Mesmo que você não tenha certeza sobre o que é o storytelling, podemos apostar que já ouviu esse termo em algum lugar. Acertamos?
O storytelling é uma estratégia que tem crescido muito nos últimos anos, sobretudo no segmento de Marketing.
A verdade é que as marcas descobriram que esse é um jeito efetivo de cativar o público, afinal, se tem uma coisa que os seres humanos gostam é de uma boa história.
Então, se você quer aprender mais sobre storytelling e entender como ele pode ser aplicado nas estratégias da sua empresa, continue acompanhando este artigo!
O que é storytelling?
O termo storytelling é utilizado para designar um conjunto de técnicas narrativas que ajuda indivíduos e empresas a contarem uma história utilizando recursos para além das palavras.
Essa técnica é amplamente utilizada em recursos audiovisuais, como filmes, por exemplo. No entanto, o storytelling também provou ser um valioso recurso no campo da Publicidade e do Marketing.
Com a habilidade de contar histórias, as empresas puderam oferecer uma nova perspectiva sobre a sua missão no mercado, atraindo não apenas a atenção dos seus clientes, mas também as suas emoções.
Qual é a importância do storytelling para um negócio?
Um bom storytelling pode ser a grande diferença entre você e o seu principal concorrente.
Pense bem: quantos anúncios você já viu hoje? Provavelmente não se lembra ou perdeu a conta. Isso acontece porque, com o volume de informações que passam por nossas telas todos os dias, nós não somos mais tão sensíveis aos apelos das marcas.
Só prestamos atenção a um anúncio quando a marca quebra com esse paradigma (o que acontece, normalmente, por meio de um bom storytelling).
Entenda como fazer isso nos próximos tópicos!
Os elementos de um bom storytelling
Apesar das histórias nem sempre serem verdadeiras, quando falamos do storytelling para empresas, ser genuíno é um fator crucial. Por isso, sempre opte por construir histórias que tenham relação com a sua empresa e procure contá-las de forma verossímil.
Montar uma boa história é uma das melhores maneiras de persuadir o seu cliente e ganhar a sua fidelidade. Aqui vão algumas dicas para construir um bom storytelling:
Tenha um roteiro
Ainda que muitos pensem que histórias devem ser espontâneas e improvisadas, essa não é uma verdade quando o assunto é storytelling para empresas.
Organize uma sequência de fatos e trabalhe com ela. Isso te dá mais propriedade para desenvolver uma boa história e não deixar escapar nenhum detalhe.
Foque no personagem principal
Quem é o personagem principal para sua empresa se não o seu cliente? Quando estiver planejando a sua estratégia de storytelling, tenha esse aspecto da narrativa em mente.
Isso ajuda a sua empresa a se conectar mais facilmente com quem realmente importa: seus consumidores.
Apresente o problema a ser resolvido
Toda boa história tem um conflito, não é mesmo? Por isso, faça com que a narrativa o apresente de forma clara. Temos certeza de que uma estratégia como essa pode captar a atenção da sua audiência.
Mostre a solução
Não basta mostrar o problema; a sua narrativa também precisa mostrar a solução. Isso aumenta a credibilidade da sua narrativa, além de criar um vínculo com os interlocutores.
Quer saber mais sobre o assunto? Assista este vídeo que preparamos
Nesse vídeo em nosso canal YouTube, nosso CEO, Daniel Imamura, fala um pouco mais sobre a importância do storytelling e mostra, com exemplos práticos, como aplicar algumas das estratégias que explicamos neste artigo.
Assista agora: