O mundo mudou. A pandemia trouxe diversas mudanças no estilo de vida e no comportamento de compra das pessoas, mas, sobretudo, gerou novas oportunidades para o marketing se reinventar neste período (ou, até mesmo, depois que a pandemia passar). Em virtude do isolamento social, o meio digital está tendo um grande destaque.
Ações offline que antes complementavam o Marketing Digital estão temporariamente interrompidas, dessa forma, novos métodos e estratégias estão sendo pensados para manter a receita das empresas, bem como superar a crise. Com isso, o consumo online de produtos e serviços, como aplicativos de delivery de comida, cursos online, plataformas de streaming e EAD, obteve um crescimento exponencial durante a quarentena.
Mudanças no Marketing pós-Covid-19
Anteriormente, embora em pequena escala, ações de mídia offline ainda eram muito utilizadas como forma de conversão, seja em outdoors, panfletos, eventos ou em comerciais de TV e rádio. Neste momento, cada vez mais empresas têm adotado o modelo de divulgação online, com anúncios pagos, produção de conteúdo em blogs e sites, interações nas redes sociais e estratégias de SEO.
Portanto, o que devemos esperar dessas mudanças é, simplesmente, a aposta no meio digital. O que antes era algo muito distante para empresas tradicionais, hoje é visto como a principal maneira de realizar vendas e fidelizar clientes. Pensando nisso, as oportunidades geradas durante a quarentena, certamente, serão utilizadas e reformuladas após o surto do novo coronavírus no mundo, até mesmo como uma forma de reinventar as estratégias, a fim de seguir o curso de atualizações do mercado.
Como se preparar para os novos modelos de negócio?
Assim como o Marketing, o modelo de negócio da sua empresa também deve ser reformulado. Por exemplo, se for uma loja física de roupas, é necessário oferecer uma nova forma de compra para os seus clientes, e a solução está no e-commerce. Organizando formas de pagamento, vitrine e garantias de entrega eficiente, é possível continuar trabalhando e manter sua receita positiva, mas, claro, prezando por um excelente atendimento, sobretudo, no meio virtual.
A estratégia de vendas online também vale para outros segmentos, como restaurantes, que já possuem plataformas destinadas à entrega em domicílio, além de cursos, sessões de terapia, entre outros setores. Desse modo, está mais do que na hora de aproveitar as oportunidades em meio à crise e agregar valor à sua marca no mundo virtual, visto que a forma de pensar e de consumir de muitas pessoas está mudando.
Presencial versus virtual: como se adaptar?
É claro que fechar um negócio em uma reunião presencial é preferível, até porque as pessoas já estão acostumadas a se relacionar e a se expressar melhor pessoalmente. No entanto, existe um aspecto que vem, cada vez mais, ganhando força durante a quarentena: o valor do contato virtual, que, se direcionado com cuidado, empatia e respeito, pode atender às expectativas de um cliente.
Podemos observar que a experiência do isolamento social nos permitiu enxergar diversas formas de relacionamento, antes não tão valorizadas. Por isso, o uso de recursos digitais durante a pandemia tem sido explorado e fortalecido, visto que esses recursos oferecem praticidade e promovem soluções.
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