A Semana do Brasil é uma data comercial criada pela Secretaria de Comunicação do Governo Federal (Secom) e pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) com o intuito de impulsionar o consumo, prometendo até 70% de desconto para consumidores.
Enquanto grandes varejistas não perderam a oportunidade de lucrar com a data, muitos pequenos empresários do ramo deixaram esse momento passar despercebido, segundo pesquisa realizada pela Loja Integrada.
Como foi a Semana do Brasil?
Durante o período de 4 a 13 de setembro, lojas de e-commerce brasileiras faturaram cerca de R$ 2,3 bilhões, com um crescimento de 25% em relação a 2019. Durante o ano passado, o crescimento foi de 41% em relação ao ano anterior.
Ainda que a Semana do Brasil tenha apresentado um crescimento menor, o primeiro semestre de 2020 deu muitos motivos para que donos de e-commerces comemorassem: o setor já faturou 47% a mais que o mesmo período de 2019.
Os setores de turismo e transporte ficaram de fora do crescimento geral, uma vez que caíram 55,8% em crescimento em relação ao ano passado. O varejo físico também sentiu o impacto de maneira significativa, registrando uma queda de 10,3% em seu faturamento.
Segundo dados levantados pela Nielsen, 57% das compras realizadas durante a Semana do Brasil foram feitas por meio de dispositivos móveis, como smartphones ou tablets. A importância de sites otimizados para tais plataformas, portanto, é cada vez mais evidente.
Leia também: Vendas de e-commerce no Dia dos Pais crescem mais de 100% em 2020
Como me preparar para a Semana do Brasil de 2021
O evento ainda é relativamente novo, mas, a cada ano, mais consumidores esperam pela data e permanecem atentos aos descontos oferecidos.
Nesse sentido, investir no SEO para e-commerce pode ser uma das escolhas mais inteligentes que você pode fazer pelo seu negócio, uma vez que a estratégia pode gerar um número maior e mais consistente de conversões que ajudarão a impulsionar o seu negócio durante todo o ano, não apenas em eventos sazonais.
A otimização para mecanismos de busca, entretanto, é um estratégia a longo prazo. Então, se você quer que o seu e-commerce tire o máximo de proveito da Semana do Brasil do ano que vem, precisa começar a pensar nas táticas para atrair clientes de forma orgânica desde já.
Consultoria Digital: uma agência especializada em SEO para e-commerce
A Consultoria Digital tem uma sólida experiência no que se diz respeito à aplicação de estratégias de SEO para lojas virtuais, sabendo exatamente quais são as práticas que melhor se aplicam a cada segmento.
Desde a criação e otimização de sites até a elaboração de conteúdo relevante para seus clientes, a Consultoria Digital tem uma ampla gama de ferramentas para ajudar a sua empresa a vender melhor nos meios digitais, seja em eventos como a Semana do Brasil, a Black Friday ou qualquer outra data importante para o seu negócio.
Acesse nosso site e saiba como podemos ajudar a aumentar suas conversões por meio do SEO!