Para gerenciar suas redes sociais, ou a rede social da sua marca, é preciso elaborar um planejamento que considere a mensuração de dados, a produção de conteúdo relevante e atraente, expertise em relação a mídias sociais, entre outros detalhes importantes.
Pode não ser uma tarefa simples, mas não se preocupe. Preparamos este artigo para que você possa se orientar e saber como é feito um gerenciamento inteligente de redes sociais. Continue a leitura!
O que é gerenciamento de redes sociais?
O gerenciamento de redes sociais envolve um conjunto de ações que você coloca em prática para melhorar o uso e a performance das suas redes – e isso vai muito além de apenas fazer publicações regularmente.
O processo de gerenciar uma rede social leva em conta a produção de conteúdo envolvente e engajador, planejamento de postagens e monitoramento de dados.
Isso significa que o gerenciamento começa antes mesmo da primeira publicação ir ao ar. Você precisa de objetivos, foco, organização e auxílio profissional para elaborar conteúdos que possuam a identidade visual de sua marca e saibam dialogar com seu público-alvo.
Qual é a importância de fazer uma boa gestão de mídias sociais?
Todo mundo está nas redes sociais, inclusive marcas que buscam crescer no ambiente virtual. Mesmo pequenas empresas podem ter um perfil nas redes, tanto para gerar engajamento quanto para estabelecer um canal de diálogo aberto com o público.
Ou seja, as mídias sociais podem ser determinantes para um bom desempenho e a consolidação de uma marca.
Para se destacar de fato, é fundamental fazer um gerenciamento inteligente das redes sociais, começando por saber em quais delas a sua marca deve estar e como se diferenciar dos concorrentes.
Devo estar presente em quais redes sociais?
Na hora de escolher a rede social em que sua marca deve estar, procure descobrir onde seu público-alvo está.
A melhor forma de acessar esse tipo de informação é fazendo alguns testes práticos. Você pode criar um perfil em uma rede social, como Instagram, e observar se seus potenciais clientes engajam por lá.
Como montar a minha estratégia nas mídias sociais?
De nada adianta ter um perfil em uma rede social e não saber o que fazer com ele, não é mesmo? A estratégia é o pulo do gato se o seu objetivo é ter presença on-line, gerar engajamento e atrair novos clientes em potencial.
Essa etapa é crucial e, ao mesmo tempo, é onde muitas empresas erram justamente por não verem o quão importante é investir no gerenciamento de redes sociais.
O primeiro passo
Para começar, é crucial definir qual é o principal objetivo ao criar um perfil nas mídias sociais.
Você pretende gerar engajamento? Criar um diferencial perante a concorrência? Ser um canal de comunicação com os clientes? Educar as pessoas por meio de conteúdos? Fechar vendas?
São muitas possibilidades e elas precisam estar atreladas à sua estratégia de gerenciamento das mídias.
A produção de conteúdo
Tenha em mente que as redes sociais são onde, muitas vezes, você fará o primeiro contato com potenciais clientes, e eles terão espaço para fazer comentários e dar feedbacks em seus posts.
Por isso, é de extrema importância produzir conteúdos de qualidade, que ofereçam respostas e soluções para as dores do público.
Quer saber mais sobre criação de conteúdo? Confira nosso e-book sobre os principais mitos do Marketing de Conteúdo.
Possíveis sazonalidades
Como já falamos, é essencial definir os objetivos da sua estratégia de gerenciamento das redes sociais, e ela pode estar atrelada a determinados momentos que influenciam o seu nicho.
Há datas ao longo do ano que influenciam mais ou menos nas vendas de determinados nichos, como no caso de uma loja de roupas no final do ano, por exemplo, quando a maioria das pessoas busca novos looks para o Natal e Ano Novo.
Tendo estabelecido essas três etapas fundamentais, é chegada a hora de gerenciar suas redes sociais na prática.
Passo a passo para gerenciar minhas redes sociais
É chegada a hora de gerenciar suas redes sociais, e nós elaboramos um vídeo mostrando um passo a passo completo.
Para fazer uma gestão de redes sociais eficiente, é importante que você:
- Tenha clareza sobre seu público-alvo, afinal, conversar com quem tem mais chances de se tornar um cliente de fato é muito mais efetivo do que tentar atingir todas as pessoas;
- Monte um planejamento de publicações, o que não significa postar um conteúdo no perfil toda vez que tiver um tempo livre. É preciso criar um verdadeiro calendário editorial de posts;
- Obtenha auxílio profissional por meio de uma consultoria de redes sociais. Aqui na Consultoria Digital, nossa equipe de especialistas multidisciplinar realiza a gestão de diversos perfis;
- Mensure o nível de engajamento das publicações, já que isso é fundamental para atualizar as estratégias e obter resultados melhores.
Importante: muitas empresas, em um primeiro momento, acreditam ser muito fácil manter uma rede social ativa, mas, na prática, não empenham tempo suficiente para cuidar do que é preciso.
Por isso é tão recomendável procurar os serviços de consultoria de redes sociais com profissionais que são especialistas no assunto.
Gerenciamento inteligente de redes sociais pela CD
A Consultoria Digital é uma agência que fornece gerenciamento de redes sociais com total profissionalismo. E, além disso, enquanto a nossa equipe cuida e nutre suas redes sociais, você pode focar no seu negócio.
Entenda como ocorre o gerenciamento de redes sociais na Consultoria Digital
- Com o planejamento em mãos, profissionais com expertise em redes sociais seguem um processo organizado com base em pautas estruturadas, que detalham como deve ser o conteúdo e a arte de cada publicação;
- A equipe responsável, formada por redatores, designers e revisores, elabora as partes textuais, desenvolve as artes e revisa todo o material, a fim de garantir a qualidade e mitigar inadequações ou erros gramaticais;
- Depois dessas etapas, o material é enviado para a aprovação do cliente;
- Em seguida, depois de obter a aprovação, a equipe responsável pela publicação realiza o agendamento, selecionando estrategicamente a melhor data e horário;
- E, depois disso, o trabalho da CD não para por aí: nós também acompanhamos o desempenho das publicações, levando em conta os dados de engajamento e alcance para entender o que está dando certo e o que precisa ser otimizado.
Quer saber mais sobre o serviço de gerenciamento inteligente de redes sociais da Consultoria Digital? Entre em contato e peça já um orçamento.