minuciosa de todas as dimensões do processo de otimização, além de sempre monitorar todos esses aspectos. Podemos destacar quatro:
- SEO estrutural: análise dos fatores de SEO que envolvem a estrutura do site.
- SEO off page: observação dos links externos que o site recebe e sua qualidade.
- SEO on page: análise dos elementos de SEO que estão presentes em cada página do site.
- SEO on SERP (Search Engine Result Page): observação dos fatores de SEO que ajudam a destacar seu site ainda mais na página de resultados dos mecanismos de busca.
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Auditoria de SEO: veja como obter todos os benefícios
Uma auditoria de SEO envolve análises que podem ser muito benéficas para o seu negócio ao identificarem problemas que estejam impedindo seu site, e-commerce ou página de aparecer para o seu público durante uma pesquisa no Google ou em outros mecanismos de buscas.
Podemos considerar a auditoria como um dos primeiros passos para a elaboração de um plano de ação de SEO em seu site, independentemente do estágio em que ele se encontra.
Para ter todos os benefícios implícitos em uma auditoria, é preciso contar com quem realmente entende do assunto. A auditoria de SEO da Consultoria Digital, por exemplo, ajuda a sua empresa a analisar todo o seu site, páginas e objetivos específicos da sua marca, sempre levando em consideração o seu nicho de negócio.
Aqui, no site, você pode encontrar mais informações, assim como conteúdos muito relevantes e informativos sobre otimização de sites.
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