Você sabe o que é SERP do Google? Bom, quando fazemos uma pesquisa no Google, a página de resultados que aparece é a SERP (Search Engine Results Page).
Logo, você pode imaginar a importância que ela tem dentro de um planejamento de marketing digital. Há muito investimento, inclusive em estratégias de SEO, justamente para se destacar na SERP.
Veja quais são as principais features da SERP e o que você pode fazer para se destacar nela. Continue a leitura!
O que é SERP?
A SERP é a tela que aparece logo após o usuário realizar uma pesquisa no Google. Ela exibe 10 resultados orgânicos que foram selecionados pelo algoritmo como sendo as melhores páginas para responder à busca do usuário.
Basta inserir uma palavra ou termo no campo de pesquisa e o usuário terá à sua disposição uma página repleta de resultados relacionados.
Mas como isso se relaciona ao marketing digital da sua empresa? Entenda a seguir.
Qual é a importância da SERP para o Marketing Digital?
Vamos partir do princípio de que o Google é o maior buscador do mundo. Diante de bilhões de procuras, o que não faltam são possibilidades de resultados.
Por isso mesmo é muito importante entender como funciona a estrutura da SERP, quais são as possibilidades que você pode explorar e de que forma otimizar as páginas do seu site para que elas fiquem bem-posicionadas na SERP e você consiga aumentar a taxa de cliques.
Quais são as principais features da SERP?
Anúncios do Google Ads
Sua empresa pode investir recursos financeiros para que um link seja anunciado na SERP resultante de uma determinada palavra-chave.
Ou seja, além de investir em otimização de sites para concorrer às primeiras posições organicamente, a empresa pode pagar para ficar em destaque.
Imagens relacionadas à palavra-chave pesquisada
As imagens que aparecem em destaque nos resultados de uma busca fazem parte da pesquisa especializada do Google Imagens.
Para ter destaque nessa feature, é preciso investir em recursos visuais que tenham relação com a palavra-chave.
Snippet de descrição
Trata-se de uma caixa com respostas que aparece, principalmente, nos resultados de pesquisas sobre como fazer algo ou sobre benefícios de alguma coisa, por exemplo.
Essa é considerada uma das snippets mais importantes para as estratégias de marketing.
Box de notícias
Assim como as imagens destacadas pelo Google, as notícias também aparecem em formato de destaque, mostrando o que há de mais recente e exclusivo sobre um determinado tema.
Resultados para Shopping
Na mesma linha das imagens e das notícias, os resultados para Shopping aparecem quando o termo de busca faz referência a um produto. Nesse caso, é preciso pagar pelo anúncio para divulgar seus produtos.
Knowledge Graph
O Knowledge Graph é uma feature que exibe informações estruturadas sobre uma entidade específica, como uma pessoa, local ou evento. Ele aparece no lado direito da SERP do Google em desktops e no topo em dispositivos móveis.
Para se destacar no Knowledge Graph, as empresas podem otimizar suas informações em plataformas como o Google Meu Negócio e em sites como o Wikipédia, que alimentam diretamente essas caixas de informação. Além disso, é importante implementar corretamente os dados estruturados (schema markup) no site.
Local Pack
O Local Pack exibe uma lista de três empresas locais relevantes para a busca, com seus endereços e mapas. Essa feature é especialmente importante para empresas com presença física, como restaurantes, academias e lojas.
Aparecer no Local Pack requer uma estratégia local sólida, que inclui otimizar o perfil no Google Meu Negócio, coletar avaliações de clientes e garantir a consistência de informações de NAP (Nome, Endereço e Telefone) em toda a web.
People Also Ask (Pessoas Também Perguntam)
Essa feature exibe perguntas relacionadas à consulta original e é composta de uma série de perguntas seguidas de respostas curtas. Cada pergunta expande com a resposta, levando o usuário a uma página que fornece mais detalhes.
Para aproveitar essa feature, é fundamental que o conteúdo seja focado em responder às perguntas mais comuns que os usuários fazem sobre determinado assunto. Investir em SEO para pesquisa por voz também pode aumentar as chances de seu conteúdo aparecer nessa seção.
Vídeos do YouTube
Em muitas consultas, especialmente aquelas relacionadas a tutoriais ou instruções, o Google exibe vídeos do YouTube como parte da SERP. Esses vídeos estão frequentemente posicionados no topo ou no meio da página, trazendo grande visibilidade para quem domina esse formato.
Para usar essa feature a seu favor, empresas podem criar e otimizar conteúdo em vídeo que seja útil e relevante para os termos de busca principais. A otimização do título, descrição e tags do vídeo, além da inclusão de legendas, aumenta as chances de aparecer na SERP de vídeos.
Avaliações
As avaliações ou rich snippets de avaliações são uma feature importante da SERP que exibe uma classificação em estrelas para produtos ou serviços diretamente nos resultados de pesquisa. Isso é possível quando o site implementa marcação de dados estruturados, como o Schema.org, que permite que o Google exiba essas informações na SERP.
Essa feature aumenta a credibilidade e chama mais atenção do usuário, elevando as chances de o link ser clicado, já que demonstra a opinião de outros consumidores. Sites de e-commerce e de serviços podem se beneficiar muito dessa funcionalidade, destacando-se entre os resultados orgânicos.
Sitelinks
Os Sitelinks são links adicionais que aparecem abaixo de um resultado principal na SERP. Eles direcionam os usuários diretamente para páginas internas de um site, como seções importantes ou populares. Essa feature melhora a navegação do usuário, facilitando o acesso a conteúdo específico de forma rápida.
Os Sitelinks são gerados automaticamente pelo Google com base na estrutura do seu site, e otimizar o sitemap.xml e a navegação clara pode aumentar as chances de seu site exibir essa funcionalidade. Essa feature é especialmente útil para melhorar a taxa de cliques (CTR) e facilitar o acesso do usuário às seções mais relevantes do seu site.
Como conquistar as features da SERP?
Para tirar proveito das features da SERP, você precisa:
Explorar todas as opções
Fique atento a todas as oportunidades existentes nas SERP em que você está presente. Sempre que o seu site aparece de forma diferenciada nos resultados de busca, isso aumenta as chances de clique nas suas páginas.
Estar nas primeiras posições do ranking
Os primeiros resultados que aparecem na SERP são sites considerados pelo Google como especialistas no assunto relacionado ao nicho de atuação.
Manter-se nesse topo com regularidade é algo muito valorizado pelo Google e faz com que você seja facilmente visto pelo seu público-alvo de forma orgânica. Para tal, você pode investir na otimização do seu site por meio de uma consultoria de SEO.
Se o seu conteúdo for de excelente qualidade, será um forte concorrente a conquistar uma feature.
Investir em produção (e monitoramento) de conteúdo
A produção de conteúdo para conquistar espaço na SERP deve levar em consideração conceitos importantes de SEO, como o uso de palavras-chave e a vinculação de informações relevantes. Para as features, isso é bastante relevante.
É igualmente importante fazer o monitoramento de conteúdos para identificar o que precisa ser melhorado e o que está fornecendo uma boa experiência ao usuário.
Análise de concorrência
Estudar os concorrentes que aparecem nas SERP features e entender o que eles estão fazendo de diferente é fundamental. Realizar uma auditoria de SEO pode ajudar a identificar oportunidades de otimização que você ainda não aproveitou.
SEO local
Para empresas locais, é fundamental investir no Google Meu Negócio e garantir que informações de localização sejam precisas. Isso aumentará suas chances de aparecer no Local Pack e, consequentemente, atrair mais clientes para sua empresa.
Entenda mais sobre a SERP e veja como se destacar na página de resultados do Google
Vimos o quanto a SERP do Google é importante e o que pode ser feito para se destacar nas features. Agora, se você pretende colocar a mão na massa, não deixe de conferir outros conteúdos da Consultoria Digital que podem te ajudar.
Com um de nossos e-books, por exemplo, você pode saber mais sobre criação de conteúdo.
Além disso, a CD, a maior agência de SEO do Brasil, oferece o serviço de consultoria de SEO com o objetivo de ajudar empresas que sabem o quão importante é investir na otimização de sites.
Leia também: Como fazer SEO para Youtube