O crescimento do uso de dispositivos e pesquisas de voz está fazendo com que paradigmas em estratégias de SEO sejam quebrados, já que as palavras-chave deixam de ser voltadas apenas para o mobile, segundo a vice-presidente de Crescimento e Desenvolvimento Estratégico da SEMrush. Em meio ao cenário, empresas avaliam a necessidade de adaptação ao novo modelo de busca, a fim de se destacar nas primeiras posições de pesquisas feitas por áudio.
Com o objetivo de oferecer a melhor experiência ao cliente, a demanda por sistemas de reconhecimento por voz é cada vez mais requisitada pelas marcas. Sendo assim, é válido destacar que uma das principais vantagens dessa ferramenta baseia-se na captação do áudio, que realiza a conversão em opções de compra ou em rotas de GPS pelo Google.
Taxa de adesão aos sistemas de voz
Ainda de acordo com a vice-presidente de Crescimento e Desenvolvimento Estratégico da SEMrush, o assistente do Google é capaz de entender quase 30 idiomas, com uma taxa de erro por palavra-chave de apenas 4,9%, analisada em 2019. Ela também aponta que mais de 30% dos usuários de smartphones utilizam a busca por voz, no mínimo, uma vez por semana.
Por serem consideradas mais rápidas e práticas, 47% dos usuários americanos possuem uma grande expectativa de aumento do uso de pesquisas por voz até o final do ano. Somente nos EUA, há, aproximadamente, 54 milhões de pessoas que utilizam o sistema de voz em casa, sendo que 14 milhões adquiriram a tecnologia recentemente, no ano de 2018.
Funcionalidades do dispositivo de voz do Google
O dispositivo e assistente de voz, Google Home, destaca-se por sua tecnologia, uma vez que utiliza diversos fatores, como ranqueamento no topo, backlinks, contagem de palavras, snippets em destaque, HTTPS, facilidade de leitura e maior velocidade da página, para apresentar, de forma otimizada, os resultados de busca. Portanto, para uma empresa aparecer bem posicionada nos resultados de busca por voz, é necessário estar atenta aos fatores levados em conta pelo dispositivo.