Saber como organizar o marketing digital da sua empresa é tudo o que você precisa para acabar com o caos do seu marketing e começar a ver resultados melhores neste setor, que é tão importante para o sucesso do seu negócio.
Afinal, o marketing digital serve como instrumento para que sua empresa atinja os resultados esperados. Porém, isso só é possível quando esse instrumento é utilizado de forma estratégica e organizada.
Para isso, nós separamos 7 passos simples e eficientes que vão te ajudar a se livrar do caos e a dar o direcionamento correto para saber como organizar o marketing digital da sua empresa. Confira!
7 passos para organizar o marketing digital da sua empresa
1. Defina os objetivos específicos da sua empresa
Primeiramente, você precisa definir os objetivos, também chamados de metas, que a sua empresa deseja atingir por meio do seu marketing digital. Afinal, sem objetivos claros, as chances de o seu negócio ficar estagnado, ou crescer com muita lentidão, são grandes.
Mas como criar esses objetivos? Não se preocupe! Existem metodologias que auxiliam nessa tarefa, como a SMART. Ela serve como um norte para que você crie metas que sejam:
- S – específicas: saber exatamente onde deseja chegar;
- M – mensuráveis: é preciso estipular um número a ser atingido;
- A – atingíveis: metas possíveis de serem atingidas, ou seja, metas realistas;
- R – relevantes: as metas devem fazer sentido para o seu negócio e serem úteis para a obtenção dos resultados;
- T – temporais: é preciso estipular um prazo com data de início e de fim para saber quanto tempo você tem para atingir seus objetivos.
Alguns exemplos de metas que podem ser atingidas depois de entender como organizar o marketing digital da sua empresa são: aumentar as vendas, gerar leads qualificados e melhorar engajamento em redes sociais relevantes para o negócio.
Quer entender melhor como definir seus objetivos? Temos um vídeo no canal do YouTube da CD em que o nosso especialista em SEO, Daniel Imamura, explica a metodologia SMART. Dê play!
2. Identifique qual é o seu público-alvo
O segundo passo de como organizar o marketing digital da sua empresa é identificar o público-alvo. Saber quem compra seu produto ou seu serviço é fundamental para conhecer as necessidades do seu público, os interesses, o comportamento e outras características que vão ajudar a segmentar suas campanhas.
3. Escolha as plataformas corretas para divulgar a empresa
Com as metas definidas e o público-alvo identificado, é hora de partir para o próximo passo: escolher as plataformas corretas para fazer a divulgação da sua empresa.
A partir da definição das características do seu público, é importante saber se, por exemplo, ele consome conteúdo no TikTok, se frequenta o LinkedIn ou o Instagram…
Porém, não foque apenas nas redes sociais. Também é essencial pensar se vale a pena utilizar plataformas de e-mail para enviar e-mail marketing, se o público consome anúncios no Google Ads ou se ele prefere conteúdos orgânicos por meio de SEO.
Isso quer dizer, portanto, que a estratégia do seu marketing deve ser direcionada para as plataformas que seu público-alvo usa para evitar gastar esforços e recursos em vão e conseguir atingir seus objetivos de forma efetiva.
4. Crie um plano de ação efetivo
Em seguida, você deve criar um plano de ação efetivo. Entre todos os passos, esse é um dos mais importantes. Afinal, de nada adianta seguir os passos anteriores se você não tiver um bom plano de marketing digital para sua empresa conseguir organizar e colocar tudo em prática.
Como o próprio nome já diz, é justamente no plano de ação que são elencadas todas as ações que seu time de marketing digital deve seguir para atingir os objetivos. Além disso, é nessa etapa que você define o tempo que será investido em cada ação e as pessoas que serão responsáveis pela execução.
Quer conferir mais sobre essa explicação em vídeo? Então assista ao Daniel Imamura, nosso especialista em SEO, falando sobre isso no nosso canal do YouTube!
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5. Desenvolva conteúdo relevante para o seu público
Entre os passos para organizar o marketing da sua empresa, está a necessidade de desenvolver conteúdos relevantes para o seu público. O conteúdo é o coração do marketing digital, então é por meio dele que você consegue chamar a atenção do seu público e demonstrar que você tem autoridade dentro do seu segmento.
Assim, o conteúdo é essencial desde o momento inicial, quando o cliente faz uma pesquisa no Google para esclarecer uma dúvida e encontra um conteúdo seu que o direciona a baixar um e-book e, a partir daí, você passa a nutrir esse lead com e-mails marketing para que ele vá adquirindo segurança até realizar a compra.
6. Meça e mensure os resultados semanalmente
Com tudo em funcionamento, é o momento de medir e mensurar os resultados para verificar se suas estratégias e seu plano de ação estão surtindo o efeito desejado. Isso deve ser feito, no mínimo, semanalmente.
Assim, se algo não está de acordo com o esperado, seu time de marketing consegue fazer as correções necessárias para recalcular a rota a tempo e direcionar os esforços para, nas próximas semanas, o resultado começar a aparecer.
Como você definiu metas mensuráveis, vai conseguir acompanhá-las em ferramentas que facilitam esse processo, como o Google Analytics, o Meta Ads e até mesmo os painéis das lojas virtuais que você utiliza e que mostram os resultados em números.
7. Tenha pessoas qualificadas na sua equipe de marketing digital
Por fim, o último passo é ter pessoas qualificadas trabalhando no seu time de marketing digital. Não basta ter organização e empenho, é indispensável ter qualidade técnica na sua equipe para sair do amadorismo.
Isso porque cada passo mencionado aqui precisa ser desenvolvido e executado de acordo com as técnicas adequadas e com apoio de profissionais especializados em cada área do marketing.
Dentro disso, você tem duas alternativas: reestruturar sua equipe de marketing digital contratando especialistas, ou contratar uma agência de marketing digital – que é a opção financeiramente mais viável.
Afinal, muitas vezes sua empresa não necessita de um profissional especializado em social media e de outros profissionais especializados nas demais áreas trabalhando internamente, e em tempo integral, no seu setor de marketing.
Contratar uma agência que entregue os trabalhos pontuais de que você necessita já é o suficiente para começar a organizar o marketing digital da sua empresa. Depois, no momento certo, com tudo mais estruturado, você pode internalizar essas funções e fazer as devidas contratações.
Assim, esses são os 7 passos de como organizar o marketing digital da sua empresa e sair do caos para ir atrás dos resultados que você tanto deseja, a fim de que o seu negócio atinja o patamar que você sempre sonhou.
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