Em tempos de crise econômica, estabelecimentos, como padarias, utilizam o Marketing Digital para manter o negócio em funcionamento. Isso quer dizer que muitas empresas do setor de panificação têm buscado por serviços de divulgação em suas redes sociais e páginas, como sites e anúncios do Google, por exemplo.
Portanto, para se adaptar ao período da pandemia, as padarias possuem o objetivo de ampliar suas vendas, mantendo o equilíbrio em suas receitas e atingindo novos consumidores por meio do aumento de sua visibilidade na internet, visto que milhares de pessoas estão mais conectadas neste momento.
Mudanças de comportamento dos consumidores
De acordo com o presidente do Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão), os empresários que estão ampliando a presença digital de seus empreendimentos terão grandes chances de melhorar suas vendas, bem como se destacar da concorrência em tempos adversos. Com isso, ele afirma que “com a concorrência cada dia mais acirrada, a consolidação dos processos de marketing é uma questão de sobrevivência”, visto que as estratégias de Marketing Digital possibilitam um atendimento personalizado e presente aos consumidores, sendo um ponto fundamental para a jornada de compra.
Neste sentido, a expectativa é de que a quarentena dure além do esperado, sendo válido que estabelecimentos, como padarias, se adequem às necessidades de seus clientes, como o oferecimento de catálogos online, ofertas e entregas por delivery. Além disso, embora seja um período complexo, o isolamento social pode gerar novas oportunidades de negócio, já que muitos consumidores irão prezar cada vez mais pela segurança e conforto, sendo necessário, para além da loja física, possuir um canal de comunicação online.
Como a pandemia pode influenciar a visão dos empresários
Com a chegada do novo coronavírus, muitos empreendedores enfrentam o desafio de manter em alto nível a empresa, além de continuar com o número de vendas favorável. Sendo assim, padarias, por exemplo, que são tradicionais, veem a necessidade de se desprender de estratégias antepassadas, apostando, principalmente, neste momento, no meio digital. Por isso, é fundamental que os empresários tenham uma nova visão de negócio, deixando de lado panfletos, banners e a mídia offline, já que é tempo de estarmos, mais do que nunca, conectados à internet.
Ainda assim, é válido destacar que a divulgação online, seja com conteúdo nas redes sociais, seja por meio de anúncios nos principais buscadores da internet, é mais segura e possui um custo menor, podendo alcançar uma quantidade maior de pessoas. Dessa forma, o empreendedor pode segmentar o seu público-alvo e atingir os consumidores que realmente estão interessados nos produtos e serviços que seu negócio oferece, traçando uma boa estratégia.
Para se adaptar à crise, respeitando as medidas de isolamento social, uma das soluções é o oferecimento de um catálogo online, nas redes sociais, em sites ou até mesmo pelo WhatsApp comercial do estabelecimento. Entrando em contato direto com seus clientes e enviando novidades semanalmente, é possível estabelecer uma conexão direta a fim de fidelizá-los, mesmo sem contato físico.