A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS) divulgou dados mostrando que 78% das compras online realizadas no Brasil são pagas por meio de um cartão de crédito. Segundo as informações da ABECS, o cartão de débito ainda representa uma pequena porcentagem das compras online, sendo registrada em 6,5%.
Acontece que os consumidores, muitas vezes, nem sabem que é possível utilizar o cartão de débito online, e os que sabem podem se sentir inseguros em realizar uma compra com ele, visto que é um cartão diretamente vinculado à conta corrente. Para aumentar a segurança da compra com esse cartão, a indústria de pagamentos está trabalhando para tornar o débito online tão seguro quanto o crédito.
A opção de realizar uma compra online com cartão de débito representa uma facilidade de pagamento em que o consumidor tem total controle de seus gastos, podendo ver de imediato qual é o seu saldo. Assim, ele é um meio de pagamento conveniente e eficiente para o consumidor e para o lojista.
As vantagens do pagamento online via cartão de débito
Segundo as informações da Mastercard, empresa global de tecnologia do setor de pagamentos, 38 milhões de pessoas possuem apenas cartão de débito, e cerca de 20 milhões possuem cartões múltiplos, porém o crédito não está ativo. A utilização ampla e segura do débito online no meio digital fará com que 58 milhões de consumidores consigam realizar compras virtuais utilizando o cartão de débito.
O e-commerce que aceitar essa modalidade de pagamento pode aumentar 18% do volume de transações em comparação a lojas virtuais que trabalham apenas com a função crédito – e, em alguns casos, o valor pode chegar a até 30% de volume extra. Escolher o intermediador e os meios de pagamento é fundamental para um e-commerce garantir bons resultados!
Além disso, a fraude, principal motivo de insegurança dos consumidores para pagamentos online via cartão de débito, será reduzida ao máximo com o novo protocolo de segurança. No e-commerce, o risco já é baixo, chegando no máximo a 1%.
Carteiras digitais facilitam a compra online com cartão de débito
As carteiras digitais, como, por exemplo, o Pic Pay, permitem compras no e-commerce por cartão de débito. Plataformas como Spotify, Netflix, iFood, Rappi e Uber aceitam o débito online, e a tendência é que muitas outras plataformas e lojas digitais passem a aceitar essa modalidade de pagamento.
As carteiras digitais armazenam os dados financeiros de cada cliente, o qual pode acessar essas informações para realizar pagamentos e transações a qualquer hora em estabelecimentos virtuais ou físicos que também usam o serviço.
Projeção da ABECS mostra que a compra online com cartão de débito será promissora
A previsão é que, em breve, a compra online com cartão de débito seja a forma de pagamento principal nas lojas virtuais. Estima-se que o potencial dessa modalidade gere, no mínimo, R$ 160 bilhões em compras ao ano, o que significa 50 vezes o resultado do ano de 2019.
É por esse motivo que o vice-presidente de risco da Visa do Brasil acredita que a função débito online dos cartões emitidos poderá substituir os pagamentos realizados via boleto, que geralmente são os pagamentos que mais demoram para serem aprovados. Isso vai popularizar e aumentar a escolha pelo débito online, favorecendo tanto quem possui e-commerce quanto o consumidor.