O que é marketing digital?
O Marketing Digital é um conjunto de estratégias e ações utilizadas para promover uma marca ou um produto na internet.
Quando falamos em “internet”, queremos dizer todas as mídias digitais pelas quais é possível levar conteúdos informativos e publicitários.
Segundo dados do Relatório Digital 2020: Global Digital Overview, desenvolvido pela Hootsuite e pela We Are Social, grande parte das pessoas ficam na internet por quase um terço de suas vidas, e a média mundial de uso da internet é de 6 horas e 43 minutos diários.
Consegue entender o quão expressivo é isso?
Agora, reflita: se as pessoas passam todo esse tempo na internet, qual deve ser a melhor maneira de apresentar conteúdos e vender produtos e serviços? Pela internet mesmo, é claro!
E como fazer isso? Por meio do Marketing Digital!
As técnicas de Marketing Digital são formadas por diversas frentes de trabalho, tais como SEO, Inbound Marketing, performance (links patrocinados), redes sociais, entre outros.
Algumas estratégias são orgânicas, como o SEO, e outras dependem de investimento, como é o caso dos links patrocinados.
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre Marketing Digital, vejamos a importância que ele tem para as empresas, quais são as vantagens de aplicar essa estratégia e muito mais. Continue lendo!
Qual é a importância do Marketing Digital nos dias atuais?
A importância do marketing digital é na promoção de um conjunto de estratégias online para sua marca, com o objetivo de expandir sua presença, alcançar mais clientes a baixo custo, fortalecer a marca, engajar consumidores e clientes, melhorar o posicionamento da empresa e aumentar o tráfego orgânico por meio de estratégias de SEO, entre outros. Esses elementos compõem os pilares essenciais do marketing digital.
Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais fazendo parte da internet e utilizando os mecanismos de busca, as redes sociais, além de outras formas para decidir o que e onde vão comprar produtos e serviços.
Segundo a pesquisa TIC Domicílios, 70% da população brasileira já tem acesso à internet, e esse número vem crescendo ano após ano.
São mais de 100 milhões de brasileiros utilizando a internet e sendo influenciados por ela. Dessa forma, o Marketing Digital se torna muito mais relevante do que as formas tradicionais de publicidade.
Quais são as vantagens do Marketing Digital?
A vantagem de utilizar as estratégias de Marketing Digital é que elas possuem uma grande possibilidade de segmentação com custos reduzidos e possibilidade de obter resultados mais assertivos.
As pessoas estão nos sites, blogs, redes sociais, e-mails, vivendo esse mundo diariamente nas relações pessoais e profissionais.
Além disso, com o Marketing Digital, conseguimos mensurar os resultados de forma mais detalhada e rápida. E isso permite que o investimento seja mais bem aproveitado e alocado em estratégias que dão resultado efetivamente.
Por fim, uma das maiores vantagens do Marketing Digital é a proximidade com os clientes e possíveis clientes. Por meio das mídias digitais, é possível informar o público, saber suas necessidades e ainda sanar dúvidas muito mais rapidamente.
Quais são as principais estratégias do Marketing Digital?
Existem diversas estratégias de Marketing Digital, mas as principais podem ser resumidas em:
Inbound Marketing
Ele é utilizado para atrair e gerar um relacionamento com clientes e potenciais clientes. Criar uma landing page e oferecer um material rico que agregue conhecimento em troca do e-mail do usuário é uma boa estratégia de Inbound, uma vez que é possível nutrir leads por meio de e-mails marketing.
Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo visa informar e ensinar os usuários sobre questões relacionadas ao produto ou serviço oferecido. Com uma boa estratégia de conteúdo, é possível se tornar autoridade na internet e converter vendas de maneira orgânica.
Redes sociais
Uma das principais estratégias do Marketing Digital é a utilização das redes sociais. Entre as principais, podemos citar o Instagram e o Facebook, que são excelentes ferramentas para se comunicar com os usuários enquanto eles estão em um momento de lazer e entretenimento.
SEO e SEM
O Search Engine Optimization (SEO) é utilizado para que a empresa seja encontrada nos buscadores – em especial, no Google – de maneira orgânica. E o Search Engine Marketing (SEM) demanda investimentos no Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads, por exemplo, para que uma empresa tenha visibilidade por meio de anúncios.
Quais são as métricas do Marketing Digital?
Por ser facilmente mensurável, o Marketing Digital utiliza diversas métricas.
Algumas delas são:
- Taxa de conversão: serve para calcular a proporção de pessoas que converteram em relação às pessoas que visitaram a página.
- Origem do tráfego: ajuda a analisar quantos visitantes chegam até o site por indicação de outros sites, se entraram direto na página, se vieram das redes sociais, entre outros.
- Sessões: representa o volume de tráfego recebido pelo site, ou seja, quantas vezes a página recebeu visitas únicas ou da mesma pessoa. Aqui todas são contabilizadas e formam um número final. É possível estender a métrica para saber quantas páginas foram acessadas por sessão.
Existem diversas outras métricas que podem ser muito bem-aproveitadas. O mais interessante é fazer uma pesquisa aprofundada sobre elas e verificar quais mais fazem sentido para a sua estratégia de Marketing Digital.
Como fazer Marketing Digital?
Para fazer Marketing Digital, o mais importante é realizar um planejamento completo. O ideal é começar pela criação da persona, depois partir para a escolha das mídias digitais e escolher as estratégias que serão aplicadas.
Por fim, é imprescindível definir quais serão as métricas observadas. Assim, será possível avaliar os resultados e otimizar as estratégias. Para fazer tudo isso sem preocupações, é importante contar com uma agência de Marketing Digital especializada no assunto para que você receba todo o auxílio necessário.
O que uma agência de Marketing Digital faz?
Uma agência de Marketing Digital é a responsável por criar estratégias personalizadas para expandir a presença da empresa nas mídias digitais. Isso pode ser feito por meio de consultorias de SEO, performance, criação de sites, Inbound Marketing, criação de conteúdo, gerenciamento de redes sociais, entre outros tipos de serviços.
Com a Consultoria Digital, você tem acesso a todos esses serviços. Nossa agência conta com uma equipe especializada em Marketing Digital, o que faz com que a sua empresa se destaque nos mecanismos de busca e nas redes sociais.
Entre em contato para falar com um consultor de marketing digital da Consultoria Digital!