A pesquisa chamada “Perspectivas para o Mercado Digital”, realizada pela mLabs, revelou que o TikTok e o Spotify serão as grandes apostas para o mercado digital em 2021. Ambos ficaram empatados em primeiro lugar na apuração das informações coletadas com 28% das menções, seguidos pelo Telegram com 22% de menções.
A mLabs, ferramenta online de gerenciamento de redes sociais, afirma que o conteúdo diversificado disponível nas plataformas – como os vídeos e podcasts, por exemplo – foi responsável por impulsionar o uso do TikTok e Spotify, chamando atenção de empreendedores que pretendem usar os aplicativos como ferramenta de negócio.
A pesquisa mostra que o Instagram (96%), WhatsApp (88%) e Facebook (83%) são os canais indicados para concentração de aportes. Esses canais já possuem performance comprovada, oferecendo mais segurança para as empresas digitais. Ou seja, publicidades feitas nessas plataformas são vantajosas e têm retorno praticamente garantido, com alto engajamento e custo acessível para os empreendedores.
Profissões e ferramentas que são apostas no mercado digital em 2021
Segundo o levantamento da mLabs, os analistas de social media (75%) foram os profissionais mais buscados este ano por empresas e agências de comunicação, seguidos por analistas de inbound (64%) e programadores de web (61%).
Entre as ferramentas tecnológicas mais buscadas em 2021 a pesquisa cita:
- Social Ads (85%);
- Links Patrocinados (81%);
- SEO (81%);
- Automação de Marketing (77%);
- Monitoramento de redes sociais (86%);
- SAC Social/ Social CRM (71%).
As porcentagens indicam a necessidade das ferramentas de automação e social CRM, antes de focar apenas na Inteligência Artificial. O investimento em cima de estratégias de Marketing será focado em vendas por meio das redes sociais, o que reforça a relevância dessa prática.
Período de pandemia vem impulsionando o mercado digital
A pandemia da Covid-19 chegou no ano passado e instalou uma crise no mundo inteiro. Com isso, a internet mostrou ser uma solução favorável para vendas e compras. O uso das redes sociais como canal de vendas aumentou e se tornou uma estratégia para empreendedores e empresas. Saiba como utilizar o podcast na estratégia de Marketing Digital da sua empresa.
Outros hábitos decorrentes da pandemia, como o home office, videoconferências, reuniões online (91%), treinamentos online (88%) e eventos online (86%) por meio de plataformas online, aumentaram os downloads de aplicativos como o Zoom e o Google Meet. Essa prática ganhou força e pode ser adotada após a pandemia.
Tendências digitais dos pequenos negócios em 2021
Em 2021, o comércio online tende a crescer ainda mais para pequenos e grandes negócios. Antes, vender online era uma alternativa, hoje, vender pelos canais disponíveis na internet (como sites e redes sociais) é a principal estratégia de muitas empresas e pode ajudar os empreendedores que estão começando agora.A pandemia mostrou que os pequenos negócios podem crescer muito na internet investindo em estratégias digitais de Marketing. As redes sociais, como o Instagram, WhatsApp, Facebook, TikTok, Spotify, Telegram e outras, se tornaram ferramentas para essas empresas e vão continuar em alta no mercado digital 2021. Para ajudar ainda mais, veja aqui como fazer seu negócio dar certo.