A transformação digital está mudando as formas de realizar pagamentos para facilitar e melhorar as transações. O Pix é o novo serviço de pagamento instantâneo do Banco Central – e já está criando expectativas muito positivas. Ele vai permitir que pagamentos sejam feitos de forma imediata 24 horas por dia.
Essa nova modalidade conecta de forma mais ágil quem irá pagar com quem irá receber. Os processos serão organizados e regulamentados pelo Banco Central, o que garante a segurança das transações. O objetivo é diminuir a complexidade das operações via cartão de crédito, que podem durar até 30 dias para serem concluídas.
As transações do Pix vão ser registradas no Blockchain, facilitando as análises de crédito e permitindo a consulta do histórico de compras dos clientes, além da possibilitar saber se eles têm inadimplências ou não e quantas contas no Pix possuem.
Principais vantagens do Pix
Entre as vantagens mais esperadas, estão:
- Aprovação de transações em 5 segundos (no máximo);
- Funcionamento 24 horas por dia em todos os dias do ano, sem interrupções;
- Transações ilimitadas;
- Facilidade para transferências e pagamentos;
- Acessibilidade, rapidez e praticidade;
- Redução de tarifas.
Esses são os pontos mais comentados no momento, porém, somente quando o serviço for lançado será possível ter uma noção melhor de todas as suas vantagens.
Como o Pix vai beneficiar o e-commerce?
Com o Pix, o e-commerce vai ser impactado de forma positiva: além de melhorar a experiência de compra do consumidor, também será mais rápido receber o lucro. Com isso, os pagamentos para fornecedores poderão ser feitos da mesma maneira, agilizando o envio e as entregas. Ou seja, toda a logística do e-commerce será melhorada, tanto para a empresa quanto para o cliente. Confira mais benefícios!
Redução dos pagamentos via boleto
O boleto é um dos meios de pagamento que podem dar problemas ao recebedor. De acordo com diversos estudos financeiros, 50% dos que são emitidos não são pagos; ademais, existem taxas para emitir o boleto bancário, o que é uma desvantagem para o e-commerce.
Independência financeira
Diferente das outras formas de pagamento, o Pix entra em poucos instantes na conta do recebedor. Com isso, o fluxo de caixa do e-commerce é otimizado, reduzindo a busca de crédito e empréstimos.
Redução de custos
O Pix será uma alternativa com menos custos de operação para os varejistas. Sendo assim, o e-commerce poderá oferecer descontos especiais aos clientes que optarem pelo pagamento por intermédio dele, aumentando sua competitividade no mercado on-line.
Captação de novos clientes
A facilidade do pagamento instantâneo com certeza interessa a muitas pessoas. Quanto mais rápido o pagamento for recebido, mais rápido a compra será despachada e, nesse ciclo ágil, o e-commerce aumentará suas vendas e receberá em menos tempo. Além disso, o Pix também é uma forma de pagamento atrativa para pessoas que não possuem cartão de crédito e desejam comprar on-line.
Todos esses benefícios vão promover melhores experiências tanto para o e-commerce quanto para os consumidores finais, sendo uma forma de aproximação que pode gerar maior fidelização e mais vendas. Por isso, é importante escolher o intermediador e os meios de pagamentos para garantir o bom funcionamento do e-commerce.
O Pix será lançado no Brasil até o final de 2020, e os pedidos para cadastrá-lo já estão sendo enviados pelos bancos. Enquanto isso, temos disponível a opção de pagar via Pay Pal, que permite compras no e-commerce por cartão de débito em carteira digital.