O ano de 2020 reserva diversas oportunidades para o setor de Marketing Digital. Sua ascensão por meio da conexão mobile e desenvolvimento tecnológico permitiu, nos últimos anos, que os usuários utilizassem cada vez mais a internet como meio de comunicação, recebimento de notícias ou até mesmo realização de compras de produtos ou serviços em qualquer lugar, sem a necessidade de sair de casa, de modo simples, rápido e eficiente.
No entanto, os profissionais de marketing têm encontrado grandes desafios em suas estratégias devido à facilidade que o setor proporciona aos clientes, afinal, se a captação de dados vem se tornando mais simples com o passar dos anos, isso significa que a entrega de experiências ao consumidor está cada vez mais personalizada para cada tipo de público, mas dificultando a fidelização.
Uma vez que não é tão simples prender a atenção dos usuários em sua página por um longo período, é muito importante que empresas invistam na análise da concorrência, bem como em regras impostas por Walled Gardens e criação de campanhas mais atrativas e tecnologicamente avançadas.
Atualmente, o que muitos profissionais estudam é como o cenário do Marketing Digital mudará nos próximos anos e quais ferramentas serão utilizadas para captar o público-alvo adequado à estratégia, além de estar sempre um passo adiante de seus clientes em potencial. Por isso, existem alguns fatores que devem ser considerados, como as novas políticas de utilização e compartilhamento de dados que entrarão em vigor neste ano. Veja algumas expectativas para o desenvolvimento do Marketing Digital em 2020:
- A Inteligência Artificial (IA) auxiliará os profissionais para a melhor análise de resultados e valor vitalício, sendo possível avaliar uma convergência na forma como os dados são utilizados pelas empresas. Algumas delas, como Oracle e Salesforce, estão utilizando a IA como técnica de aproveitamento de dados anonimizados e desanonimizados. Logo, esse método permitirá que os profissionais de marketing compreendam a melhor estratégia e se comuniquem da maneira mais eficaz com seu público, adicionando valor vitalício e gerando melhores taxas de conversão.
- O Regulamento Europeu de Proteção de Dados (GDPR) possui apoio global para o gerenciamento de dados do público, ou seja, a maneira como empresas coletam, compartilham e até monetizam dados será repensada. Dito isso, a missão da GDPR será encontrar formas de oferecer aos usuários mais segurança e controle sobre o uso e compartilhamento de informações pessoais e históricos de pesquisa na internet.
- O aumento da publicidade contextual, ou anúncios encontrados por meio de palavras-chave, estimulará estratégias de alcance de novos clientes que se interessam pelos mesmos tópicos apresentados pela marca, porém ignorando demais pesquisas sobre comportamentos e interesses mais específicos.
- O uso de tecnologia visual e de voz tem criado grandes expectativas para a captação de novos clientes de maneira mais simples e eficiente. Sua utilização, portanto, deve aumentar significamente neste ano, visto que cada vez mais consumidores tendem a pesquisar produtos por meio da tecnologia. Ainda assim, estudos indicam que marcas têm reestruturado suas páginas, a fim de obter pesquisas visuais e por voz, oferecendo mais uma experiência objetiva e interativa aos seus clientes, além de tornar a jornada de compra mais simples e rápida.
Essas e muitas outras atualizações estão por vir em 2020, portanto, é fundamental que sua empresa esteja preparada para pensar em soluções e oportunidades para se desenvolver com êxito ao longo do ano. Simplifique sua relação com os clientes por meio das ferramentas apresentadas e pesquise novas formas de manter uma conexão constante com seu público.