A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), juntamente com a AGP Pesquisas, realizou um estudo sobre o hábito de compra da população acima de 60 anos, entrevistando 503 pessoas dessa faixa etária: 82% delas afirmaram comprar em e-commerce e 18% disseram ter comprado online pela primeira vez neste período de isolamento social.
Em 2018, apenas 46% de pessoas acima dos 60 afirmaram ter feito uma compra virtual – dado que, em comparação a 2020, mostra um grande crescimento dessa população no e-commerce. Ainda de acordo com os dados da pesquisa da SBVC, 92% delas usam smartphones e 46% compram via aplicativos.
Consumidores acima dos 60 anos ficam muitas horas online
O público 60+ se mostra cada vez mais presente na Internet, seja para pesquisar ou fazer compras online. Com isso, atender às suas expectativas e necessidades é uma realidade que muitas empresas já entenderam e, por isso, passaram a investir em e-commerces voltados a tal perfil, a fim de atrair potenciais consumidores dessa faixa etária.
Entretanto, os idosos já estão conectados há algum tempo; em 2015, nos Estados Unidos, a população entre 52 e 70 anos chegou a passar, no mínimo, 11 horas online por semana. Compras e pesquisas virtuais foram registradas como a quarta atividade online mais importante, ficando atrás apenas de notícias e redes sociais, segundo dados do Mercado & Consumo.
Crescimento da população com mais de 60
Muitas empresas estão com um novo olhar para o público 60+, pois, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2060, a população dessa faixa etária mais do que dobrará de tamanho, atingindo 32,1% do total de habitantes – o que significa que os e-commerces devem se preparar para atender clientes que pertencem a esse perfil.
Os dados do Mercado & Consumo ainda mostram que 49% dos idosos têm o hábito de pesquisar e comprar produtos em lojas virtuais, uma vez que preferem recebê-los em casa, mesmo pagando frete. Assim, vê-se que o medo e receio de comprar online diminui muito – e a tendência é acabar de vez algum dia.
E-commerce já observa aumento de consumo e busca adaptação
Antes, era incomum ver idosos comprando online, no entanto, a pandemia – e o avanço da tecnologia – transformaram esse cenário. A população idosa é o grupo mais vulnerável ao coronavírus, o que faz com que seu isolamento seja mais inflexível. Por conta disso, muitas dessas pessoas aprenderam a comprar virtualmente, já que essa era – e continua sendo – a opção mais viável no momento.
O e-commerce facilita a participação de tal público no meio digital, e as lojas que atenderem que às suas necessidades podem ter um impacto positivo nos negócios. Por esse e outros motivos, as lojas virtuais devem buscar deixar o processo de compra e navegação ainda mais simples e acessível para essas pessoas, fazendo com que elas se adaptem ainda mais às compras online.
Empresas que pretendem atrair tais consumidores precisam oferecer um excelente atendimento, demonstrando boa vontade em ajudar, paciência e cordialidade. Sendo assim, otimize seu site para ter um layout claro e objetivo, com todas as informações necessárias para a compra, além das ferramentas de comunicação com o cliente, como e-mail, telefone e suporte.
Outra tendência que vem crescendo no Brasil é o volume de pesquisas virtuais; veja o que State Of Search Brasil mostra o comportamento do brasileiro com pesquisas online.