Se você deseja fazer um planejamento de marketing eficiente, é preciso adotar estratégias que gerem resultados para sua empresa, certo?
E como elaborar um planejamento que surta um efeito real? Existem atividades que geram efetivamente resultados para as empresas, ajudando-as a crescer e bater metas.
Saiba como estruturar seu planejamento de marketing com a nossa ajuda! Continue a leitura e acesse o vídeo indicado para ter todas as informações completas.
Planejamento de marketing eficiente: como fazer o seu?
O planejamento de marketing diz respeito a um conjunto de técnicas baseadas em estratégias que visam ajudar a sua empresa a atingir metas e objetivos.
Veja o passo a passo que o Daniel Imamura, nosso especialista em marketing digital, indicou para te ajudar no processo de estruturação do seu planejamento!
1. Defina as metas no setor de marketing da sua empresa
As metas do setor de marketing precisam estar alinhadas às estratégias da sua empresa como um todo.
Um planejamento sem metas alinhadas pode até trazer resultados, mas ficará longe de chegar aos objetivos visados pela empresa.
Ou seja, as metas do time de marketing devem estar totalmente correlacionadas às da empresa.
Meta SMART: o que é e por que ela é tão relevante?
A meta SMART recebe essa denominação por ser específica, mensurável, atribuível, realista e temporal. Basicamente, esse tipo de meta surgiu para ajudar as empresas a determinarem objetivos com inteligência.
Ela representa vários benefícios aos negócios por serem eficientes e promoverem foco, clareza e motivação no processo de alcançar as metas.
Utilizar metas SMART pode ser a solução para garantir que os seus objetivos sejam atingidos dentro do prazo determinado.
2. Crie o planejamento baseado nessas metas
Se em sua empresa é importante ter metas de crescimento de tráfego para gerar vendas no final do mês, por exemplo, é preciso criar o planejamento.
A ideia aqui é “quebrar” uma meta (de preferência uma meta SMART) em passos menores para que sua equipe consiga colocar em prática cada etapa e, mês após mês, mensurar de forma ativa como está o desempenho e o alcance dessas “submetas”.
É importante salientar que a meta não é algo que você alcança só ao final de um determinado período. Quando dividida em submetas, ela deve ser batida em cada uma das etapas.
De um mês para outro, cada etapa deve ser executada de forma consistente para que, ao final do período total, a meta macro seja batida.
3. Execute todo o planejamento
De nada adianta ter o seu planejamento de marketing eficiente montado e bem detalhado se a execução for falha.
Você e sua equipe precisam colocar a mão na massa para alcançar a meta e é essencial que isso seja uma prioridade para o seu negócio.
Se o seu negócio precisa investir em SEO almejando aumentar os acessos na sua loja virtual e bater suas metas de vendas, por exemplo, é preciso ter pessoas direcionadas a cuidar dessa parte do marketing, sem espaço para emergências ou tarefas que não tenham relação com a otimização de sites.
A equipe precisa ter prioridades e organizar o tempo ao executar o planejamento. É importante que haja um gestor de marketing por trás da organização das demandas para o alcance de metas.
Como a Consultoria Digital te ajuda a ter um planejamento de marketing eficiente?
A Consultoria Digital é uma agência de Marketing Digital que atua no mercado há quase 10 anos. Hoje, nossa equipe reúne os melhores profissionais em Marketing de Conteúdo, SEO, Performance, Inbound Marketing, Redes Sociais e Desenvolvimento de Sites.
Com isso, podemos fortalecer o seu planejamento de marketing eficiente, colocar em execução de forma adequada e, acima de tudo, te ajudar a alcançar as metas.
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