Apesar da crise econômica causada pela pandemia, novas oportunidades de negócios no mercado surgiram. Com isso, podemos observar que a forma de reinventar ações para o crescimento do número de vendas e faturamento dos estabelecimentos fez com que diversas empresas investissem nos pontos certos.
Os comportamentos de consumo mudaram e, com isso, uma estratégia que estava sendo adotada há um tempo, talvez não faça mais tanto sentido no momento atual, mostrando a necessidade da adaptação aos novos tempos.
Enquanto alguns estabelecimentos estão temporariamente fechados e com suas atividades paralisadas, muitos estão aproveitando o momento para modificar seu modelo de negócio, a fim de aumentar seu faturamento durante a quarentena. E é a partir de ações como essa que se originam os três nichos que mais cresceram com a pandemia da covid-19.
Quer saber quais são esses nichos e como eles estão se destacando no mercado durante esse período? Confira a seguir.
Nicho 1: Alimentação
Você já deve ter notado que o número de pedidos por delivery de comida aumentou na quarentena, certo? O ramo da alimentação é um dos principais segmentos que tem faturado durante a crise, seja em restaurantes, lanchonetes, mercados, cafeterias, entre outros empreendimentos.
Ao disponibilizarem novas formas de compra, com entrega rápida por delivery, o faturamento de muitas empresas não só se manteve positivo, como também cresceu durante a pandemia.
Isso se deve, muitas vezes, à parceria com aplicativos de entrega, como iFood, Uber Eats e Rappi, que intermedeiam o pedido com o consumidor final e tornam a experiência de compra mais prática, oferecendo alguns cupons de desconto, também como um diferencial.
Nicho 2: Decoração
Assim como as técnicas de DIY (“do it yourself”, em inglês, ou “faça você mesmo”, em tradução livre para o português) que estão em alta, muitos consumidores têm aproveitado o tempo em casa para reformar o lar a partir da compra de artigos de decoração, como papéis de parede, luminárias, ou até mesmo itens úteis para a casa, como panelas, talheres e toalhas.
A decoração, portanto, se tornou um dos nichos de consumo mais aderidos da quarentena, trazendo a sensação de inovação e mudança em muitos lares do País, além de, claro, ser uma forma de melhorar o ambiente doméstico nesse período de isolamento em casa.
Nicho 3: Vida saudável e fitness
As medidas de isolamento social também transformaram a rotina de muitos brasileiros que puderam reservar um período de seu dia para se dedicar à prática de atividades físicas.
Com isso, seus hábitos alimentares também mudaram, fazendo com que o consumo de alimentos seja mais saudável e equilibrado, além de dar espaço à realização de exercícios simples, como alongamento, levantamento de peso, utilização de esteiras e bicicletas ergométricas, prática de yoga, entre outros.
Dessa forma, o número de vendas de produtos fitness em diversos estabelecimentos cresceu, como com a compra de suplementos, alimentos naturais, instrumentos para musculação em casa e até mesmo roupas mais confortáveis, como shorts, bermudas, calças e tops para treinamentos físicos.
O seu negócio integra algum desses nichos?
Fazendo parte ou não, é fundamental que você realize algumas pesquisas sobre o novo comportamento dos consumidores durante a quarentena, a fim de se adaptar e contar com um novo modelo de negócio para faturar mais.
Caso precise de auxílio, nós da Consultoria Digital estamos à disposição para adicionar estratégias de marketing assertivas à sua empresa.