A pesquisa realizada pelo Ebanx entrevistou 3,2 mil latino-americanos e revelou que 72% dos brasileiros fizeram compras online via aplicativos na pandemia. Os dados da pesquisa mostram que 42% dos brasileiros realizaram compras online por meio do smartphone mais de 10 vezes na vida.
A pandemia impactou na economia e nos hábitos dos consumidores, 71% dos brasileiros afirmaram que pretendem comprar online mais vezes, priorizando a modalidade de compra digital. A tecnologia facilita essas operações, de acordo com a pesquisa, 56% dos consumidores pagam os boletos por meio do app do banco.
O Brasil registrou um grande aumento no uso da internet durante a pandemia da Covid-19, incluindo as classes sociais mais baixas da população brasileira. O crescimento foi impulsionado por ferramentas de compras online e por plataformas de streaming.
Aumento das compras online durante 2020
Segundo a pesquisa da Cetic (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), o comércio eletrônico e aplicativos para compras online foram considerados fundamentais durante a pandemia. O setor do e-commerce registrou um crescimento de 39% em 2018 para 70% em 2020. Entre os marketplaces mais populares do Brasil, estão: Mercado Livre, Americanas e OLX.
O estudo da Panorama Mobile Time/Opinion Box entrevistou 1.753 usuários de smartphones para saber quais foram os aplicativos mais utilizados nesse período. A pesquisa mostrou que os principais aplicativos usados para compras online foram: Wish, Amazon e iFood. Além disso, a pesquisa aponta que essas plataformas registraram aumento no uso pela 3ª vez consecutiva no Brasil.
O maior crescimento ficou para o iFood, que foi citado por 29% dos entrevistados. Os sites, plataformas e aplicativos para compras online estão sendo acessados cada vez mais por usuários de smartphones.
O número de pedidos de comida por delivery cresceu muito na pandemia, as entregas saltaram de 62% em setembro de 2019 para 72% em março de 2020. Segundo a pesquisa da Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, somando os dados dos principais apps de delivery de comida (iFood, Uber Eats e Rappi), o crescimento foi de 94,67%.
Consumidores se mostram mais satisfeitos
A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box mostrou que houve um aumento na satisfação dos consumidores que fizeram compras online por meio de smartphones. Os dados mostram que 85% dos brasileiros já compraram online usando o celular e 54% desses consumidores se sentiram muito satisfeitos. Outros 35% afirmaram estar satisfeitos, 10% se mostraram indiferentes e 1% declarou desgosto com a experiência.
O e-commerce deve crescer em 19% com a chegada de mais de 25% de consumidores online esperados para 2021, de acordo com os dados da Ebanx. As plataformas estão se preparando cada vez mais para atender a esses clientes digitais, o WhatsApp, por exemplo, lançou a função de carrinho de compras nas conversas com lojas, para melhorar e facilitar a experiência dos usuários.
As vendas online vão continuar fortes em 2021, chegando a faturar cerca de R$ 110 bilhões de acordo com a expectativa da Ebit | Nielsen. O setor está em ascensão, sendo valorizado cada vez mais pelos usuários. Veja o que esperar no Marketing pós pandemia.