O Marketing de Performance foca-se em resultados e serve como um guia para as tomadas de decisão. Para isso, é importante ter como base indicadores de informações relevantes, como o Key Performance Indicator (KPI) – ou Indicador-Chave de Desempenho. Os KPIs são ferramentas usadas para medir o sucesso de determinada ação, apontando o que melhor funciona para garantir que os objetivos de uma empresa sejam atingidos.
Esses indicadores facilitam o trabalho de acompanhamento, as análises e a possibilidade de mensuração, dando a real indicação do que surte efeito ou não em determinado público-alvo. Ou seja, ter KPIs bem definidos é fundamental para a estratégia de uma empresa.
Critérios de avaliação e os principais KPIs do Marketing de Performance
A meta SMART é uma metodologia prática e específica para projetos e negócios, podendo ser usada como critério de avaliação. Conheça, a seguir, mais sobre as definições desse método.
S (specific/específica): para atingir um objetivo proposto, é imprescindível garantir que todos os envolvidos tenham entendimento específico e compreensível acerca da meta, realizando ações necessárias para obter bons resultados.
M (mensurável): as metas precisam ser mensuráveis para a equipe acompanhar e identificar o progresso, afinal, é preciso saber qual é o resultado esperado e quanto tempo será necessário para alcançá-lo.
A (atingível): é fundamental que as metas criadas sejam possíveis de atingir, sendo necessário levar em consideração o histórico da empresa e a opinião dos funcionários para traçar uma meta atingível.
R (relevante): definir uma meta relevante fará com que os envolvidos sintam-se motivados a alcançá-la. Ter metas interessantes e relevantes para toda a equipe é uma das chaves para garantir bons resultados.
T (temporal): toda e qualquer meta traçada deve ter um prazo para ser cumprida, caso contrário, pode se estender por muito tempo e acabar não sendo realizada. Dessa forma, estabelecer um período e definir um prazo final para efetivá-la são fatores motivacionais.
Confira o vídeo: Como definir metas SMART no Marketing Digital
Entre os principais KPIs, podemos citar:
- Leads: a empresa deve garantir uma boa gestão de leads para aumentar as oportunidades de vendas e conversões. Acompanhar esses dados é essencial para analisar se os esforços estão gerando resultados ou se mudanças devem ser feitas.
- Engajamento: a presença nas mídias sociais é importante para compartilhar conteúdos, fortalecer a presença da empresa e aumentar a interação com o público-alvo. Esse KPI pode ser monitorado por meio do aumento de seguidores, curtidas, compartilhamentos e outras métricas disponíveis nas próprias plataformas.
- Tráfego: publicar conteúdos de qualidade, adequados e relevantes para cada público-alvo é uma maneira de manter a frequência de visitas alta, permitindo que isso sirva como termômetro para a empresa trabalhar a etapa do funil de vendas.
O KPI é um recurso fundamental para o crescimento da empresa e para as estratégias de Marketing de Performance, facilitando a identificação e correção das ações e processos. As tendências de consumo estão mudando constantemente, e a empresa que trabalha com KPI está mais bem preparada para se adequar a essas mudanças de forma ágil.
Mensurar os processos de Marketing do seu negócio com os KPIs é algo que, em relação à concorrência, faz a diferença no mercado. Existem diversos indicadores-chave que podem servir para avaliar se as estratégias usadas estão sendo efetivas ou não. Assim, esses recursos ajudam a verificar a evolução real de cada projeto – por isso, saiba a importância dos KPIs para um projeto de SEO.
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