Palavras-chave são os termos digitados na caixa de busca dos mecanismos de pesquisa, tais como o Google e o Bing, podendo ser compostas por uma ou mais palavras com o intuito de obter mais informações sobre o tema.
Para você que deseja utilizar adequadamente as palavras-chave no seu marketing digital, saiba que elas servem como direcionador de suas estratégias, principalmente as de SEO e de anúncios pagos.
Por que usar uma palavra-chave?
Se você deseja ser encontrado pelos seus clientes, é muito importante pensar em quais palavras-chave – também conhecidas como keywords – o seu cliente digita no Google, visando resolver um problema que seu produto ou serviço atende.
Neste artigo, ainda vamos apresentar ferramentas de pesquisa de palavras-chave para te ajudar nessa escolha.
Boa parte dos seus clientes utiliza os mecanismos de busca para chegar até seu site e, quanto mais visitantes sua página recebe, maiores são as oportunidades de venda. Por isso, é importante que você apareça no topo das pesquisas, pois os sites que aparecem nessa região são aqueles que recebem mais visitantes e, consequentemente, podem vender mais.
Quando determinada busca é feita, vários resultados aparecem na SERP, isto é, na Search Engine Results Page – que, traduzido ao português, significa Página de Resultados do Motor de Busca.
Entre esses resultados, temos aqueles que são orgânicos e aqueles que são pagos (anúncios), e as palavras-chave estão diretamente relacionadas a esse aparecimento.
Para os dois tipos de resultados, você precisa saber onde utilizar as palavras-chave para maximizar as suas chances de aparecer no topo da busca.
Onde utilizar uma palavra-chave?
Há duas estratégias que utilizam diretamente palavras-chave: no SEO – que tem como objetivo melhorar o posicionamento orgânico de determinado site em mecanismos de busca como o Google – e no Google Ads – por meio dos anúncios localizados no alto dos resultados de buscas.
Palavra-chave no SEO
Para aparecer no topo dos resultados orgânicos, depois de selecionar as palavras-chave mais adequadas para o seu negócio, é preciso aplicá-las nas páginas do seu site.
Existem diversas estratégias que são necessárias para realizar uma otimização de sites em determinada página, mas citamos abaixo os principais fatores que envolvem a utilização das palavras-chave.
Cite a palavra-chave nos seguintes lugares:
- Na tag Title;
- Nas Heading Tags (tópicos, subtítulos ou intertítulos que apresentam partes importantes do conteúdo);
- No corpo do conteúdo, por meio da sua repetição nos parágrafos;
- No nome do arquivo de imagem e no ALT Text.
Esse é o primeiro passo para aumentar suas chances de se posicionar organicamente para as keywords que selecionou.
Palavras-chave e o Google Ads
Para aparecer entre os anúncios pagos, também são utilizadas as palavras-chave como forma de gatilho para exibição do seu anúncio. Ou seja, quando se cria um anúncio no Google Ads, é necessário sinalizar à ferramenta quando exibir determinado anúncio. Assim, quando uma pessoa digitar a palavra-chave que você escolheu, o anúncio vai aparecer para ela.
Lembrando que, para cativar a pessoa a clicar em seu anúncio, você deve citar a palavra-chave no título dele e criar uma descrição bastante chamativa e cativante.
Como escolher boas palavras-chave?
Além de ter em mente qual é o objetivo da estratégia de marketing digital, e levar em consideração o que seus potenciais clientes podem digitar nas buscas do Google, existem mais alguns critérios que precisam ser analisados:
- Volume de buscas mensal;
- Custo por clique (CPC).
Volume de buscas mensal
Existem milhões de variações de pesquisas que podem buscar a mesma solução. Então, como escolher a melhor opção para utilizar no seu site?
Um dos critérios é o volume de buscas mensal. Tal volume de buscas é a quantidade de pessoas que procura mensalmente por essa informação utilizando essa palavra-chave nos mecanismos de busca. Quanto mais pessoas procuram por uma determinada keyword, mais visitantes você pode atrair para seu site.
Uma dica extra é que, ao analisar esse volume de buscas, você também procure palavras-chave que sejam mais específicas, pois elas podem trazer pessoas mais alinhadas com o que você deseja oferecer.
Esses termos mais específicos são chamados de long tail e provavelmente têm um volume de buscas menor do que outras opções, mas trazem pessoas mais preparadas para comprar. Por exemplo: a palavra-chave “tênis” possui muito mais buscas do que “tênis branco para corrida”, mas a segunda opção traz um visitante que já sabe o que deseja comprar.
Custo por clique (CPC)
Quando vamos fazer os anúncios, além de analisar o volume de buscas mensal e escolher long tails, é bem importante ficar atento ao CPC.
Esse valor é debitado da sua conta no Google Ads toda vez que alguém clica nos seus anúncios; então, é importante verificar quanto você tem de orçamento e se faz sentido pagar tal valor a cada clique que acontecer.
Ferramentas
Existem diversas ferramentas que você pode utilizar para descobrir essas informações de volume de busca e CPC. Algumas delas são:
- Ubersuggest: ferramenta que te permite fazer consultas de palavras-chave gratuitamente. Existe um limite diário na versão gratuita. Para saber mais sobre essa ferramenta, confira nosso vídeo de como utilizar o Ubersuggest!
- SEMrush: ferramenta paga, com cobrança feita em Dólar; porém é muito eficiente para essa tarefa de pesquisa de palavras-chave. Também temos um vídeo em que mostramos a ferramenta e te ajudamos a avaliar se vale a pena contratar o SEMrush para sua empresa. Assista ao nosso vídeo.
- Planejador de palavras-chave do Google: essa ferramenta é disponibilizada em sua conta do Google Ads. Ela é gratuita, mas, para ver os dados de volume de buscas de forma mais detalhada, é necessário ter campanhas ativas.
Com isso, dá para perceber o quanto o uso de uma palavra-chave é essencial para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital eficaz.
Quer conhecer mais detalhes sobre as ferramentas citadas acima e conferir novas informações sobre esse tema? Acesse gratuitamente nosso e-book: O que você precisa saber sobre palavras-chave e SEO.