A pesquisa realizada pela Capterra, plataforma da Gartner que faz comparação de softwares, revelou que 61% dos consumidores ainda desconhecem a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que entrou em vigor no mês de setembro. A LGPD foi criada para estabelecer direitos e princípios para o uso de dados pessoais de consumidores.
Os dados coletados mostram que as novas regras da LGPD devem aumentar o nível de consciência dos consumidores em relação ao domínio e manuseio de seus dados. No entanto, 72% dos consumidores acreditam que as empresas não estão prontas para cumprir com a lei.
Outra pesquisa sobre a LGPD, dessa vez realizada pela Serasa Experian, apontou que 13% dos consumidores entrevistados afirmaram que tiveram problemas com dados expostos e vazados indevidamente por hackers ou fraudes. Essas informações reforçam que as empresas precisam fazer esforços para se adequar à LGPD e assegurar a proteção dos dados de seus consumidores.
A preocupação dos brasileiros com seus dados
O estudo da Serasa Experian apontou que somente 29% dos consumidores brasileiros já fizeram contato com alguma empresa para questionar o uso de seus dados pessoais, antes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) ter entrado em vigor.
As informações das pesquisas mostram que o consumidor brasileiro estava pouco atento aos dados fornecidos para empresas. Agora, com os conceitos da LGPD, os consumidores se mostraram mais interessados em proteger seus dados e, embasados pela LGPD, muitos farão isso com mais frequência.
A nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) cria expectativas otimistas em relação ao comportamento de empresas e consumidores sobre o assunto. A nova LGPD dará mais segurança às pessoas que fornecem seus dados, e as empresas que os manipulam terão que ter ainda mais responsabilidade.
Saiba mais sobre a LGPD do Brasil
LGPD é a sigla para Lei Geral de Proteção de Dados, sancionada em agosto de 2018. Essa lei estabelece regras sobre coleta, tratamento, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais, implicando penalidades para organizações que não cumprirem com as novas normas de proteção.
A Lei Geral de Proteção de Dados faz com que o Brasil entre para o time dos 120 países que possuem lei específica para segurança de dados pessoais. A LGPD preenche lacunas, complementa e regulamenta o uso de dados no país, uma vez que, anteriormente, os dados pessoais circulavam com muita exposição e pouca privacidade.
A LGPD e o uso de dados no Marketing Digital
A LGPD trouxe mudanças para o Marketing Digital. O uso de informações pessoais só poderá ser feito quando permitido pelo próprio usuário. Ou seja, as empresas vão precisar usar estratégias inteligentes, eficientes e relevantes para atrair pessoas. Saiba mais sobre as estratégias de Marketing Digital e a LGPD.
As agências de Marketing Digital devem analisar e adequar suas estratégias para estar em conformidade com a lei e preservar a boa relação com seus clientes. Essas mudanças podem e devem ser usadas para evolução e criação de novas táticas, e ações baseadas na identificação, reconhecimento de preferências, interações e relações mais transparentes.