A Provokers realizou uma pesquisa sobre as intenções dos brasileiros para a Black Friday de 2020, apontando as principais mudanças que devem acontecer nesse evento promocional em comparação ao do ano passado. De acordo com os resultados da pesquisa, a Black Friday vai ser diferente esse ano.
Saiba mais: O que é a Black Friday?
Uma das principais mudanças será a relevância digital, já que as lojas online foram apontadas como o principal canal de compras em 2020. A pesquisa mostra que 54% dos consumidores pretendem comprar nessa Black Friday e que as maiores intenções de compra são para as categorias de móveis, games, brinquedos e imóveis.
Impacto da pandemia colaborou para mudanças na Black Friday
Muitos brasileiros perderam seus empregos na pandemia, e a diminuição de renda dessas pessoas também reflete nas compras. Em comparação à Black Friday 2019, o percentual de intenção de compra caiu 8 pontos, mostrando que o consumidor brasileiro está mais consciente e preocupado com suas finanças.
A pandemia também impulsionou as vendas online, dando maior destaque para o e-commerce, já que as lojas virtuais são uma ótima opção para evitar aglomerações, além de possibilitarem uma compra com mais segurança e comodidade. Na Internet, também fica mais fácil fazer a comparação de preços, o que é mais uma das muitas vantagens que atraem os consumidores para o ambiente online na Black Friday 2020.
A pesquisa mostra que 40% dos consumidores pretendem comprar exclusivamente no digital, um aumento de 7% em relação ao ano passado. Tal número ainda deve aumentar, pois 34% dessas pessoas responderam que têm intenção de comprar em lojas virtuais e físicas. No entanto, podem acabar optando pelo e-commerce para sua própria segurança e conforto.
Pesquisas para compras na Black Friday já começaram
Independentemente do canal escolhido para realizar as compras na Black Friday 2020, 41% dos consumidores já começaram a buscar os itens que desejam, e 82% vão fazer pesquisas online antes de comprar.
As categorias mais relevantes no ambiente virtual são passagens, games, serviços financeiros e pacotes de Internet. Já no ambiente offline, o foco é para as categorias de veículos, moda, alimentos e bebidas.
Potencialize suas vendas por meio do SEO para e-commerce
Para atrair mais leads e vender mais na Black Friday 2020, investir em estratégias SEO para e-commerce é essencial, já que tais técnicas visam oferecer o melhor resultado para o que as pessoas procuram dentro do contexto apresentado. Além disso, o SEO também posiciona um site por meio de otimizações – tanto de codificação quanto de conteúdo – em melhores posições, atraindo mais usuários e consumidores.
A Consultoria Digital está totalmente preparada e atualizada com as mais recentes práticas do mercado de SEO, o qual um real e significativo impacto nas vendas – principalmente em relação aos e-commerces. Temos profissionais especialistas em posicionar sites à frente de seus concorrentes! Então, prepare-se para essa Black Friday – que será mais digital do que nunca! Invista em otimizações para o seu e-commerce.