Com as constantes inovações tecnológicas no mundo do Marketing, pode ser fácil perder de vista um fator muito importante para o sucesso de um negócio: o fator humano.
A preocupação com uma comunicação humanizada e próxima do consumidor tem tomado o protagonismo dentro de empresas dos mais variados segmentos, uma vez que essa estratégia se prova cada vez mais eficiente não só para a construção de marcas mais fortes, mas também para o número de vendas.
Quer saber como atrair mais clientes qualificados enquanto trabalha para manter satisfeitos os que já fizeram negócios com a sua empresa? Conheça o Marketing Humanizado!
O que é Marketing Humanizado?
Como o próprio nome pode mostrar, o Marketing Humanizado é um conjunto de estratégias que tem como objetivo aproximar a marca de seus clientes em um nível mais pessoal.
Essa é uma clara resposta às mudanças de comportamento do consumidor nos últimos anos, o qual não deseja mais apenas efetuar uma compra, mas também participar de uma boa experiência de consumo, além de alinhar os seus valores aos valores da companhia.
Para que isso seja possível, é importante focar em melhorar a experiência do cliente em todos os pontos de contato dele com a sua empresa, trabalhando para que a comunicação seja sempre centrada no aspecto humano.
Uma comunicação humanizada é mesmo importante?
De acordo com uma pesquisa promovida pelo Retail Dive, portal especializado na produção de insights para o mercado do varejo, 70% dos consumidores preferem uma comunicação mais humana ao invés de interações robóticas.
Desse total, quase metade (48%) afirma que os robôs têm dificuldades em entender suas perguntas durante um atendimento, o que não facilita a comunicação. Esses são dados interessantes, mostrando que a evolução pode estar na contramão da automação quando o assunto é o atendimento ao cliente.
A mesma pesquisa mostra, ainda, que 61% dos entrevistados julgam importante receber um atendimento personalizado, não importa o canal.
Como aplicar o Marketing Humanizado? (+ 4 exemplos)
Quando o assunto é a implementação de estratégias de Marketing Humanizado, não é possível indicar uma receita infalível que pode ser aplicada em todas as empresas. Justamente por lidar com pessoas, as soluções precisam ser adaptadas de acordo com o público.
Apesar disso, é possível dizer que existem algumas técnicas que se provaram efetivas na busca pela conexão com o aspecto humano das marcas. Explicamos algumas delas nos próximos tópicos. Confira!
Storytelling
Todo mundo gosta de uma boa história. E quando se trata de se comunicar como empresa, esse é um recurso que pode ser usado ao seu favor.
O storytelling é um recurso narrativo muito usado no engajamento de pessoas nas mais diferentes plataformas. Você pode aplicar esses conceitos em sua empresa mostrando os bastidores de suas operações ou entrevistando funcionários, por exemplo.
O storytelling é capaz de trazer sua audiência para perto e realmente humanizar a sua marca, provocando emoções e abrindo uma porta para o diálogo.
Saiba mais sobre o que é storytelling
Valores da empresa
Quando a sua empresa sabe quem é, é muito mais fácil comunicar esses valores para o público em geral. E, como mencionamos no início desse artigo, os valores têm sido fatores cada vez mais importantes na decisão de compra dos novos consumidores.
Sendo assim, tire um tempo para refletir sobre o posicionamento de sua marca, o que ela defende e como isso se relaciona com o seu público-alvo. A humanização de sua marca precisa vir de dentro para fora.
Redes sociais
As redes sociais são ótimas plataformas de engajamento, afinal, elas tornam mais fácil a promoção de conversas entre a sua empresa, seus clientes e seus clientes em potencial.
Quando falamos de conversa, muitas vezes nos referimos ao sentido literal da palavra. É importante que a sua companhia tome tempo para responder comentários e mensagens diretas de forma personalizada e humana. Temos certeza de que pequenos cuidados como esse vão fazer toda a diferença.
Quando você se depara com uma marca preocupada com a humanização de seu Marketing, a diferença na comunicação pode ser notada de longe. Para inspirar a sua empresa, aqui vai uma lista de companhias conhecidas pelo seu Marketing Humanizado:
- Nubank;
- Hotel Urbano;
- Natura;
- Netflix.
Procurando por uma boa agência de Marketing Digital? Conheça a CD!
A Consultoria Digital é uma agência de Marketing Digital especializada em soluções humanizadas para empresas dos mais diversos segmentos de mercado.
Se você precisa de ajuda para pensar em estratégias personalizadas para o seu público-alvo, entre em contato com um de nossos especialistas. Navegue pelo nosso site!