Se você tem um negócio e quer vender mais, já deve ter se deparado com as estratégias de marketing digital, certo?
O caminho das vendas, que contempla ações específicas, só começa a trazer bons resultados quando trilhado de forma correta e consistente.
Já pensou em vender seus produtos todos os dias? É possível ter pelo menos uma venda a cada 24h – e nós vamos te ajudar com isso.
Confira nossas dicas e veja como a Consultoria Digital, agência de Marketing Digital, pode te auxiliar no caminho das vendas.
Como vender todos os dias com marketing digital
Mais do que vender diariamente, é importante manter uma constância nas vendas. Afinal, ter um mês de muitas vendas e outro com pouquíssimas é péssimo para a saúde financeira de qualquer negócio.
Assim, por meio do marketing digital, é possível ter mais controle sobre as demandas de vendas.
É necessário ter o controle da demanda todos os meses, mas como fazer isso?
Para fazer o controle da demanda de vendas todos os meses, é preciso:
Saber sua taxa de conversão
Você precisa entender a quantidade de vendas que realiza em um determinado período em comparação à taxa de visitantes.
Para isso, você analisa a quantidade de vendas e a divide pela quantidade de visitantes. Multiplicando por 100, chega-se a uma porcentagem de taxa de conversão. Se seu Google Analytics estiver bem-configurado, esse dado será de fácil acesso.
E por que isso é tão importante? Basicamente, esse dado é a chave para saber quanto de esforço precisa ser dedicado ao marketing digital para gerar as vendas e alcançar as metas definidas.
Ao saber a taxa de conversão, é possível projetar quantas pessoas você precisa trazer para dentro do site ou loja virtual a fim de alcançar um determinado número de vendas todos os meses.
Exemplo: se a cada 100 visitas você consegue realizar uma venda, quer dizer que sua taxa de conversão é de 1%. Com essa informação em mãos, se o objetivo é fazer 2 vendas ao mês, é preciso trazer 200 pessoas ao site.
Definir sua meta de vendas
Esse segundo passo é igualmente importante, afinal de contas, se as vendas oscilam muito, é preciso traçar um ideal a ser alcançado mensalmente.
Assim fica muito mais fácil ser assertivo na escolha das estratégias de marketing digital mais eficientes, sempre de acordo com os recursos disponíveis.
Exemplo: supondo que seus anúncios em redes sociais performam muito bem, mas exigem um alto investimento em dinheiro, talvez seja mais interessante investir em outra estratégia menos custosa, como disparo de e-mails, por exemplo.
Importante: a meta de vendas depende intrinsecamente do esforço e dos investimentos disponíveis, por isso é preciso colocar tudo na balança para saber o que realmente vale a pena.
Criar um plano de marketing
O terceiro passo é justamente criar um plano de marketing, afinal, há uma série de ações disponíveis, sendo preciso que você saiba quais conversam melhor com a sua audiência, de que forma se relacionar e estreitar os vínculos com ela, e quais estratégias utilizar para isso.
Exemplo: a partir de um bom plano de marketing digital, pode-se mensurar quantos posts seu negócio precisa vincular às redes sociais por mês, quais conteúdos de blog precisam ser publicados e/ou otimizados, quais são os anúncios que convertem mais e o investimento necessário para rodá-los.
Tudo isso precisa ser colocado na balança e entrar no planejamento, caso contrário, os processos não saem do papel. É necessário equilibrar todas as etapas, sendo altamente recomendável contar com a ajuda de uma agência de marketing digital para criar um cronograma adequado.
Inclusive, nós elaboramos uma projeção com as principais ações de marketing digital (redes sociais, anúncios, SEO e Inbound Marketing) como uma forma prática de te mostrar o impacto das ações de marketing.
Quer saber mais detalhes sobre o segredo para vender todos os dias? Veja o vídeo que nós da Consultoria Digital, agência de Marketing Digital, elaboramos sobre o assunto:
Faturamento com marketing digital – Consultoria Digital
Cada estratégia de marketing digital pode representar uma taxa de conversão distinta. Veja como cada uma tende a performar:
Supondo que você quer bater uma meta de R$ 15 mil, pode organizar as demandas da seguinte forma:
Redes sociais
Com uma taxa de conversão de 0,5%, trazendo 1.000 pessoas para o site por meio das redes sociais, é possível fechar 5 pedidos.
Se cada venda tiver um ticket médio de R$ 100,00, já são R$ 500,00 para a nossa conta de meta de faturamento.
Anúncios on-line
No caso dos anúncios on-line, considerando que a conversão seja de 1% dos visitantes vindos para o site, a cada 1.000 visitantes, serão 100 vendas fechadas.
Com isso, mantendo o exemplo do ticket médio de R$ 100,00, será possível somar R$ 10 mil em vendas.
SEO
Se as palavras-chave indexadas estão trazendo 2.500 pessoas para a loja virtual, com uma taxa de conversão de 1,5%, serão 38 pedidos fechados que vão render mais R$ 3.750,00 (com o ticket de R$ 100,00).
Inbound Marketing
Por último, supondo que foram disparados e-mails marketing que trouxeram 400 pessoas para o site, e a taxa de conversão foi de 2%, geraram-se 8 vendas vindas desse canal, o que soma R$ 800,00 em faturamento.
Dessa forma, foi possível bater a meta inicial de R$ 15 mil em vendas.
Veja como o marketing digital pode te ajudar a vender todo dia
Para você entender o que é preciso para atingir o número necessário de visitantes e bater a meta de faturamento, é fundamental começar pelas estratégias de marketing digital:
- Como converter os posts das redes sociais em visitas para o site;
- Como segmentar anúncios para não gastar muito dinheiro;
- De que forma trabalhar o SEO para indexar palavras-chave e aparecer nas páginas de pesquisa do Google;
- Quais técnicas dentro do Inbound Marketing dão mais certo para o seu negócio.
Nesse sentido, você pode conferir todos os conteúdos que a CD produziu no canal do YouTube sobre redes sociais, anúncios, SEO e Inbound Marketing, com playlists completas sobre cada uma dessas estratégias.
Além disso, você pode entrar em contato com um de nossos especialistas para tirar suas dúvidas e ter auxílio de profissionais em marketing digital para vender todo dia.
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