Em setembro de 2020, o PayPal, uma das principais empresas do setor de pagamentos on-line, inaugurou o uso de cartões de débito em carteira digital durante a realização de compras virtuais.
A novidade, que conta com o apoio de alguns dos maiores bancos brasileiros, como o Itaú, Bradesco, Nubank, Next, C6, Inter e Caixa Econômica Federal, tem o objetivo de fomentar o uso de cartões de débito nos e-commerces. Estima-se que 58 milhões de pessoas poderão usar a nova ferramenta, o que representa 70% da base de cartões de débito no País.
Como pagar compras em débito utilizando o PayPal?
Para utilizar o serviço, o cliente precisa ter uma conta no PayPal e adicionar seus cartões de débito à carteira digital. Atualmente, mais de 350 mil lojas on-line brasileiras o aceitam como método de pagamento.
Cartões que possuem funcionalidade de crédito e débito também podem ser utilizados. Em casos como esse, a funcionalidade a ser ativada deve ser escolhida pelo cliente no momento do cadastro do cartão no PayPal.
A escolha do pagamento acontece na hora do checkout da mesma forma que clientes já estão acostumados, bastando escolher a opção no site em que a compra está sendo realizada.
Saiba mais: Escolher o intermediador e os meios de pagamento é fundamental para um e-commerce
O que é o PayPal?
Ficou curioso com a novidade, mas nunca ouviu falar sobre o PayPal? Essa é uma empresa que conta com mais de 179 milhões de usuários no mundo todo e tem o objetivo de funcionar como uma carteira digital, armazenando, com segurança, os dados de cartão de crédito – e agora, também, débito – de seus clientes, a fim de evitar que eles precisem digitar os dados repetidamente em diferentes sites.
Além de oferecer mais praticidade, o PayPal também fornece mais segurança, uma vez que os dados não são compartilhados diretamente com o site onde a compra está sendo realizada, o que evita fraudes.
Leia mais: 3 estratégias para aumentar as vendas da sua loja virtual
Quais são as taxas para usar o serviço?
A rede de cobertura de parceiros do PayPal inclui 350 mil lojas diferentes. Para lojistas, as taxas dos pagamentos recebidos por meio do cartão de débito de uma conta PayPal é 4,79% do valor da transação.
Em casos nos quais os valores da transação precisam estar disponíveis no prazo de 24h, há um acréscimo de R$ 0,60 por transação. Já quando a disponibilidade tiver o prazo de 30 dias, a taxa é de 3,60% mais R$ 0,60 fixos por cada transação.
Apesar de não oferecer máquinas de cartão, o PayPal é uma opção de pagamento muito útil para lojas virtuais, vendas por e-mail, marketplaces e e-commerces no geral.